Nova Mesa Diretora é eleita na Câmara de Piraí

0

PIRAÍ

De 2023 a 2024 uma nova Mesa Diretora conduzirá a Câmara de Piraí. A eleição aconteceu na noite de segunda-feira, 7. Foram escolhidos o presidente, um vice-presidente e dois secretários. O novo presidente, a partir de 1º de janeiro de 2023, será o vereador Mário Hermínio (PSB), eleito por seis votos a cinco. Na disputa, o parlamentar superou o candidato da Chapa 2, vereador João Máximo (PDT).

O vice-presidente eleito é Carlos Alexandre Correia da Silva, o Xandeco (Republicanos). Como 1º secretário está o vereador Luiz Fernando Colucci Junior, o Junior Dentista (PSB) e 2º secretário Ronaldo Corrêa Leite, o Didi (Patriota).

Hermínio retornou à presidência do Poder Legislativo após quatro anos. “Quero agradecer aos vereadores que votaram em mim e quero também dizer aos demais que não votaram que nós estamos juntos aqui, sem nenhuma distinção a ninguém. Vamos fazer uma administração para todos, igualitária. Não vai haver nenhuma distinção porque houve uma chapa diferente. Vamos trabalhar em prol do nosso Município, agora que temos um novo prefeito, precisando da nossa ajuda, da nossa compreensão”, afirmou Mário, que presidiu a Câmara no biênio 2017/2018.

O novo presidente reforçou ainda a importância da união entre os vereadores nesse momento para auxiliar o desenvolvimento do município. “Vamos nos unir aqui dentro dessa Casa, não podemos ficar com picuinha política. Vamos fazer um trabalho que possa ajudar o governo, que possa ajudar o nosso Município. Se tem alguma coisa que a gente possa divergir, tudo bem, é a política, faz parte da democracia. Agora, vamos fazer o máximo para a gente nos unir, fazer uma legislação nos padrões legais, mas de união”, observou.

Quem fica até o final de dezembro é o vereador Alex Joaquim (PL), que não pode concorrer já que foi eleito presidente por dois mandatos consecutivos. Ele defende o diálogo na condução dos trabalhos do Legislativo. “Os pensamentos não são iguais, mas o objetivo de todo mundo é por uma Piraí melhor, uma cidade de igualdade. Eu sempre falo isso, que todos possam ter direitos iguais, emprego, saneamento básico, transporte público decente”, analisou. “Espero que de todo coração que a chapa eleita realize todos os desejos”, concluiu.

Novo vereador Betão toma posse

Na última semana a Câmara de Piraí deu posse a novo vereador. Roberto Horta Jardim Salles, o Betão (PSB), entrou no lugar Vicente Celestino do Nascimento, o Vicente Arrozal (MDB). A determinação foi da juíza Anna Luíza Campos Lopes Soares Valle, da 30ª Zona Eleitoral. Vicente foi afastado há duas semanas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Em decisão colegiada, a Justiça Eleitoral reconheceu que o diretório municipal emedebista em Piraí cometeu fraude à cota de gênero no pleito proporcional de 2020.

Por unanimidade, a sentença decretou a nulidade dos votos obtidos pela coligação e o novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Assim, o vereador Vicente Arrozal e os suplentes do MDB tiveram os diplomas cassados. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Betão tem 41 anos e é advogado. No pleito de 2020, ele recebeu 498 votos.

Deixe um Comentário