Notas & Notas – 25 de junho de 2019

0

INTERRUPÇÃO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae), do Governo do Estado, informou que nessa terça-feira, dia 25, das 8 às 17 horas, haverá uma interrupção no sistema de abastecimento de água no município de Pinheiral. O motivo da interrupção é para a realização de limpeza e manutenção na Estação de Tratamento de Água na cidade. A Cedae pede a colaboração da população para economizar água neste dia. Outras informações podem ser obtidas diretamente com a empresa pelo telefone: (24) 3356-4526

DOMINGO NA FEIRA

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Resende realizou no domingo, mais uma edição do projeto ‘Domingo na Feira’, com show através da ‘Música na Feira’, durante as vendas da feira montada na Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos. Desta vez, a iniciativa reuniu músicos da região em um show especial no deck situado na Rua Saulo Rachid, ao lado da feira. Programada para ocorrer de maneira permanente, o Música na Feira une cultura e lazer e garante um atrativo a mais para os consumidores da feira que acontece todos os domingos. A atração do próximo fim de semana, dia 30, será o Nós nas Cordas.

HOMENAGEM A NELSON RODRIGUES

Foto: Divulgação

O domingo contou com show em homenagem ao centenário do cantor e compositor Nelson Gonçalves, no Centro. O evento foi a terceira edição do projeto ‘Vem Ouvir um Som’, que em 2017 celebrou a banda The Beatles e em 2018 o compositor Baden Powell. As homenagens ao cantor Nelson Gonçalves, em Resende, começaram no início do mês, no Museu da Imagem e do Som, com a exposição ‘Arte na Capa’, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer capas de discos da longa carreira do cantor.

NOMES DA MÚSICA LOCAL

O evento reuniu diversos nomes da música local, como: Anne Nogueira, Romilda Viegas, Rafaela Rodrigues, Mariana Gomes, Claudia Martins, As Corujinhas, Nelsão, Seu Granja, Capitão Farias, Luis Lima, Beto Olliveira, Allison Rezende, Melzaque, Pedro Felisardo, Jairo Queiroz, Wilsinho Ramalho e o presidente da Casa da Cultura Thiago Zaidan. O evento teve ainda a participação especial do cantor Wilar Franco.

SEPULTADO GM ESNALDO

Foi sepultado na manhã de ontem no Cemitério Municipal Isidório Ribeiro, no bairro Retiro, em Volta Redonda, o corpo do Guarda Municipal Esnaldo José de Oliveira, de 53 anos. Ele morreu na manhã do último domingo, 23, vítima de câncer nos rins, na Santa Casa de Barra Mansa, onde estava internado. Esnaldo foi supervisor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e descobriu o câncer recentemente. O corpo foi velado na residência na Rua F, 176, no bairro Vila Brasília.

FERNANDO MARTINS NA MARCHA DA FAMÍLIA

O vereador Fernando Martins participou no último final de semana da Marcha da Família, em Volta Redonda. O parlamentar é autor da Lei 078/2015 que institui o Dia da Família na cidade. O evento foi organizado pela Catedral das Assembleias de Deus Ministério Madureira em Volta Redonda (Cadevre). De acordo com a Guarda Municipal, mais de cinco mil pessoas saíram da Praça da prefeitura, no Aterrado, com destino ao memorial Getúlio Vargas, no bairro Vila Santa Cecília, com o objetivo de mostrar a importância da família para a sociedade e a declarar a fé Cristã.

AMOR A DEUS

Martins destacou que com a marcha, os participantes querem mostrar o amor de Deus e proclamar bênçãos para a cidade. Disse que acredita na família como a base da sociedade e como local onde são formados os cidadãos na essência de suas personalidades. Por isso, de acordo com o parlamentar, incentivar a família é valorizar os vínculos fundamentais como fraternidade, tolerância e cultura relacional. Fernando Martins é também membro da Cadevre.

TOP 100 DO BRASIL

Na noite do último sábado o Clube dos Funcionários recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o título de Clube Top 100. A premiação, que é conferida pela Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES) ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Clubes na cidade de Campinas-SP. Estiveram presentes para receber o prêmio o presidente do CFCSN Cláudio Augusto e o vice-presidente Gustavo Tramontin. Existem atualmente no Brasil aproximadamente 24 mil clubes.

OBRAS NA ACADEMIA DO CENTRO

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão Estratégia e Obras e a Secretaria de Saúde, iniciou ontem a reforma do espaço esportivo da Academia de Saúde ao Ar Livre, situada no Centro. Além da reforma da quadra poliesportiva, a unidade vai ganhar 19 novos equipamentos de ginástica que poderão ser utilizados não só por participantes do programa de ginástica adaptada gratuita oferecida para adultos e idosos na Academia, mas também para toda a população.

