Notas & Notas dia 8 de julho de 2021

0

EXPOSIÇÃO ‘MÃOS GIGANTES’ EM BARRA MANSA

Obra estará exposta na Praça da Matriz de São Sebastião – Foto: Hélio Melo


A cidade de Barra Mansa recebe, a partir do próximo sábado, dia 10, a escultura gigante “A Vida Presente”, da artista Cláudia Lyrio, que faz parte da campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc e Senac RJ), série de ações que visa envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021 para superar o difícil ano que passou. A obra estará exposta na Praça da Matriz de São Sebastião, Centro até o dia 24 de julho.​

JÁ PASSOU POR VÁRIAS CIDADES

A intervenção urbana itinerante de mais de dois metros de altura, que já expôs as obras em bairros e pontos turísticos da capital e de sete municípios fluminenses, poderá ser vista também nas cidades de Campos dos Goytacazes, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.

PROJETOS GRATUITOS NO CRAS

A Prefeitura de Volta Redonda inicia nesta semana as oficinas do Projeto Novos Horizontes nos Centros de Referência à Assistência Social (Cras) dos bairros Belo Horizonte, Retiro, Dom Bosco e Três Poços. E o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas – Trabalho) será levado ainda para todos os outros Cras da cidade do Aço. Para se inscrever nas oficinas de orientações para ingressar no mercado de trabalho, basta procurar a unidade mais próxima de casa.

PARCERIA

O Projeto Novos Horizontes, uma parceria com o governo federal, por meio do Acessuas – Trabalho é voltado para pessoas entre 14 e 59 anos inscritas no Cadastro Único e recebem Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. As oficinas terão duas horas de duração, uma vez por semana, totalizando oito encontros por turma, sendo cada turma com 25 participantes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3339-2326 e (24) 3339-9569.

NOVO CURSO DE GRADUAÇÃO DIGITAL

Com duração de quatro anos (oito períodos), a Estácio oferece o curso de graduação digital em Psicopedagogia. Ele foi criado após divulgação do Censo da Educação Básica – 2018 – do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que registrou 27,2 milhões de matrículas no ensino fundamental, considerando que 5% da população escolar pode desenvolver alguma dificuldade na aprendizagem, o que corresponde um número de 1,36 milhões, distribuídas por todo o país. Nesse sentido, o curso traz em seu bojo as mais recentes discussões, problemáticas e soluções a respeito do processo de ensino-aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO E ÁREA DE ATUAÇÃO

O público-alvo são estudantes que concluíram o Ensino Médio, graduados e pós-graduados que tenham interesse nesta área. Após a formação, os profissionais poderão trabalharam em escolas, empresas de grande porte, consultórios, clínicas e hospitais.

INAUGURAÇÃO DO CAMPO SINTÉTICO

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, irá inaugurar nesta quinta-feira, dia 8, às 19h15min, o Campo Sintético do bairro Siderlândia. Ele está localizado na Rua José Gonçalves Rebollas.

LEI DA INDIVIDUALIZAÇÃO DE HIDRÔMETROS

Cinco anos após a aprovação da Lei 13.312, entra em vigor a obrigatoriedade da individualização de hidrômetros em novos conjuntos habitacionais. Os condomínios entregues a partir da próxima segunda-feira, dia 12, deverão contemplar em seu projeto a medição de consumo hídrico por unidade. O descumprimento da legislação poderá impedir as construtoras do país de emitir o certificado Habite-se para novos empreendimentos.

DIRETRIZES NACIONAIS

A nova legislação alterou a lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para a política federal de saneamento básico. O parágrafo 3º foi introduzido ao artigo 29, que trata sobre a cobrança dos serviços públicos de saneamento básico, para assegurar sua sustentabilidade econômico-financeira.

OPINIÃO DE ESPECIALISTA

Para a diretora da ACJ Condomínios, advogada e especialista em administração condominial, Vanisi Ferreira, a nova lei consolida uma tendência da construção civil na última década, contemplado em seus projetos a construção de edifícios com hidrômetros individualizados.

