Notas & Notas

0

SEMANA DO ALZHEIMER
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Centro de Atendimento ao Idoso, realiza entre hoje e quinta-feira, dias 23 a 26, atividades especiais em comemoração à Semana do Alzheimer. O evento acontecerá no Centro do Idoso, na Rua Abdo Felipe, 22, Ano Bom, das 8h às 12horas. Na abertura e no encerramento haverá um café da manhã aos participantes. Segundo o coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, os eventos serão destinados aos cuidadores e familiares dos pacientes atendidos. “As palestras terão cunho didático e explicativo sobre a doença e os cuidados exigidos através de dinâmicas e atividades”, afirmou. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.
APOIO
O evento terá apoio médico auxiliando os cuidadores na melhor forma de tratar os pacientes com a doença. “O Centro do Idoso já possui um grupo técnico, formado por profissionais de várias áreas, para atender especialmente os idosos portadores do Mal de Alzheimer. O objetivo dessa vez é promover atividades para que essas pessoas tenham uma qualidade de vida melhor e as famílias saibam lidar com a doença”, completou Eduardo.
OBRA NA VIA DUTRA
A CCR NovaDutra inicia hoje, obras de manutenção de pavimento na balança de Paracambi, localizada no km 217,5 da Rodovia Presidente Dutra, no sentido São Paulo. Os serviços, que abrangem recuperação de juntas de dilatação, além de demolição e reconstrução de placas de concreto do pavimento, exigem que o posto de pesagem permaneça fechado até 23 de novembro, previsão de término dos trabalhos. A manutenção do pavimento será realizada tanto na pista seletiva, onde acontece a primeira etapa de pesagem dos veículos de transporte de carga; como na pista de precisão, onde acontece a segunda etapa de pesagem.
CADASTRO DO BPC
A Prefeitura de Angra dos Reis segue com a atualização do cadastro de idosos de 65 anos ou mais que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), até 31 de dezembro. O benefício, de um salário mínimo por mês (R$ 937), foi criado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a Lei 8.742, de 07 de dezembro de 1993. O telefone para mais informações na cidade é (24) 3368-7413 e para ligações gratuitas, 0800 707 2003. “O governo federal já enviou à Angra dos Reis a lista com os nomes dos beneficiários”, informa o secretário Executivo de Assistência Social, Munir Francisco.
REQUISITOS
Todos os idosos que recebem o BPC devem estar no Cadastro Único, para que o benefício seja mantido e também para acessar outros programas e benefícios. Não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito, mas o BPC não paga o equivalente ao 13º salário e também não cria pensão por morte, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O responsável pela família deve procurar o posto de cadastramento ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no mês de aniversário do idoso. Se o aniversário já tiver passado o cadastro pode ser feito imediatamente. O prazo final vai até 31 de dezembro de 2017. É necessário levar o CPF de todos os integrantes da família.
ATENDIMENTO PARA LGBTS
O Detran lançou um programa de treinamento elaborado com a Secretaria de Direitos Humanos para tratar da sensibilidade com o público transgênero e da qualidade no atendimento ao cidadão. A apresentação do projeto foi feita em uma palestra magna dada pelo presidente do departamento, Vinicius Farah, e pelo secretário Átila Alexandre Nunes a diretores, coordenadores e gerentes do Detran. O programa pode ser resumido pelo binômio carinho-respeito, que passa a ser adotado como política de estado no atendimento ao público. Para isso, o lançamento foi feito para a cúpula do Detran, que mobilizará todo o corpo de funcionários, gerando engajamento e criando uma cultura organizacional para a manutenção desses valores.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Amanhã, na Escola Municipal Graciema Coura, em Volta Redonda, será ministrada palestra com o tema ‘Alimentação Saudável’. Na última semana, o evento aconteceu na Escola Municipal Fernando de Noronha, no bairro Retiro. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho de Merenda Escolar (CAE), é em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no último dia 16, que visa desenvolver bons hábitos nos alunos, além de conscientizá-los sobre o desperdício de alimentos. Entre outras atividades, as crianças puderam assistir trechos de vídeos de desenhos animados tratando do tema, que os ajudaram a refletir sobre o assunto. A ação faz parte do ciclo de palestras realizadas nas escolas.
PROCESSO SELETIVO
A Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) da Fundação CSN, em Volta Redonda já está com novo processo seletivo de bolsas de estudos de até 100% para os cursos técnicos em Administração, Eletrônica, Eletromecânica, Edificações, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho e Sistemas de Energia Renovável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.etpc.com.br ou pessoalmente na secretaria da escola até a próxima quarta-feira, 25. Para concorrer à bolsa de estudo de 50% ou 100%, o candidato deverá participar do processo seletivo composto por prova objetiva, com duração de três horas, que será realizada no próximo dia 28, das 9 horas às 12h30min. A ETPC fica na Rua 62, 90, no bairro Sessenta.
VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
A campanha de vacinação antirrábica continua nesta semana em Angra dos Reis. Cães e gatos saudáveis com mais de três meses de vida devem tomar a vacina obrigatoriamente. A vacina é gratuita e é importante para manter a doença sob controle, uma vez que a raiva não tem cura e pode ser transmitida para humanos. O horário da campanha é de 9h às 13 horas, mas em caso de chuva a vacinação é adiada para o dia seguinte. Amanhã acontece no Parque Mambucaba, na quarta-feira no Boa Vista, na Vila Histórica e Praia Vermelha. Na quinta-feira será a vez da Praia Brava, Gariba e Piraquara. Expectativa é imunizar 20 mil animais.