TRÊS ACADEMIAS

Em Pinheiral, já existem três academias ao ar livre que foram implantadas em bairros da cidade, como o Ipê, o Paraíso e na área rural, no km 5. No total, foram entregues quatro novos espaços para a realização de atividade física na cidade em cinco meses. “É uma obra que diretamente vai beneficiar mais de 450 pessoas participantes. Por isso, é com alegria que estamos concluindo com o que anunciamos: a construção de quatro academias ao ar livre até o fim do ano de 2019”, disse o prefeito. A previsão do término da obra será de três meses.

CAMPANHA DE DESCONTO

A Estácio, que comemora 49 anos em julho, lançou uma campanha especial de aniversário para novos alunos. A Universidade oferece bolsa de 50% de desconto durante todo o primeiro semestre de graduação, para quem se matricular até 6 de julho. A campanha é válida para as Unidades de Resende e Volta Redonda, para cursos de graduação de todas as modalidades (presencial, EaD ou Flex). Mais informações sobre os cursos e matrículas podem ser obtidas pelo site www.estacio.br.

FUNCIONÁRIOS HOMENAGEADOS

Foto: Divulgação

A direção do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, escolheu ontem, dia 24, data em que se comemora o aniversário do santo que dá nome à unidade, para lembrar o projeto de humanização implantado no hospital. Durante o evento, alguns funcionários foram homenageados com o título de “Colaborador de Ouro”. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito municipal Samuca Silva; o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto; os diretores do São João Batista, Biazi Ricieri Assis, da área médica, e Cássio Murilo Macedo Pires, da administrativa; o reitor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Carlos Eduardo Pacheco; além do vereador Fábio Bochecha.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

O prefeito Samuca elogiou o atendimento humanizado implantado no hospital e a dedicação da diretoria e dos funcionários para que essa nova cultura, promovendo o respeito à dignidade humana, possa fazer a diferença na vida do paciente e na estada dele na unidade. Ele lembrou ainda que Volta Redonda, apesar da crise financeira por que passa o país, recebe investimentos e deve se apoiar em planejamento e organização para que os recursos se revertam em bom atendimento à população. “Em 2018, fomos o terceiro município do sudeste que mais investiu em saúde. Cerca de R$ 230 milhões. E hoje, aproveito para anunciar que Volta Redonda já conta com R$ 8 milhões em emendas parlamentares para a saúde. Dinheiro que chega ainda em 2019 para o município”, afirmou Samuca. Durante seu discurso, o prefeito também ressaltou a ampliação da parceria entre a prefeitura e o UniFOA.

DOZE FUNCIONÁRIOS

As placas de “Colaborador de Ouro” foram entregues a doze funcionários de diversos setores do hospital. Um deles, o primeiro a receber a homenagem foi o médico anestesista Alberto Luiz Ribeiro, que atua há 23 anos na unidade. “Foi o meu primeiro emprego e tenho orgulho de fazer parte desta equipe até hoje”, contou. A assessora consultiva, Durcélia Raposo, que completou neste ano 57 anos de serviços prestados ao hospital, era das mais contentes. Aposentada há cerca de um mês, ela compareceu à unidade para receber sua placa. “Trabalhei com dedicação durante todos esses anos, sempre procurando me adaptar às novas realidades”, falou.

ENCONTRO SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O auditório da secretaria de Educação de Volta Redonda (SME), no bairro Niterói, sediou na manhã de ontem a primeira apresentação de profissionais do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Estado do Rio (Cecane UniRio). Volta Redonda foi selecionada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação  (FNDE) para receber a equipe que realizará durante esta semana reuniões com representantes da SME, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares que já forneçam ou que possam vir a fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar.

RETORNO DE EXAMES

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, informa que os serviços realizados no Laboratório Municipal retornaram ontem, após seis dias inabilitado, sendo que o prazo estimado era de dez dias. A interrupção dos serviços foi devida substituição da empresa prestadora de serviços no qual o contrato está encerrado. Somente neste primeiro dia, após a interrupção dos serviços, o laboratório recebeu 74 pacientes. Dentre os exames realizados foram: hormônio, hemograma, bioquímicos, urina e fezes. O Laboratório Municipal fica situado à Rua Tenente José Eduardo, 285, Ano Bom. O período de coleta acontece entre 7 e 9 horas e o funcionamento é realizado de segunda a sexta-feira, até às 17 horas.

