Notas & Notas

0

SEMANA DO EMPREENDEDOR
A Fundação Beatriz Gama (FBG), em Volta Redonda, iniciou ontem e segue até sexta-feira, 29, a Semana do Empreendedor. O evento visa levar aos alunos dos cursos profissionalizantes, promovidos pela Fundação, palestras sobre o Micro Empresário Individual (MEI) e wokshops na área de beleza. As atividades acontecem das 8h30min às 16h30min, na sede da instituição, no bairro Retiro. Na sexta-feira, encerramento do evento, será realizado “O Dia da Beleza”, onde os alunos dos cursos de cabeleireiro, maquiagem, depilação, massoterapia e barbeiro irão aplicar as técnicas que aprenderam, na comunidade.
VISITA À NOVA SEDE DA COHAB

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos) visitou, nessa semana, a nova sede da Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohan-VR), no bairro Aero Clube. Durante o encontro, Samuca elogiou o empenho dos servidores com a mudança. O Chefe do Executivo aproveitou a ocasião para participar de uma reunião com os funcionários da Companhia. Ele explicou ainda a necessidade da mudança de local, que gerou uma economia de R$ 50 mil por ano, aos cofres públicos. Agora, a autarquia está instalada no antigo prédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, na Avenida Ministro Salgado Filho, no bairro Aero Clube. Samuca falou ainda sobre a missão de ser prefeito e a importância ter pessoas técnicas à frente da Cohab. Disse que, aos 17 anos descobriu a sua missão, a de ser prefeito de Volta Redonda, e hoje não tem nenhum secretário de indicação política ou de partido. Por isso, escolheu Fernando Rabello como presidente da Cohab-VR, pela sua experiência no setor.
‘ABRAÇO SOLIDÁRIO’ AO HSJB
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) vai realizar, hoje, às 10 horas, o ‘Abraço Solidário’ no Hospital São João Batista (HSJB). A ação faz parte das atividades em prol do ‘Setembro Verde’ e vai representar a fila de pessoas que aguardam por um transplante de órgãos. Conforme estipulado pelo Ministério da Saúde, setembro foi instituído como o mês para a conscientização e esclarecimentos a respeito da doação de órgãos. Alunos do curso de enfermagem do Instituto de Cultura Técnica (ICT) e do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM-Cicuta) foram convidados para participar do abraço, que também é aberto a toda a população. Segundo a programação, a ação acontece entre às 10 horas e 11h30min em frente à portaria principal do Hospital.
ATENÇÃO DOADORES!
O estoque de sangue do Hemonúcleo de Barra Mansa está abaixo do normal e a instituição pede à população que entre nessa luta e doe sangue. O Hemonúcleo funciona ao lado da Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, no Centro e está aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas. E essa queda não estava prevista. “Não estávamos esperando que isso fosse acontecer no mês de setembro, visto que não tivemos nenhuma ocorrência como queda de temperatura, período de férias, por exemplo, situações que fazem com que as pessoas doem menos”, disse o coordenador da instituição, Sérgio Murilo Conti.
PARA DOAR
Para doar sangue é necessário apresentar documento de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesando mais de 50 quilos e estando bem de saúde. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização de pais e responsáveis legais para doarem. O Hemonúcleo também aconselha evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Neste sábado o Hemonúcleo estará com suas portas abertas das 7 ao meio-dia.
PALESTRAS GRATUITAS
Hoje e amanhã, das 9 às 17 horas, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda promoverá dois dias de capacitação no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), campus Aterrado, para os profissionais de saúde da rede pública. O evento acontece em parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) e as Prefeituras de Barra Mansa, Piraí, Pinheiral e Valença. A ação também servirá para marcar o Dia do Dentista (25 de outubro). As inscrições devem ser feitas pelo telefone (24) 3342-4098 e as vagas serão limitadas. Podem participar profissionais de saúde ou universitários. As palestras são gratuitas.
ABASTECIMENTO PREJUDICADO
Por conta de um rompimento de uma adutora que aconteceu na manhã de ontem, foi interrompido o abastecimento de água nos bairros Campo Alegre, Country Club e Vila Pinheiro, em Itatiaia. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos passou o dia no local trabalhando para normalizar o abastecimento.
PREFEITO ACOMPANHA TRABALHO

