Notas & Notas – 8 de fevereiro de 2023

0

FÓRUM DE CÃES DE BUSCA E SALVAMENTO

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP) de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Defesa Civil, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 10, o 1º Fórum Sul Fluminense de Cães de Busca e Salvamento.
O evento, que contará com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), será realizado no Parque Natural Municipal, no bairro Saudade, das 7 às 18 horas.  O objetivo é mostrar como funciona o emprego de cães para resgate em deslizamento e soterramento de pessoas.

INTENSIFICANDO LIMPEZA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) intensifica a limpeza das ruas da cidade. O objetivo é proporcionar qualidade de vida aos moradores, evitar a proliferação de doenças, preservar o meio ambiente e evitar transtornos causados pelas chuvas. A programação da autarquia para esta terça-feira, dia 7, inclui serviços de capina, raspagem de sarjetas, roçagem, limpeza de bueiros e pintura de meios-fios. Diversos bairros estão sendo contemplados.

AMPLIANDO ATENDIMENTO A MORADORES DE RUA

O município de Valença segue ampliando políticas públicas de assistência para a população menos favorecida. Nos últimos dois anos, a cidade deu um salto nas ações voltadas para a população carente e de extrema pobreza, como a expansão do Abrigo para moradores em situação de rua. Se antes Valença contava com um abrigo provisório e de pouca estrutura, desde julho de 2022 o município é umdos poucos no Sul do Estado a contar com o serviço estruturado, o qual completou no fim de janeiro mais de 1,2 mil pernoites.

CAPACIDADE – CONTINUA

Localizado no bairro Barroso, o local, com capacidade para receber até nove pessoas, conta com o apoio de duas assistentes sociais, uma psicóloga e três orientadores sociais, que também atuam como controladores de acesso. Segundo o secretário de Assistência Social de Valença, Rafael Tavares, cerca de 80% da população em situação de rua da cidade é atendida no abrigo, que funciona todos os dias, das 19 às 7 horas, e oferece refeições, banho e roupa de cama limpa e orientação psicológica.

MENTENDO SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

Em fevereiro acontece a festa mais popular do ano, o carnaval. Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, a festa é iniciada bem antes da data oficial, podendo chegar até 30 dias de folia com os blocos, que aumentam significativamente o número de pessoas nas ruas.  Conforme a diretora da ACJ Condomínios, Vanisi Ferreira, muitas pessoas aproveitam para viajar em busca da folia ou, simplesmente, de descanso. “É neste momento que o cuidado deve ser reforçado por causa dos imóveis vazios. Não é obrigatório, mas é importante que o morador avise ao síndico que pretende se ausentar, para que o profissional aumente a vigilância do imóvel neste período”, comenta Vanisi.

RECOMENDAÇÕES – continuação

Existem recomendações também para quem opta por passar o carnaval no próprio condomínio. “O cuidado com a portaria dos condomínios deve ser reforçado, considerando que o período é propício a invasões, pois a maioria das pessoas está em clima de comemoração e há uma grande movimentação nas ruas. Outro ponto importante é aperfeiçoar o sistema de segurança, tendo um controle maior de quem entra e sai no prédio”, explica a diretora.

REUSO DE ÁGUA EM VOLTA REDONDA  – foto

Uma parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) e o Rotary Club vai permitir a vinda de recursos para a criação de uma Estação de Tratamento de Reuso de água. Com isso, a cidade deixa de utilizar água potável para serviços como a lavagem de ruas e feiras; limpeza de calçadas e praças; rega de jardins e desobstrução de tubulações de drenagem pluvial. A água de reuso não tem potabilidade e não é utilizada para consumo humano. Ela é originada do esgoto doméstico e passa pelos processos de filtragem e cloração, o que a torna sanitariamente segura e própria para ser utilizada nesses serviços.

MAIOR QUE A DEMANDA – continuação

O presidente do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC, explica que todos esses serviços demandam grande volume de água potável, que poderia ser destinada pela população. “O projeto prevê que a produção inicial será maior do que a demanda. Hoje todas as feiras de Volta Redonda são lavadas, ao término das atividades, com água potável. Além disso, executamos a limpeza e manutenção, periodicamente, das praças, através de água potável. Qualquer evento que ocorra na cidade, também é utilizada água potável. Então, nesse primeiro momento, vamos ter um sistema bem montado que vai começar a educar e mostrar esse lado do reuso”, disse o presidente.

PARA DISCUSSÃO – continuação

Durante o encontro, o governador do Rotary no Distrito 4571, Luiz Carlos Fávaro, disse que o Rotary, recentemente, trouxe essa área de meio ambiente para a discussão. “Quando a gente se depara com um projeto grandioso como esse, só nos dá orgulho. Tudo que o Rotary puder fazer através dessa parceria, será feito. Nós não paramos e os projetos também não. Estamos cuidando do lugar onde vivemos, e dando uma qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou.

Benefícios – continuação

Entre os benefícios disponibilizados pela nova estação, que vai operar com total sustentabilidade, incluindo energia solar, estão: produção de acordo com a demanda; capacidade para 120 mil litros/dia, o que representa 20 caminhões de 6 mil litros/dia; sistema modular, podendo no futuro ser ampliada; abastecimento fora da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), embaixo do viaduto, antigo Correios; liberação de água de reuso através de comando na ETE Gil Portugal.

CIRURGIAS DE CATARATA

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira, 7, mais uma etapa do programa ‘Revi-VER’ para cirurgias de catarata. De acordo com a secretaria, estão previstas, nesta fase, 420 cirurgias e mais de 200 revisões pós-cirurgia. Os atendimentos desta etapa vão até a próxima sexta-feira (10). Desde que o programa foi criado, quase 10 mil cirurgias foram realizadas. Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel.

NOVOS AGENDAMENTOS PARA O REVI-VER- continuação

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na secretaria de Saúde (no antigo hospital Santa Margarida), no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato.

REMOÇÃO DE FIOS E CABOS DE POSTES EM VR – foto

Uma parceria da prefeitura de Volta Redonda com a concessionária de energia elétrica Light foi formada recentemente para a remoção de fios e cabos inoperantes e irregulares de postes da cidade. A primeira parte do serviço de limpeza iniciou na madrugada de ontem, dia 7, por equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal (GMVR), da Empresa de Processamentos de Dados (EPD-VR) e de profissionais da Light, em um trecho da Avenida Sete de Setembro, no bairro Aterrado, ao lado da rotatória próxima à Delegacia de Polícia Federal (PF).

CORRIGIR UM GRAVE PROBLEMA NAS RUAS – continua

O serviço de limpeza dos postes visa corrigir um grave problema nas ruas da cidade, como o abandono de cabos e fios soltos em postes por muitas empresas, como as de telefonia, TV a cabo, internet, entre outras. Lembrou que a concessionária de energia elétrica é a responsável pela identificação desses fios e saber quem são as empresas que podem ou não utilizar os postes, para que possa ser realizada a limpeza. O município fará novamente a operação durante a madrugada, para que não cause prejuízo à população, à circulação de veículos, pois é um trabalho que precisa de veículos grandes e leva tempo para ser feito.

Deixe um Comentário