Notas & Notas – 28 de agosto de 2020

0

ÔNIBUS MULTADOS PELO DETRO

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou, na manhã de ontem operações simultâneas em 15 terminais do Estado do Rio, entre eles de Volta Redonda e Angra dos Reis. O objetivo foi verificar o cumprimento das novas determinações do decreto 47.228, que regulamenta a capacidade máxima de passageiros e o distanciamento entre as pessoas dentro do veículo. Os agentes também fiscalizaram as condições dos ônibus e os serviços prestados pelas empresas. No total, foram aplicadas 28 multas.

ATIVIDADES RETOMADAS

A prefeitura de Volta Redonda divulgou decreto datado de quarta-feira, dia 26, autorizando o retorno do atendimento ao público de forma integral em todas as repartições públicas da cidade do Aço. Com isso, foram revogados outros dois decretos e um artigo de um terceiro. A medida também autoriza o retorno dos servidores do grupo de risco às suas atividades normais na prefeitura. O retorno está sendo baseado na diminuição da ocupação de leitos hospitalares exclusivos para Covid-19 e ao novo protocolo de tratamento para casos iniciais adotado na cidade.

ENGOLIU DINHEIRO

A Polícia Militar (PM) deteve na tarde de ontem dois suspeitos de roubar pedestres em Volta Redonda. Eles foram detidos no trecho urbano da BR-393, no Jardim Amália I. De acordo com informações a dupla seria responsável por roubar pedestres na região. Na abordagem, um dos suspeitos estava com uma marreta e teria engolido R$ 30 ao avistar a polícia. O segundo suspeito é um jovem de 19 anos que, assim como seu comparsa, teria assumido os crimes.

NOVO COMANDANTE DA GUARDA

A Guarda Municipal de Volta Redonda tem um novo comandante. Trata-se de Anderson Catheringer, que em novembro completa 30 anos como guarda municipal. Catheringer assume a corporação no lugar de Dalessandro de Assis.

ASFALTAMENTO DA AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY

Foto: Divulgação/PMBM


Representantes da Secretaria de Manutenção Urbana de Barra Mansa, da Guarda Municipal e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) se reuniram na manhã de ontem, dia 27, para anunciar o asfaltamento de um trecho da Avenida Presidente Kennedy, uma das principais vias de acesso ao município, atendendo os bairros Ano Bom, Getúlio Vargas e Jardim Belmonte.  Participaram do encontro o secretário de Manutenção Urbana, Luiz Gonzaga, o diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, o vereador Gilson de Assis Lopes, o Gilson Poxa Vida, e responsáveis pela empresa que executará a obra.

DEFININDO DETALHES

Inicialmente, será feito um estudo para definir detalhes da obra, assim como qual trecho será atendido inicialmente. Ao todo serão 800 metros, com limpeza dos bueiros, fresagem do solo e aplicação de asfalto a quente. A previsão de conclusão do serviço é de aproximadamente cinco dias. O secretário de Manutenção Urbana Luiz Gonzaga explica como será feito o serviço. “Vai ser asfaltado apenas um trecho pela disponibilidade que nós temos, levando em conta que a Presidente Kennedy é uma via larga. A nossa intenção é iniciar nos próximos quinze dias. Estamos estudando se vamos começar do trevo na divisa entre Barra Mansa e Volta Redonda, seguindo em direção ao município ou se começamos na altura do Ilha Clube, no Ano Bom”, disse.

FLUXO DE VEÍCULOS

Para a execução do serviço, a Guarda Municipal irá realizar a retirada dos veículos estacionados na via, além de implantar um sistema de siga e pare no local. O comandante da Guarda Municipal Joel Valcir explica que o serviço será feito de forma a evitar impactos no fluxo de veículos. “Essa é uma das principais vias de acesso à cidade. Vamos trabalhar ao máximo para minimizar os transtornos causados no trânsito, através de um trabalho de sinalização e orientação dos motoristas”.