PALESTRA AOS PROFISSIONAIS DA SMEL

Ontem, o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA), Maurício Ruiz, realizou uma palestra para os profissionais da secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A ação teve como objetivo abordar o tema da ecologia integral que trabalha o ambiental, econômico/social, cultural e a vida quotidiana. E também informar os professores sobre a importância de se trabalhar e discutir o meio ambiente e a sustentabilidade. O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, enfatizou que o conceito de ecologia integral está diretamente relacionado ao trabalho que a SMEL realiza.

SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO

A partir desta sexta-feira, dia 28, o cartório eleitoral da 48ª Zona Eleitoral, em Miguel Pereira, passará a funcionar em novo endereço, na Rua Carlos de Lamare, 445, lojas A, B e C, no Centro. Em razão da mudança, o expediente será suspenso nesta quarta, 26, e quinta, 27. Durante esse período, os eleitores podem realizar alguns serviços no site do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br), como emissão de certidão de quitação eleitoral. Os prazos que se iniciem ou se completem nessas datas ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

TRAFICANTE ABANDONA DROGAS

Dezesseis pinos de cocaína e dois invólucros de maconha foram apreendidos por agentes do 37° Batalhão da Polícia Militar (BPM), após denúncia de tráfico de drogas, domingo, dia 23, por volta das 13 horas, no bairro Cidade Alegria, em Resende. O caso foi registrado na 89ª Delegacia de Polícia (DP).

MORTO A TIROS EM ANGRA DOS REIS

Agentes da 166ª Delegacia de Polícia (DP) de Angra dos Reis estão investigando um crime ocorrido na cidade na noite de domingo, dia 23. Segundo informações, a vítima, que não teve a identidade divulgada, era um homem e morreu com vários tiros. O crime ocorreu na Praia da Itinga, no Bracuí. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso.

CAMPEÃ NO SUL DO PAÍS

A equipe Mirim de Vôlei Feminino do Clube dos Funcionários da CSN conquistou no ultimo sábado o título da ‘Série Bronze’ do Festival Internacional de Estrela, no Rio Grande Sul. Um das principais competições de base do voleibol brasileiro que e reuniu as principais equipes do país, além de outros fortes times da Argentina e Uruguai. O Clube dos Funcionários teve outras duas equipes com bons resultados no Festival. O time Infanto ficou na quinta posição da ‘Série Prata’ e o Infantil terminou na décima primeira colocação da ‘Série Prata’.

PALESTRA

A Escola Espiritual Rosacruz Áurea realiza nesta terça-feira, às 19 horas, na Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Volta Redonda a palestra ‘Amor – A grande força de transformação da vida’. A Palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. A ABO fica na Rua 24, nº279, Tangerinal, em frente ao Colégio Batista Americano.

KIM RECEBE CARTA DE TRUMP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, recebeu uma carta “pessoal” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com conteúdo “excelente” mas não detalhado, informou a agência oficial de notícias norte-coreana, a ‘KCNA’. A informação não detalha a data na qual foi recebida a carta, mas diz que, depois de lê-la, Kim disse que tinha mostrado sua “satisfação”.
Segundo a “KCNA”, Trump mostrou uma “coragem extraordinária”, Kim agradece o “julgamento político” que pode ser lido na carta e acrescenta que analisará “seriamente o conteúdo interessante da mensagem”.

IPHAN QUER FORRÓ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL

O forró pode ser declarado como patrimônio imaterial do Brasil até meados de 2020. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou pesquisa nos nove estados do Nordeste, mais o Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo para identificar a forma de expressão que além de gêneros musicais diz respeito a festas e interações sociais ao som da sanfona, zabumba e do triângulo. A iniciativa foi bem acolhida entre os músicos como o maestro Marcos Farias, filho da cantora Marinês (1935-2007) e afilhado de Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião.

Um Fato na Foto

Paraíso ganha iluminação de LED

Foto: Divulgação

A instalação das lâmpadas de LED no sistema de iluminação pública de Resende chegou ao bairro Paraíso. Os postes de vias como a Rua Nelson Godoy, Almirante Vila Forte e Álvaro Pego de Farias tiveram as lâmpadas de mercúrio, no tom alaranjado, trocadas pelas luminárias de LED que emitem luz branca e com maior intensidade. Segundo o governo, nos próximos dias outras vias também serão beneficiadas. Aproximadamente 14 mil pontos de luz, localizados na área urbana do município, terão as lâmpadas tradicionais substituídas por LED, que além de ampliar a visibilidade nas ruas durante a noite, geram economia de mais de 40% aos cofres públicos.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !