Notas & Notas – 3 de outubro de 2018

0

SUCESSO DE PÚBLICO

A Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor 2018) que marcas as comemorações dos 217 anos de emancipação político-administrativa de Resende, foi sucesso nos dez dias de programação com atrações para toda a família e muitas opções de lazer. A cantora Marília Mendonça encerrou a Exapicor 2018, na madrugada da última segunda-feira, consolidando mais uma vez como o maior evento gratuito do Sul do Estado que apresentou shows de artistas nacionais e regionais. Além dos shows, apresentações infantis e do concurso que elegeu o cãozinho mais charmoso da Exapicor, outras atividades também marcaram a festa de aniversário da cidade este ano. Entre elas estão à distribuição de 800 senhas para realização de cirurgias de castração no CCZ; o Domingo Rural, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural; e as apresentações do Circo JG, que encantaram pessoas de todas as idades.

FESTA COM PATROCÍNIO

Toda a programação, de acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, foi feita sem a aplicação de dinheiro público, ou seja, apenas com o patrocínio de empresas privadas, que acreditaram na proposta da Prefeitura. “Foram semanas e semanas de muito trabalho, mas, graças aos servidores da Prefeitura e aos nossos parceiros, conseguimos realizar uma festa à altura do que a população de Resende esperava, com shows excepcionais, muitas atrações para toda a família e o melhor, de graça e com toda segurança. Hoje, depois de encerrarmos dez dias de comemorações, podemos dizer sem medo, que a Exapicor 2018 foi um sucesso”, disse o prefeito, prometendo um evento ainda melhor para 2019.

SEGURANÇA

Apesar do grande número de pessoas presentes na Área de Exposições, que foi totalmente preparada pela prefeitura para receber o evento, nenhum incidente grave foi registrado no local durante os dez dias de Exapicor. Para atingir esse objetivo, o esquema de segurança da festa foi reforçado e envolveu mais de 400 homens e mulheres. Deste total, 110 eram policiais militares, o maior efetivo já destinado para o evento, que contou ainda com a ação de 11 viaturas, sete motos e meia esquadra montada, além da presença do comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Rhonaltt Bueno Pereira, que esteve todos os dias no local da festa, acompanhando de perto os trabalhos da Corporação.

GUARDA MUNICIPAL

Já a Guarda Municipal destacou para a Exapicor, 45 agentes, sete viaturas e seis motos. O efetivo total atuou não só dentro da Área de Exposições, como também no entorno na festa e no portão de acesso, onde foi feito o controle de entrada de menores de idade e a revista do público.

ATENDIMENTO SAÚDE

Durante todos os dias de realização da festa, o público presente na Área de Exposições também contou com serviços de pronto atendimento de saúde, prestado pela empresa Vigor Remoções, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a coordenação do serviço, mais de 127 pessoas foram socorridas nos três pontos de atendimento montados no local, porém, sem registro de incidentes graves. A grande maioria dos serviços foi relacionada a dores de cabeça, desidratação e consumo excessivo de álcool.

OUTUBRO ROSA

Outubro chegou e a sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Volta Redonda (OAB-VR) está rosa para lembrar as mulheres e a sociedade volta-redondense sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Segundo o presidente, Alex Marins, a OAB de Volta Redonda sempre apoiou essa causa e alerta todas as mulheres para não deixarem de fazer o exame. “Nós apoiamos essa causa. Declare o seu amor por você e previna-se”, disse Martins.

BOATO

Depois que a energia do Palácio 17 de Julho, sede da Prefeitura de Volta Redonda, foi cortada na semana passada, por uma hora, qualquer queda de luz percebida em algum espaço pertencente ao Governo Municipal, às pessoas já começam a indagar. Foi o que aconteceu na segunda-feira, 1º de outubro, quando muitas pessoas falaram que a energia da sede da Fundação Beatriz Gama (FBG) tinha sido cortada. Na verdade, o que houve foi uma queda de chave de luz e deixou parte do bairro sem luz. A Light mandou uma equipe no local que logo providenciou o reparo.

CAPACITAÇÕES DE PROFESSORES

Durante toda a semana a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SME-VR) vai realizar uma série de capacitações para professores, supervisores e orientadores da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é manter os profissionais da educação atualizados, garantindo um trabalho de excelência dentro e fora das salas de aula. Cada dia será um tema diferente, entre eles estão português, matemática e geografia. Ontem, aconteceu a capacitação dos Anos Iniciais, com a participação de supervisores e orientadores. Hoje, será uma maratona de formação continuada de Matemática, para professores do 4º Ano do Ensino Fundamental e amanhã terá uma maratona capacitações de Geografia, com os professores do 1º Ano do Ensino Fundamental e Formação Continuada de Língua Portuguesa, com professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

FEIRA DE ORGÂNICOS

Todos os sábados a partir do dia 6, de 9 às 13 horas, consumidores poderão encontrar, para compra, produtos orgânicos, no estacionamento do 4º piso do Sider Shopping, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Os produtos de hortifrutis, como verduras, legumes e frutas plantadas sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos, 100% orgânicos, serão comercializados por produtores locais. Todos os itens têm um certificado de autenticidade de orgânico. Com esta iniciativa, o empreendimento pretende incentivar a comunidade local a aumentar os cuidados com a saúde, e valorizar o trabalho dos produtores locais de orgânicos.

