Novas motocicletas intensificam ronda escolar em Porto Real

0

PORTO REAL

A ronda escolar e comunitária no município foi reforçada com cinco novas motocicletas. O objetivo é auxiliar na mobilidade dos guardas, intensificando a fiscalização nas entradas e saídas de todas as unidades escolares do município, orientando os condutores quanto ao embarque e desembarque dos estudantes.

Ao todo são 12 guardas trabalhando na ronda escolar e comunitária, que além de atuarem no trânsito, também realizam a mediação de conflitos no âmbito da comunidade escolar, ronda ostensiva dentro das unidades de ensino, acompanhamentos de menores por solicitação do Conselho Tutelar ou Direção Escolar e o atendimento às solicitações da população. “Com as novas motocicletas, é possível ampliar a segurança nas dependências das escolas, pois favorecem a mobilidade dos agentes, além de evitar que os condutores cometam infrações de trânsito. Dessa maneira, buscamos preservar a integridade dos estudantes e de toda a comunidade escolar”, considerou o secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, que destacou a atuação do Grupamento de Trânsito nas rondas escolares. “A fim de conferir mais agilidade e eficácia aos serviços disponibilizados à população, a Guarda Civil Municipal conta, além das novas motocicletas, com o apoio das secretarias municipais, forças de segurança e outros órgãos públicos necessários, de acordo com as ocorrências”, explicou o secretário.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Ronei Soares, enumerou as principais ocorrências encontradas pela ronda escolar. “Entre as infrações mais recorrentes estão: crianças menores de sete anos no banco da frente, o estacionamento irregular em frente às unidades de ensino e a falta do cinto de segurança. O Grupamento trabalha continuamente educando, advertindo e penalizando os infratores, quando necessário”, disse o comandante.

CAPACITAÇÃO

Na semana passada, cinco guardas do Grupamento de Trânsito participaram do 24º Seminário de Mobilidade Urbana, Trânsito, Transporte e Motocicleta, na cidade de Taubaté (SP). O evento abordou os temas “Educação, Integração, Sinalização e Desafios da Mobilidade Urbana” e “Política Nacional de Mobilidade Urbana”, debatendo normas de circulação, parada e estacionamento, novos modelos de sinalização viária, como películas impressas, maquinário para sinalização e transporte escolar. Conforme a Secretaria de Ordem Pública, o objetivo é agregar conhecimento aos agentes da Guarda Civil Municipal, contribuindo para a qualidade do atendimento à população, no que diz respeito à ronda escolar e comunitária.

Deixe um Comentário