Notas & Notas Políticas – 12 de novembro de 2020

0

FOLHETO EM BRAILE 

o atual vereador de Barra Mansa, Marcell Castro, do Cidadania, candidato à reeleição, usou suas redes sociais para informar que entregou ontem o primeiro folheto em braille de um candidato a vereador na história do Brasil. Ele fez a entrega para um deficiente visual, Maicon. Ele disse que os candidatos deveriam seguir o exemplo de Marcell. “A acessibilidade está aí e a pessoa com deficiência também vota. Não se esqueçam disso”, disse.

APOIO A CAUSA ANIMAL

O candidato a prefeito de Barra Mansa Thiago Valério se manifestou através das redes sociais reafirmando seu compromisso com a causa animal. “Promover políticas adequadas e efetivas de bem-estar com ações de prevenção e cuidado com a causa animal como minimizar os abandonos e maus-tratos a animais, incentivar a guarda responsável além das boas práticas da adoção consciente, são fundamentais para que tenhamos uma cidade melhor para todos”, disse.

APOIO DE CABO DACIOLO

Cabo Daciolo declarou apoio à candidatura de Jackson Emerick a prefeito de Barra Mansa. “A gente muda uma nação quando dá educação ao povo porque a gente liberta o povo. E Jackson tem este compromisso”, disse Daciolo. Jackson agradeceu o apoio e manifestou que demonstra confiança em seu trabalho.“Tenho certeza que nós vamos avançar para Barra Mansa gerar empregos pra juventude e oferecer saúde e educação dignas para a população”, disse Jackson, que se reuniu com Daciolo na noite de terça-feira.  Daciolo deve participar de uma caminhada com Jackson em Barra Mansa até sábado.

PRIORIZANDO A EDUCAÇÃO –

Segundo Jackson, o fato de priorizar em seu governo a melhoria da educação pública em Barra Mansa foi o que empolgou Daciolo a apoiá-lo. “Vamos construir 20 novas escolas e valorizar os profissionais de educação implementando o PCCS da categoria que até hoje não foi implementado”, afirmou. Sua meta é colocar a educação de Barra Mansa entre as melhores do país, preparando as crianças e jovens da cidade para enfrentar os desafios provocados pelas novas tecnologias.

SENSAÇÃO DAS ELEIÇÕES 

Ex-deputado federal e líder do movimento dos bombeiros em 2011, Cabo Daciolo foi a sensação nas eleições presidenciais de 2018, quando terminou em sexto lugar, à frente de Marina Silva e Henrique Meirelles. “Sou um sonhador, acredito na transformação. Não faço parte dessa velha política, da mesmice. Quero mudança e por isso estou apoiando Jackson em Barra Mansa”, disse Daciolo. Nesta quarta-feira Jackson fez panfletagem no Centro da cidade na parte da tarde. Pela manhã ele participou de um live pela rede social. Na terça-feira ele esteve em Vista Alegre.

campanha ‘Fazendo Direito’ em Maromba

Na última terça-feira, dia 10, o prefeito de Itatiaia e candidato à reeleição, Eduardo Guedes, o Dudu (PSC), ao lado de seu vice, Sebastião Mantovani, o Jabá (PSL), realizou mais um grande comício da campanha ‘Fazendo Direito’, em Maromba. O ato político, que aconteceu na praça principal da localidade, reuniu militantes, lideranças partidárias e candidatos ao cargo de vereador pela coligação ‘Para Fazer Ainda Mais’. No palanque do evento, Dudu fez um discurso entusiasmado, deixando claro que sua intenção é trabalhar somente pelos interesses do povo itatiaiense. O candidato também elencou algumas das melhorias realizadas na comunidade durante seu governo e prometeu continuar lutando por um município melhor.

Trabalho voluntário

A candidata a vereadora pelo Partido Progressista de Volta Redonda, Andrea Castelo, tem andado pelas ruas apresentando suas propostas e ouvindo os anseios da população. Andrea sempre foi ligada a trabalhos voluntários por diversos bairros e promete manter essa proximidade com as pessoas, caso seja eleita.  Em seu currículo, Andrea tem mais de 30 anos de projetos sociais atuando como voluntária. Resolveu entrar para a vida política com a missão de fazer de forma humanizada e com a vontade de mudar a vida do outro. Um exemplo disso é orientando a comunidade sobre os direitos que cada cidadão tem.