NOVO HORÁRIO DISQUE-DENÚNCIA 

A central telefônica do Disque-Denúncia Angra (0300 253 1177), serviço implantado pela prefeitura, está atendendo em novo horário: de segunda a sábado, de 7 às 23 horas, com o preço de uma ligação local. Já nos domingos e feriados, a população pode utilizar o aplicativo ‘Disque Denúncia RJ’, que está disponível, gratuitamente, no ‘Google Play’ e “Apple Store” para informar qualquer atividade criminosa. O Disque-Denúncia explica, porém, que o aplicativo deve ser usado para denúncias de caráter investigativo. Sendo assim, as emergências, como assaltos e incêndios, devem ser tratadas pelo telefone 190 (Polícia Militar).

MUDANÇAS EM RUA

A Prefeitura de Volta Redonda segue investindo em melhorias para a mobilidade urbana da cidade e na manhã de terça-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, acompanhado de uma equipe técnica da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), conversou com comerciantes da Rua Gustavo Lira, no Centro. A partir da próxima semana, as vagas de estacionamento da via mudarão de lado, um novo ponto para o Tarifa Comercial Zero será criado, e um novo ônibus elétrico está previsto para começar a operar visando a redução no tempo de espera.

AS VAGAS

De acordo com os técnicos da STMU, no local onde funcionava o antigo ponto do Tarifa Comercial Zero, ao lado da praça do Monumento à Bíblia, serão criadas novas vagas de estacionamento. Logo após este ponto, as vagas de estacionamento que hoje são localizadas no lado esquerdo (sentido do trânsito) serão remanejadas para o lado direito até o fim da rua. “Com o remanejamento das vagas para o lado direito, vamos criar um ponto para o ônibus elétrico e as baias para os ônibus normais no mesmo lado, liberando assim duas pistas do lado esquerdo para melhorar a fluidez do trânsito. Além disso, o número de vagas vai aumentar em cerca de 10%”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.

CAPACITAÇÕES PARA SERVIDORES

Setenta e cinco servidores municipais passam por capacitação, nesta semana, com a finalidade de melhorar a gestão pública, por meio da valorização dos profissionais. Os cursos fazem parte da Escola de Gestão e Governo de Volta Redonda, implantada em 2017 pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.  No auditório da Prefeitura, cerca de 25 profissionais participam de capacitação ministrada pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE). O curso será realizado até quinta-feira. Também entre terça e quinta-feira, no Auditório da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão é realizado o curso Relações Humanas, em parceria com a Fevre. Esta capacitação é voltada para servidores que atuam na área de Recursos Humanos (RH) e Gestão de Pessoas. Na quinta-feira, é a vez dos subsecretários, chefes de gabinete e diretores de departamento do governo serem capacitados. Eles participam do curso de “Liderança”, na Fevre.

ASFALTAMENTO DE RUAS

A prefeitura de Quatis vai iniciar, ainda este ano, as obras de pavimentação do Loteamento Céu Azul, bairro localizado na região acima da linha férrea. A informação foi dada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), durante audiência pública sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2019.

TAPA-BURACO 

Além do asfaltamento do Loteamento Céu Azul, a prefeitura realizará ainda mais uma operação tapa-buraco em vários bairros de Quatis. Esta operação tapa-buraco também está planejada para ser iniciada em 2018. Os processos de licitação voltados à contratação das empresas responsáveis pelas duas obras já se encontram em andamento.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu ontem os seis alunos vencedores do 2º concurso ‘As árvores da Cidade do Aço’, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Os alunos ganhadores vão participar de um curso de fotografia disponibilizado por um dos membros da comissão julgadora do concurso. Foram duas categorias disputadas: árvores antigas e árvores como símbolo da vida.

UM FATO NA FOTO

E no caminho, tinha um buraco

Na manhã de terça-feira, uma moradora do bairro Cidade Alegria, em Resende, foi socorrida por populares após tropeçar em um dos inúmeros buracos existentes nas calçadas da cidade. O pequeno acidente aconteceu quando a moradora chegava a um ponto de ônibus do bairro. Apesar do susto, a senhora, que preferiu não se identificar, teve apenas escoriações leves. A imagem foi captada pelo repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

Deixe um Comentário