Notas & Notas – 18 de outubro de 2018

0

SEPULTADO

Divulgação/Jacy Menezes

Foi sepultado na manhã de ontem, no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda, o corpo de André Nascimento da Silva, de 35 anos, filho da ex-vereadora América Tereza. O velório ocorreu durante a madrugada de ontem, depois que o corpo foi reconhecido por familiares no Instituto Médico Legal (IML), no bairro Três Poços.  André estava desaparecido desde o dia 6, quando fugiu de uma clínica de reabilitação, em Taubaté (SP). O corpo do jovem foi encontrado no início da tarde de terça-feira, 16, já em estado avançado de decomposição no Rio Paraíba do Sul, nas proximidades do bairro Ilha Parque, em Volta Redonda.

70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, junto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Fundação Cultural da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), estão homenageando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com uma Oficina de Desenhos, promovida na terça-feira, 16, onde o tema foi os 30 artigos que compõem a Declaração Universal. As atividades aconteceram nas s três escolas municipais com ensino integral, a  Escola Municipal Maria Carraro, Amazonas e Mato Grosso – com alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.

FORTALECENDO – COM FOTO

Raphael Gattás (PP) foi o segundo melhor votado em Resende com 2.693 votos na eleição de deputado estadual. Ao todo teve 6.604 votos. O jovem advogado está no Rio trabalhando por seu projeto político. Ele pretende fortalecer seus programas para o Sul Fluminense e tem a bênção do vice-governador, Francisco Dornelles. Gattas é especialista em serviço público e disse que continuará lutando por melhorias na região. Suas principais bandeiras são emprego, capacitação e infraestrutura.

CURSO CAPACITAR HOTELARIA

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso Capacitar Hotelaria e Serviços em Volta Redonda. Interessados em participar do projeto, que é gratuito, devem ter entre 16 e 29 anos e Ensino Fundamental completo na rede pública. Podem se candidatar jovens de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Quatis, Resende e Porto Real. As inscrições podem ser realizadas até 14 de novembro. O Capacitar Hotelaria e Serviços é um projeto social realizado pela Fundação CSN e oferece aprendizado prático e formação completa em recepção, cozinha, eventos, garçom, bartender e atendimento ao cliente.

CAMINHOS PARA A CIDADANIA

A CCR NovaDutra promove nesta sexta-feira, das 9 às 11h30min, encontros temáticos sobre Educação de Trânsito do Caminhos para a Cidadania, programa do Instituto CCR, realizado pela Concessionária para educadores das escolas municipais das cidades localizadas às margens da rodovia Presidente Dutra. Os dois encontros em Pinheiral serão na escola municipal Domingas Alves Ferreira. O programa Caminhos para a Cidadania capacita professores de escolas municipais para que possam trabalhar o tema trânsito com alunos de 4º e 5º anos. Nessa nova fase do programa é utilizado um aplicativo de celular, para incentivar a boa utilização da tecnologia na educação.

REFORMULADO

O Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra desde 2005 para alunos do ensino fundamental das 36 cidades às margens da via Dutra, voltou reformulado para o ano de 2018. Voltado à mobilidade, cidadania e preservação da vida, este ano o programa trabalha a segurança no trânsito com os alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Até 2017, o programa levava Educação de Trânsito para a 4º série e Educação Ambiental para o 5º ano.

UNIFOA NO OUTUBRO ROSA

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer mais comum entre as mulheres no mundo é o de Mama, tendo a cada ano cerca de 28% de casos novos. Tendo este conhecimento e visto que o mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, o UniFOA fará uma programação especial na Unidade Básica de Saúde, localizado no campus Olezio Galotti em Três Poços. Nesta sexta-feira,19, acontecerá durante o dia uma palestra com Daiane Araújo, Laryssa Gonçalves e Isabella Teixeira, do 4° período de Nutrição. No evento, as acadêmicas irão explicar como a alimentação saudável ajuda na prevenção da doença. No dia 20, na Unidade Básica de Saúde, localizado no campus Olezio Galotti, acontecerão exames preventivos da doença, mamografia e testes rápidos. O momento acontecerá das 8 às 17 horas.