Trabalhos 

“Sou uma das fundadoras da creche da Irmã Zilá, no Belmonte, atendendo 230 crianças na instituição. Fui chefe de gabinete da Fundação Beatriz Gama, atuo como voluntária nos grupos ‘Quem tem fome, tem pressa’ e ‘Constrular’, além de ajudar na campanha de Natal, levando roupa, sapato e brinquedo para 2600 crianças”, disse Andrea.

VOTANDO SEM O TÍTULO

O eleitor que perdeu o título de eleitor e não tirou a segunda via poderá votar sem problemas no primeiro e segundo turnos das eleições, em 15 e 29 de novembro. Basta apresentar ao mesário, na seção eleitoral, um documento oficial de identificação com foto, como a carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou carteira nacional de habilitação, por exemplo. O eleitor com a biometria já cadastrada poderá também utilizar o aplicativo e-Título como documento de identificação na hora de votar.

APLICATIVO COM FOTO 

Neste ano, o aplicativo passou por atualizações e, agora, o perfil do eleitor inclui a foto coletada no momento do cadastramento biométrico. O e-Título está disponível gratuitamente nas lojas online Google Play e Apple Store. Quem estiver sem o título de eleitor deve se certificar sobre o local de votação e a seção eleitoral. É possível consultar o local e seção de votação no próprio aplicativo e-Título ou no site do TRE-RJ.  O artigo 91-A da Lei das Eleições (Lei 9.504/97) dispõe que “no momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia”. Recentemente, porém, o Supremo Tribunal Federal reafirmou o entendimento, aplicado desde 2010, que garante o exercício do direito ao voto mesmo sem a apresentação do título de eleitor.

ÔNIBUS ELÉTRICO 

Ônibus elétrico com passagem gratuita é uma proposta de Valcir da Silva (PP), candidato a prefeito de Porto Real. Ele disse que funcionará na cidade porque em Volta Redonda já existe. “É possível. A minha gestão será baseada no diálogo, respeitando as pessoas”, disse.

BATE PAPO COM CHRISTINO

O assunto foi conversado com deputado federal, Christino Áureo. Valcir disse que é possível o ônibus elétrico, ainda mais com apoio do parlamentar. O deputado citou que a mobilidade urbana se resolve com equipamentos adequados, investimentos e o ônibus elétrico é uma modernidade. “Pode contar comigo com recursos que temos condições de destinar para Porto Real para que a cidade inaugure esse novo tempo de mobilidade urbana”, destacou.

NA PALMA DA MÃO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza dois aplicativos que conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. Por meio do app Resultados, qualquer pessoa pode acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados. Já o Boletim na Mão disponibiliza ao cidadão uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.

GRATUITOS 

Os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store. Ambos se destinam ao público em geral.

COMÍCIO NA ÁREA RURAL 

O prefeito Ednardo Barbosa (PSC) e a sua vice, professora Sediene Maia (DEM), candidatos à reeleição em Pinheiral, estiveram na Área Rural do município. Acompanhados de candidatos a vereador eles realizaram caminhada entre os Km 02 e 09 e comício no km 07. Na oportunidade o prefeito falou aos moradores sobre os serviços executados durante a sua gestão e as propostas para os próximos quatro anos.

ASSUMINDO COMPROMISSOS 

Em seu discurso Ednardo reforçou a importância de atender mais demandas na localidade e assumiu o compromisso de construir calçadas na extensão da Benjamin Constant, entre os km 02 e 09.  Ednardo falou sobre alguns serviços realizados na localidade como a substituição da iluminação publica por LED, implantação do consultório odontológico na unidade de saúde, abertura da primeira creche da Área Rural, reforma das escolas dos km 02 e 09, entre outros.

Três Poços

O prefeito Ednardo Barbosa (PSC) e a sua vice, professora Sediene Maia (DEM), estiveram na última terça-feira  no bairro Três Poços. Ednardo aproveitou para informar aos moradores que um novo processo licitatório terá início para dar continuidade à regularização fundiária e tão logo seja concluída a titulação dos imóveis do bairro.

CUIDAR DE PESSOAS

A candidata a prefeita de Porto Real, Silvia Bernardelli (Cidadania) é médica. Ela disse que isso está em sua essência, cuidar das pessoas. Mas deseja ampliar a rede a sua volta, cuidando agora da sua cidade. “Quero fazer mais do que hoje consigo, quero participar da vida da minha cidade, poder mostrar aquele mesmo trabalho que fazemos na vida profissional, de respeito, seriedade. Quero cuidar de Porto Real”, disse.

 

 

 

Deixe um Comentário