Notas & Notas – 23 de março de 2023

0

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Foto: Divulgação/PMVR


O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) recebeu na manhã desta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, 21 alunos do 2º Ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Guanabara, unidade do bairro Aterrado. A ação faz parte do projeto de aproximar a autarquia da comunidade; onde toda a semana a direção do Saae mostra o serviço de gerenciamento da água para um grupo de pessoas.

FUNCIONAMENTO

A visita contou com uma apresentação sobre como funciona o sistema de distribuição de água no município, onde os estudantes puderam conhecer os profissionais que trabalham no Saae, e tirar dúvidas a respeito de investimentos no tratamento da água e esgoto.

FISCALIZAÇÃO NOS COLETIVOS

Foto: Divulgação/PMPS


Nesta terça-feira, dia 21, os fiscais da Secretaria de Fazenda de Paraíba do Sul coordenaram uma operação para inspeção do serviço ofertado pela Conecta, empresa concessionária responsável pelo transporte público do município. O objetivo é acompanhar e garantir a qualidade do serviço prestado à população. A operação foi realizada até ontem e dividida em duas etapas. A primeira, realizada pela manhã, consistiu na fiscalização dos ônibus em circulação, com abordagem nos três terminais rodoviários da cidade. A segunda parte, à tarde, culminou em uma visita técnica na garagem da empresa responsável pelo serviço de transporte público ao município.

COMO DENUNCIAR

A Prefeitura solicita a toda população usuária do transporte público que denuncie qualquer irregularidade no serviço ou faça sugestões junto à Ouvidoria do município, através do telefone (24) 2253-8610 ou e-mail [email protected].

BALLET EDUCAÇÃO

Foto: Divulgação/PMVR


Estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Volta Redonda, interessados em participar das novas turmas do projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME), podem se inscrever nesta sexta-feira, dia 24, das 8 horas ao meio-dia, e das 13 às 16 horas, na sede da SME, no bairro Niterói. Serão oferecidas 140 vagas.

 AULAS EM DUAS UNIDADES

O projeto acontece em duas unidades escolares. Uma delas é a Escola Municipal Minas Gerais, no Retiro, onde serão abertas 20 vagas para alunos do 2º ano do Fundamental, que estudem em qualquer unidade da rede no turno da tarde. “Os alunos que forem aprovados vão fazer o balé na parte da manhã. Nessa escola já funcionam 11 turmas e temos um horário disponível para atender o público interessado”, explicou a coordenadora do Ballet Educação, a professora Izabel Santos Leal.

MAIS VAGAS

Também serão oferecidas 120 vagas para alunos do 1º, 2º e do 3º ano do Fundamental da rede, para participarem das aulas na Escola Municipal Prof. Wladir de Souza Telles, no bairro Jardim Tiradentes. São 60 vagas para alunos que estudam pela manhã e outras 60 para estudantes do período da tarde.

PROVAS

Os alunos inscritos farão uma prova prática, sendo avaliados em coordenação motora, musicalização, ritmo e flexibilidade, por uma banca examinadora composta por profissionais especializados em dança e música. Para participar, deverão usar os seguintes trajes: short e top, e cabelos presos num coque para meninas; short e camiseta para meninos. A prova será aplicada no dia 31 de março na Escola Minas Gerais (Rua Vouga, nº 122, Retiro). O horário da prova é marcado no ato da inscrição.

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Foto: Divulgação/NITRO


O uso intensivo da água exigido pelo processo de produção do aço levou a ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil, a desenvolver diversas ações para o uso racional desse recurso. O principal objetivo, somado ao olhar sustentável para a utilização da água, é a busca de captação alternativa para antecipar cenários de escassez hídrica. Referência em gestão hídrica na indústria, a ArcelorMittal já implantou em todas as suas unidades de produção o Plano Diretor de Águas, que visa estabelecer estratégias para garantir a disponibilidade dos recursos hídricos, uso eficiente e busca de fontes alternativas para as operações em curto, médio e longo prazos.

ESTUDO EM PARCERIA

Um estudo inédito no Brasil sobre a “Previsibilidade de Disponibilidade da Água nas Bacias Hidrográficas em que a ArcelorMittal opera”, está sendo conduzido pela empresa em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O foco do estudo é analisar cenários de adaptação necessários para o enfrentamento das mudanças climáticas. A pesquisa abrange as unidades industriais localizadas nos municípios de Barra Mansa (RJ), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ) e Piracicaba (SP).

A metodologia consiste na realização de pesquisas bibliográficas sobre ferramentas que melhor representem o risco hídrico industrial no mundo, associados a estudos teóricos e práticos, de forma a caracterizar a segurança hídrica das bacias hidrográficas. O estudo também prevê uma plataforma digital que apresente a disponibilidade hídrica real e prognósticos para cenários de 10, 20 e 30 anos, com previsão de conclusão em 2024.

