Notas & Notas – 21 de janeiro de 2024

0

UGB-FERP DÁ BOAS-VINDAS AOS NOVOS ALUNOS

Divulgação/UGB-Ferp


O UGB-Ferp preparou uma grande festa na noite de segunda-feira, dia 19, para receber os novos alunos no campus Volta Redonda. No hall do Acesso A, foi montada uma estrutura onde os calouros se divertiram ao som de um DJ, tiraram foto 360 graus e interagiram com membros das atléticas dos cursos. Diretores, coordenadores e professores também participaram da recepção aos novos acadêmicos.

RECEPÇÃO APROVADA

Gabriela Mendonça Ribeiro, de 18 anos, aprovou a recepção e falou da expectativa de iniciar o curso de Psicologia. “Estou com uma expectativa muito boa pelo curso. Espero encontrar muitas possibilidades de participar de aulas práticas. Que a gente possa ter uma turma com bastante interação, com aulas dinâmicas e interativas”, disse a ingressante.

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

Quem também ficou animado no primeiro dia de universidade foi Vitor Silva Lourenço, de 17 anos, aluno do curso de Sistemas de Informação. “Já fiz curso de eletrônica e estava buscando uma graduação na área de tecnologia. É um meio que está valendo a pena, porque abre muitas portas. O Brasil está precisando de profissionais dessa área e estou muito animado para começar logo o curso”, ressaltou o jovem.

PALAVRAS DE BOAS-VINDAS

A Pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcântara deu as boas-vindas aos calouros e os agradeceu pela escolha do UGB-Ferp para iniciar a graduação. “Muito feliz em receber os novos alunos, um público cada vez mais jovem. Quero agradecer ao Setor de Marketing pela organização do evento e a todas as atléticas pela participação. Agradecer também aos alunos por escolherem o UGB. Sejam muito bem-vindos”, afirmou Elisa, que ainda destacou aos acadêmicos os diferenciais da instituição, a qualificação do corpo docente e a ótima estrutura que eles terão à disposição durante todo o curso.

CONTRA A POLUIÇÃO

Na segunda-feira, dia 19, integrantes do Movimento Ética na Política (MEP), de Volta Redonda, se reuniram de forma remota com o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Jairo Silva. Também participaram representantes da Federação de Associação de Moradores e do Sul Fluminense Contra a Poluição. O alvo, a poluição da CSN. Foram pontuadas algumas atualizações, como a questão da escória, ponto em que está sendo alvo de acordo judicial. Houve no encontro a solicitação para encontros abertos periódicos da sociedade civil e MPF. Esse pedido foi aceito pelo procurador e a reunião foi agendada para a segunda semana do mês de abril.

NOVO SISTEMA DE DRENAGEM

Foto: Divulgação/PMVR


Dando continuidade à segunda fase da construção do sistema de drenagem pluvial na Avenida General Euclides de Figueiredo, no bairro Retiro, a Prefeitura de Volta Redonda concluirá nesta semana o trecho até o cruzamento com a Avenida Ceará e iniciará a outra parte da obra. Para que os trabalhos possam avançar, será necessária a interdição do cruzamento entre as vias. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), que está realizando a obra, a previsão é que até sexta-feira, dia 23, seja concluída a instalação das galerias pré-moldadas (com 2,80m por 1,80m) no trecho de 27 metros até o cruzamento entre as avenidas. A segunda parte, após o cruzamento, terá 360 metros de galeria de captação de água da chuva e será iniciada em seguida.

TRÂNSITO

Com a nova etapa da obra avançando, será necessário interditar o cruzamento entre as avenidas Euclides Figueiredo e Ceará a partir desta quarta-feira, 21. Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), o acesso à Avenida Ceará neste trecho será somente para moradores durante a obra.

PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃO DE RISCOS

Foto: Wagner Gusmão/PMAR


Neste ano, uma parceria oficializada ainda em 2022 vai começar a gerar frutos no que diz respeito à redução de riscos em incidentes climáticos em Angra dos Reis. Por meio de um termo de cooperação, a Prefeitura de Angra e a UFF vão produzir um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), cujas diretrizes foram debatidas ontem, em reunião na sede da Defesa Civil. O principal objetivo do PMRR é oferecer um plano estratégico para o monitoramento, redução ou controle das situações de riscos em áreas mapeadas do município. Além disso, a ideia é também incorporar o conhecimento das comunidades na elaboração desse mapeamento e na proposição de ações, gerando uma coprodução e, como consequência, uma apropriação dos moradores relacionada ao planejamento.

O INÍCIO

O PMRR será iniciado em abril de 2024 e finalizado em setembro de 2025, contando com cinco etapas: planejamento da execução, mapeamento de risco, plano municipal de redução de risco, levantamentos complementares e sumário executivo e devolutivas. Além da participação de profissionais da UFF e da população que vive em áreas de risco, a Prefeitura de Angra, por meio de diversas secretarias, fará parte da ação com um comitê municipal estipulado por decreto.

PROJETO ‘MÃOS EM MOVIMENTO’ EM ITATIAIA

Foto: Redes Sociais


A Prefeitura de Itatiaia iniciou, nesta semana, o projeto “Mãos em Movimento”, que oferece curso de Libras para a população, inclusive com turmas voltadas para trabalhadores do comércio e do turismo. As aulas acontecem duas vezes por semana na Casa dos Conselhos, localizada no Centro da cidade e na Sede Administrativa de Penedo. A ação é uma iniciativa da Consultoria de Projetos para Assistência Social e visa contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Segundo a Consultoria, o objetivo agora é ampliar a capacitação para atender outros bairros, como Maromba e Maringá e Vila Flórida.

UM FATO NA FOTO

Alunos criam repelente contra mosquitos

Foto: Divulgação/PMBM


Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Vocacionada Socioambiental Gelson Silvino, localizada no bairro Moinho de Vento, em Barra Mansa, produziram repelentes a partir da citronela, planta que possui aroma capaz de espantar o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, Zika e Chikungunya. Ao todo, 16 crianças aprenderam sobre o poder da planta em questão, um aroma natural que é muito eficaz contra qualquer tipo de mosquito.  “Essa atividade mostrou que a natureza pode abrir diversas portas para acabar com os problemas do dia a dia. Através de um trabalho baseado na aromaterapia conseguimos mostrar aos alunos que um dos caminhos para a prevenção da dengue pode estar na reconexão com a natureza”, disse o professor da oficina de Agroecologia, Lucas Peres Guimarães.

Deixe um Comentário