APOIO À ARIE FLORESTA DA CICUTA

Foto: Divulgação/ICMBio


Localizada numa área que abrange os municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta/ICMBio, cujo principal Bioma é a Mata Atlântica, sempre foi de grande importância para a região sul do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, ao longo deste mês de agosto, a preocupação com sua preservação tornou-se foco de discussões.  Além do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) ser Instituição-membro de cadeira efetiva no Conselho Gestor da ARIE Floresta da Cicuta/ICMBio, o Comitê e o ICMBio são instituições parceiras em projetos de preservação ambiental.

CARTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

No último dia 13, o CBH-MPS se manifestou- por meio de Carta enviada ao Ministério Público Federal de Volta Redonda, com expressa preocupação e expondo algumas reflexões sobre as propostas que estão sendo delineadas no  processo de transformação das obrigações de um Termo de Compromisso firmado em 2008, entre o ICMBio e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em um novo Acordo de Cooperação Técnica. Conforme consta na Carta, para o Comitê, “faltou transparência na construção deste acordo, não havendo em nenhum momento a participação da sociedade civil tão bem representada no conselho gestor da ARIE e que sempre contribuiu efetivamente com a gestão desta Unidade de Conservação”.

FESTAS E EVENTOS CORPORATIVOS

A Prefeitura de Angra dos Reis publicou um decreto no último dia 26, liberando a realização de eventos corporativos e festas comemorativas, como aniversários e casamentos. Porém, eles devem seguir regras rígidas para evitar o contágio de mais pessoas pelo coronavírus. A primeira medida a ser tomada por quem deseja realizar algum desses eventos é solicitar uma autorização prévia, protocolada com no máximo sete dias de antecedência da data da festividade, na TurisAngra. Os pedidos deverão ser protocolados pelos cerimonialistas/assessores de eventos, contendo informações como local e número de convidados.

CAPACIDADE DE PÚBLICO

A capacidade de público será calculada com a disponibilidade de 9m² de área por pessoa, seja ele salão de festas e eventos, centro de convenções em hotéis ou restaurante, respeitando o número máximo de 50 pessoas. Há outras regras como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel e a proibição de pista de dança.

PARCERIA COM BM FLEX

O Barra Mansa Futebol Clube firmou uma importante parceria com a BM Flex, uma empresa de fornecimento de acesso à internet banda larga em fibra óptica. O estádio Leão do Sul já está com a instalação da internet de alta velocidade e, em breve, a sede do clube também contará com o acesso à internet. A parceria com a BM Flex beneficiará muito no trabalho administrativo do clube e, mais ainda, no trabalho da imprensa durante os jogos, possibilitando, por exemplo, a transmissão das partidas pelo YouTube. Para quem tiver interesse em conhecer os serviços da BM Flex, basta entrar em contato pelo número (24) 3512-3941 ou enviar mensagem pelos e-mail [email protected]. Ainda há o site da BM Flex com informações sobre planos: bmflex.com.br/.

MELHORIAS EM INFRAESTRUTURA

Foto: Divulgação/PMPR


A Prefeitura de Porto Real está dando prosseguimento às obras de infraestrutura na Avenida Dom Pedro II, no bairro Centro, onde está sendo implantado o sistema de drenagem de águas pluviais.  Conforme informações da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as intervenções seguem dentro do prazo previsto e nos próximos dias será feita a reposição do pavimento para liberação da via. Além disso, após a conclusão da obra, a localidade contará com uma nova rua, que fará ligação da Avenida Dom Pedro II com a Rua Ubaldino Graciani. As intervenções na Avenida consistem em canalização de manilhas e a construção das caixas de inspeção e das caixas coletoras (bueiros). Devido às obras, o fluxo de veículos está interditado no local.

Um Fato na Foto

Consultório na Rua durante pandemia

Foto: Gabriel Borges/PMVR

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda conta com um projeto específico para atendimento de pessoas em situação de rua: o ‘Consultório na Rua’. A iniciativa prevê a atenção à saúde de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, expostas ao uso de substâncias psicoativas e, consequentemente, a contaminação pelo coronavírus. O grupo atua em conjunto com a equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde e com o serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). A unidade faz cerca de cem atendimentos por mês.

 

Deixe um Comentário