DIAGNOSTICO COM SUGESTÕES

Além disso, será realizado um diagnóstico com sugestões de implementação de ações efetivas para diminuir o risco de abastecimento, novas fontes de captação e o uso da água a curto, médio e longo prazos.

PLANTA DE DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR

A unidade industrial de Tubarão, localizada no município de Serra (ES), maior planta de aço da empresa, também é destaque na utilização racional de água. A usina conta com diversificação de fontes de suprimento, que incluem a captação do rio Santa Maria (Grande Vitória), através da concessionária local, e a nova planta de dessalinização da água do mar, inaugurada em 2021. Iniciativa pioneira no Brasil, a planta de dessalinização tem capacidade de produção de até 500m³/h de água industrial. A unidade também prevê fazer o reuso de efluentes tratados do esgoto de Vitória (ES) – parceria com o governo capixaba e a Cesan, concessionária estadual.

REUNIÃO COM A CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE EM VOLTA REDONDA

Foto: Divulgação/PMVR


O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, ministrou palestra para os líderes de Grupos de Convivência da Melhor Idade de Volta Redonda, sobre as ações preventivas e acompanhamento de medidas protetivas que são realizadas pela Patrulha de Proteção ao Idoso. O encontro foi nesta quarta-feira, dia 22, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), no bairro Sessenta.

AÇÕES DA PATRULHA

Entre as ações da Patrulha de Proteção ao Idoso, estão as visitas periódicas em instituições de acolhimento e de longa permanência, bem como aos locais de atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac), além do acompanhamento das medidas protetivas.

VISITA DO INSTITUTO ESTADUAL DE TERRAS E CARTOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO

A Prefeitura de Quatis informa que uma equipe do Instituto Estadual de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (ITERJ) está no município, nos bairros Santo Antônio e São Benedito, para dar continuidade ao cadastramento de imóveis, visando a regularização fundiária, em especial na área do Recanto dos Ipês. O acordo de cooperação firmado entre a prefeitura e o ITERJ, permite que a atualização cadastral seja realizada e, em seguida, ocorra a regularização imobiliária. A prefeitura ressalta que o ITERJ não cobra nenhuma taxa para realizar o cadastramento, sendo 100% gratuito.

SEDE NA CIDADE

O ITERJ estará com uma base no CIEP, na Rua Genésio Leite, nº 235, bairro Nossa Sra. do Rosário, e na Estação Cultural, na Rua Cel. José Leite, nº 32, bairro São Benedito, até o sábado, dia 25. A equipe do ITERJ também estará realizando cadastros visitando as residências do bairro.

VAGA NA CRECHE

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abre a partir desta quinta-feira, 23, as inscrições para a segunda Chamada Escolar para vagas em Creches da Rede Municipal para 2023. As inscrições serão realizadas até o dia 04 de abril, exclusivamente pela internet, através do link: https://forms.gle/Bm6ufFH4YG2JpA8d7. É obrigatório anexar no ato da inscrição os documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de renda (exceto para autônomos).

ÚLTIMA OPORTUNIDADE

Essa será a última chance para matricular os alunos para o ano letivo de 2023. Para mais informações, os responsáveis devem procurar a Secretaria de Educação, localizada na Rua Nini Cambraia, 170, Centro, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

MESA REDONDA DAS TRADIÇÕES AFRICANAS

Foto: Divulgação


Em comemoração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituída pela Lei 14519/2023, a Univassouras realizou, na última terça-feira, dia 21, um encontro com a participação de convidados para a promoção de diálogo entre sacerdotes e historiadores. A data, é um marco para a história, por isso a universidade reuniu comunidades de matriz africana com a presença de professores, alunos da universidade e comunidade em geral. A programação teve, além da contextualização histórica, perguntas e respostas entre convidados e plateia e apresentação cultural.

CONVIDADOS

Entre os convidados esteve a historiadora profa. Irenilda Cavalcanti, Bàbá Alexandre Coimbra, Pai Rodrigo Madureira, Ogã CesarOju Oba e Bàbá Luiz Kaya e demais representações religiosas e culturais.

REAJUSTE PARA PROFESSORES

A Câmara de Barra Mansa aprovou, na sessão desta quarta-feira, dia 22, a Mensagem do Executivo que concede reajuste de 8% para os profissionais do magistério do município. A aprovação acontece após a recomposição salarial dos servidores municipais, que alterou seu salário-base para R$ 1.320. O reajuste foi concedido também para os professores aposentados pela prefeitura e é válido a partir do salário de março deste ano, de acordo com o relatório de impacto financeiro que embasa a mensagem.

Deixe um Comentário