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, acompanhou de perto na manhã de ontem o início dos trabalhos para a recuperação das estradas e vias vicinais na área rural. A equipe de Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, da Prefeitura de Pinheiral, está fazendo a manutenção, com o auxílio de uma máquina patrol, para a regularização das estradas que são o principal acesso de moradores e produtores. O trabalho iniciado na localidade conhecida como quilômetros doisserá realizado em todas as vias da área rural e ocorrerá durante os próximos 30 dias. “A gente fica feliz em conseguir atender a comunidade da área rural, pois essa era uma solicitação dos moradores. Para conseguirmos fazer essa ação de melhoria nas vias, tivemos que fazer um processo que demora – que é o processo de licitação – para arrumar o equipamento que estava com a lâmina danificada. Nós estamos cientes das dificuldades e trabalhando bastante para tentar atender todas as demandas, em menor tempo possível”, explicou o prefeito.
ABERTURA DO JEBAM
A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, dá início nesta quinta-feira, 28, ao Jogos Escolares de Barra Mansa (Jebam). A cerimônia de abertura acontece no Clube Municipal às 15 horas e contará com a entrada dos alunos representantes das escolas ao som da Banda Marcial, do projeto Música nas Escolas, e apresentação do corpo coreográfico da banda e do grupo Dança & Magia. As competições começam na sexta-feira, dia 29, e seguirão até o dia 29 de outubro. Segundo a secretária de Esporte, Rose Vilela, a cerimônia marcará o recomeço de uma história. “A cidade estava sem os jogos há oito anos. Os alunos estavam muito carentes de eventos como esse que incentivam o amor ao esporte e à escola”, afirmou. Participarão 33 escolas, sendo 23 municipais, cinco estaduais e cinca da rede particular. Os jogos escolares reunirão 3285 alunos com idade entre oito e 17 anos em 19 modalidades.
CAPACITAÇÃO DE MICROEMPRESÁRIOS

A prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Trabalho e Renda do município promove nesta quarta-feira, mais uma capacitação voltado aos comerciantes, prestadores de serviços e trabalhadores autônomos cadastrados no Programa Microempreendedor Individual (MEI). A palestra com o tema “Entendendo Custos, despesas e preços de venda”, será ministrada por consultores do Sebrae-RJ, entidade parceira do Município na realização do Programa MEI, a partir das 18h30min, no auditório do Centro Administrativo do Município. Atualmente, a cidade de Quatis tem 650 microempreendedores cadastrados, entre serralheiros, pedreiros, doceiras, proprietários de lanchonetes e bares, mecânico, diaristas, cabeleireiros, esteticistas, salgadeiras, doceiras, mecânicos, serralheiros, paisagistas e mecânicos.
MELHORIA DE GESTÃO FINANCEIRA
Durante a palestra, os consultores vão ministrar aos microempreendedores os procedimentos indicados para melhorar a gestão financeira das suas atividades, aumentar a lucratividade e administrar melhor os custos, entre outros cálculos para avaliar os resultados alcançados pelos empreendimentos. O encontro faz parte de mais uma série de capacitações iniciada esta semana pela prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Renda, com o objetivo de fortalecer o Programa MEI enquanto ação voltada ao enfrentamento do desemprego, problema que afeta a maioria das cidades brasileiras.
CICLO DE PALESTRAS
Amanhã, de 8 às 12 horas, acontecerá a terceira capacitação do atual ciclo de palestras. O tema será “Formar Preço”, através do qual os empreendedores vão aprender a colocar preços em seus produtos ou serviços, dentro da margem do lucro desejado. O encontro foi marcado para o Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis. As ações visando o fortalecimento do segmento formado por microempreendedores individuais em Quatis têm sido uma das prioridades da prefeitura na área de geração e renda.
COLEÇÕES PRIMAVERA-VERÃO 2018
O Sider Shopping, em Volta Redonda está promovendo a segunda edição da Mostra Moda. Acontece até hoje, a partir das 18h30min, na Praça de Eventos, no piso S. Nos dois dias, 20 modelos da região apresentam em média 180 looks das lojas participantes, revelando as principais tendências da estação, que está recheada de cores, listras e florais. Segundo a gerente de Marketing do Sider, Camile Teixeira, a segunda edição da Mostra também promete ser um sucesso.