Notas & Notas – 22 de fevereiro de 2024

0

CURSO LIVRE DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado do curso livre ‘Muntu- Educação Antirracista: Etnosaberes e Pedagogias de Terreiro’, promovido pelo Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Volta Redonda. O curso oferece 50 vagas gratuitas que têm como público-alvo estudantes do curso normal do ensino médio, graduandos de pedagogia e licenciaturas, professores e profissionais da educação, integrantes de coletivos, movimentos populares e sociais, além da população em geral interessada nas pautas antirracistas. O link para o formulário eletrônico de inscrição pode ser acessado no endereço portal.ifrj.edu.br/volta-redonda/curso até o dia 13 de março.

INÍCIO E CARGA HORÁRIA

Com início no dia 21 de março, o curso Muntu contará com aulas semipresenciais, distribuídas em uma carga horária de 60 horas. As aulas presenciais acontecerão no Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, localizado no bairro Retiro, em Volta Redonda.

CERTIFICADOS PARA OS CONCLUINTES

Com certificação emitida pelo IFRJ-VR, o curso livre contará com disciplinas como Quilombos e aldeamentos; história e geopolítica; identidade e construção do eu e do outro; – Confluências no território brasileiro: o terreiro como local de conexão; da cozinha do terreiro ao alimento que educa e ensina, dentre outras; além de leituras, escutas, práticas individuais em casa. Mais informações poderão ser obtidas através do site portal.ifrj.edu.br/volta-redonda/curso.

MUTIRÃO CONTRA DENGUE EM ITATIAIA- FOTO

Servidores das Secretarias de Saúde e de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia participaram nesta quarta-feira, dia 21, de um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros Nova Conquista, Campo Alegre e Jardim Itatiaia. O trabalho incluiu visitas a residências para eliminação de criadouros, orientações à população sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito e recolhimento de entulhos. A ação, que envolveu também máquinas da prefeitura e agentes de combate a endemias, teve o reforço de voluntários da Cruz Vermelha.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO

Os moradores foram orientados previamente para que separassem e colocassem nas calçadas os materiais de descarte, recolhidos pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que percorreram os bairros coletando objetos inservíveis que poderiam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

REDES DE ÁGUA E ESGOTO NO VILA RICA-TRÊS POÇOS

Foto: Divulgação/PMVR


Os moradores do bairro Vila Rica-Três Poços, em Volta Redonda, serão beneficiados em breve com novas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto. A obra do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foi iniciada neste mês e visa melhorar o acesso à água potável e as condições de saneamento básico da região. Os trabalhos acontecem na Rua 6, onde, segundo o Saae, os moradores tinham acesso à água por meio de ligação feita no início da rua, o que prejudicava o abastecimento das residências.

ATENDENDO DEMANDAS

Para atender à demanda dos residentes, as equipes estão construindo 180 metros de rede de água com tubos PVC de 50mm de diâmetro, e 120 metros de rede de esgoto com tubulação – também de PVC – com diâmetro de 150mm.

CARTÃO EDUCAÇÃO PARA 24 MIL ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Foto: Divulgação/PMAR


Vinte e quatro mil alunos da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis receberão cartões para compra de materiais escolares e uniforme em 2024. O Cartão Educação contemplará, além dos estudantes do ensino fundamental e médio, duzentos e noventa alunos com altas habilidades, transtorno do espectro autista, surdez e deficiência visual que estudam na rede pública.

UNIDADES BENEFICIADAS

Serão contemplados os alunos das seguintes unidades escolares de Educação Especial: Unidade de Tratamento Diferenciado – Altas Habilidades (UTD AH), Unidade de Tratamento Diferenciado – Transtorno do Espectro Autista (UTD TEA), Escola Municipal Bilíngue de Educação de Surdos (EMBES) e Escola Municipal para Deficientes Visuais (EMDV). No total, o programa injetará mais de R$ 30 milhões no município esse ano, valores 11% maior que os R$ 27 milhões investidos em 2023.

Deixe um Comentário