VALORIZAÇÃO DE IMÓVEL

A lei não se aplica aos condomínios mais antigos, porém, a especialista em administração condominial destaca que o investimento em individualização de hidrômetros é compensada pela valorização imobiliária.

VACINA CONTRA INFLUENZA EM RESENDE

Foto: Divulgação – PMR


Este ano toda a população, a partir dos seis meses, poderá ser vacinada contra a Influenza. Antes a vacina era restrita a alguns grupos, no entanto, através de uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) a Prefeitura de Resende está disponibilizando o imunizante para a população a partir dos seis meses de idade. Para vacinar basta comparecer ao posto mais próximo da residência, de segunda à sexta-feira, das 13h30min às 17 horas, com o cartão de vacinação.

EM TODOS OS POSTOS DE SAÚDE

Os resendenses interessados na imunização contra a gripe podem comparece em qualquer posto de saúde do município para receber a dose da vacina.

VACINA DA COVID-19 E INFLUENZA

A recomendação é de que seja respeitado o intervalo de 15 dias entre as duas vacinas, independente de qual vacina foi aplicada primeiro. “A vacina é a melhor forma de se proteger contra um inimigo silencioso e também letal. A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser evitada de forma simples ao procurar a imunização. É uma questão de saúde coletiva e quando imunizado, ajuda a proteger também quem está em volta. A abertura da vacina para um público tão amplo é uma ótima oportunidade de a população ir atrás desta proteção”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

CAMPANHA DO AGASALHO

Até aproxima sexta-feira, dia 9, a Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, estará entregando os cobertores e agasalhos da recebidos durante a “Campanha Abraço Quentinho”. Ao todo foram arrecadados cerca de uma tonelada de blusas, calças, jaquetas, mantas e cobertores. A distribuição acontece no período das 9 às 16 horas na sede da Secretaria. Para isso as famílias devem primeiro realizar um cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, onde receberá uma senha.

CADASTRAMENTO

Segundo a Secretaria, esse cadastro é importante, pois ele definirá quantas peças essa família receberá. “Agradecemos a todos que participaram e doaram não só os agasalhos, mas também todo o carinho e compaixão aos mais necessitados”, disse a secretária de Assistência Social, Valéria Sá, reforçando que a sede da Secretaria está localizada à Rua Fernando Bernardelli, 490, Centro.

Um Fato na Foto

Projeto Barra Mansa Mais Verde é iniciado

Foto: Divulgação


Nesta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deu início ao projeto Barra Mansa Mais Verde. O projeto visa incentivar o plantio de mudas da Mata Atlântica. O município tem utilizado o Horto Florestal como estufa para fazer cultivo das mudas, ajudando a promover o reflorestamento da cidade e também a doação das mudas. Somente no último mês de junho, a secretaria fez a doação de 2.780 mudas, garantindo o plantio em vários pontos da cidade, entre eles, no condomínio do Minha Casa Minha Vida, no bairro Santa Izabel, que recebeu 60 mudas frutíferas. Na Semana do Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de junho, também foram doadas inúmeras mudas, como goiabeira, araçá, gumixama, carambola, graviola, jambo, entre outras.

DISCUTINDO PARCERIA

O prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, está buscando recursos para o município. No início do mês, o chefe do Executivo quatienses acompanhado do secretário de Esporte, Cultura e Turismo do município, Leandro Sant Anna, esteve em reunião com o deputado federal, Gelson Azevedo. No encontro, no gabinete do parlamentar, Aluísio e Sant’Anna pautaram futuras parcerias com Gelson em benefício da cidade.

TURISMO CONSCIENTE

Um encontro do governador Cláudio Castro com representantes do setor de turismo marcou, na noite desta terça-feira, dia 6, o início da ampliação da Operação Copacabana Presente, que agora patrulha as ruas do bairro de 8 às 2 horas. Na ocasião, também foi lançada a campanha digital FériasRJ, que apresenta o Rio de Janeiro como um destino seguro, tanto em relação à segurança quanto aos protocolos de um turismo consciente, no cenário de avanço da vacinação contra a Covid-19.

Deixe um Comentário