PROJETO RESENCANTO
O vereador de Resende, Claudio Oliveira de Araújo (PMDB), reivindicou ao prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) a reativação do projeto Resencanto, um coral formado exclusivamente por funcionários da Prefeitura. “É de suma importância incentivar e promover a cultura, principalmente em se tratando de proporcionar a alegria dos nossos funcionários públicos. Os ensaios do projeto Resencanto aconteciam todas as segundas-feiras no refeitório da própria prefeitura (que se encontra desativado), trazendo muita alegria, tanto nos eventos internos quanto nos eventos externos, ocasião em que era notada a euforia dos participantes do referido coral”, explica o parlamentar.

MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Melhorias na iluminação pública na localidade conhecida como “Beco D. Djanira”, na Rua Prefeito Clodomiro Maia, no bairro Lavapés, em Resende, foram pauta do vereador Francisco Stênio Aguiar Cunha, o Stênio (PP). “O beco conhecido pelo nome da costureira Dona Djanira, fica localizado atrás da Santa Casa de Resende e sofre com a escuridão, causando medo nos moradores que ali residem. Muitas são as reclamações que chegaram até o meu gabinete de um morador relatando que há anos os moradores vêm tentando a instalação de um poste de luz, já que sofrem com a escuridão do local, assaltos e outros transtornos. Com a iluminação atual não é possível nem se enxergar o fundo do beco, um breu total”, argumenta o vereador.
INSTALAÇÃO DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
O vereador Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (PSD), solicitou que a Prefeitura de Itatiaia instale de uma farmácia municipal de manipulação. “Tendo como missão manipular e distribuir medicamentos seguros e eficazes aos munícipes. A farmácia municipal de manipulação visa garantir o acesso da população a medicamentos essenciais e com qualidade e assim, diminuir a desigualdade social. A farmácia gera economia, pois produz o medicamento de acordo com a necessidade, evitando sobras, desperdícios e mau uso do medicamento. Diminuindo assim o custo com o tratamento”, explica o vereador.

BOA NOTÍCIA!
Bom seria se todas as histórias fossem boas, como a do senhor de boné ao centro da imagem acima; assim como outros membros da família, tem gosto pelo assessório. A equipe da Secretaria de Promoção Social de Barra Mansa ajuda os moradores em situação de rua a reencontrar seus parentes; a reinseri-los no lar. Um dos casos ocorreu na última semana. Sr. Toninho, como era conhecido por moradores do bairro Vila Ursulino, através do Centro Pop, encontrou os parentes após 47 anos sem vê-los. Que venham muitos outros finais felizes! A cena do reencontro circulou ontem nas redes sociais, assim como na página do prefeito, Rodrigo Drable, que aproveitou para parabenizar o trabalho de sua equipe em prol, claro, do povo!