FORNECIMENTO REESTABELECIDO

 O fornecimento de água em Itatiaia foi restabelecido no início da tarde de ontem. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o abastecimento foi interrompido por volta das 7 horas de ontem  para o conserto de um vazamento de um cano localizado no cruzamento entre as ruas  Maria Rita Novelino e Rua Pinheiro, no bairro Vila Pinheiro. Para que a equipe pudesse fazer a  manutenção do cano, a adutora localizada no bairro Benfica e que abastece o município foi temporariamente fechada. A falta de água só não afetou os bairros Vila Flórida, Penedo e Maromba e Maringá.

CENTRO PEDIÁTRICO EM HOSPITAL

O novo Centro Pediátrico do Hospital Municipal São Francisco de Assis (HMSFA) foi inaugurado na última segunda-feira em Porto Real. Com o objetivo de humanizar a assistência pediátrica de urgência e emergência a Secretaria de Saúde irá prestar, dessa forma, atendimento para a internação de pediatria e neonatologia (recém-nascidos). Os atendimentos do novo espaço já foram iniciados. O hospital realiza mais de 1,5 mil demandas mensais pediátricas no Pronto Socorro. O novo espaço possui cinco leitos sendo três de enfermaria, um em quarto privativo e outro em unidade semi-intermediária e um consultório.

MELHORIA NO ATENDIMENTO

Com uma equipe composta por médico pediatra, médico neonatologista, técnico de enfermagem e enfermeiro, a estrutura segue padrões de hospitais modernos. “Agradeço a dedicação de cada um dos responsáveis pela transformação deste espaço que é fundamental para melhorar as condições de atendimento pediátrico. É mais uma ação de nossa gestão no sentido de beneficiar o corpo técnico e consequentemente os usuários dos serviços de saúde”, garantiu o prefeito, Ailton Marques (PDT).

PALESTRA SOBRE CÂNCER DE MAMA

Em razão da Campanha Outubro Rosa, o Plenário Jorge Miguel Jayme, da Câmara Municipal de Resende, foi palco de palestra sobre Câncer de Mama, na noite de segunda-feira. A vereadora Soraia Balieiro (PSB) foi a autora do requerimento propondo a palestra para as servidoras da Casa Legislativa e a comunidade.  A coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher do de Resende, Greice Aparecida Pires de Almeida Vieira Barros, falou sobre o tema.

REDUZINDO NÚMEROS

Ela disse que as estatísticas já apontam considerável redução no número de óbitos por câncer de mama em Resende. “No ano passado, foram registrados 24 óbitos pelo câncer do tipo, na cidade. Este ano, foram constatados nove óbitos até o momento”, frisou, lembrando que a queda é reflexo que as mulheres estão mais conscientes em relação ao diagnóstico precoce e buscando exames preventivos.

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Greice Barros destacou que a rede municipal de saúde de Resende agora dispõe de mamas didáticas para reforçar as ações de conscientização. “Com a emenda impositiva da vereadora Soraia, também foi possível a aquisição das mamas educativas. Dentre outras ações da campanha, o material será utilizado para a orientação sobre o autoexame. Hoje, o Ministério da Saúde alerta para que a mulher palpe os seios em frente ao espelho e verifique coloração da pele e outras características”, mencionou a coordenadora.

DOAÇÃO DE ALMOFADAS

Para finalizar o ciclo de palestras, Maria Rosa Marques e Lana Carla Ferreira D’Ávilla Ribas, do projeto Amigas do Peito, divulgaram sobre a doação de almofadas em formato de coração para as mulheres vítimas de câncer, que realizaram o procedimento de mastectomia sem reconstrução. “Desde 10 de maio deste ano, o grupo formado por oito  mulheres deu início ao projeto, que visa dar um conforto às mulheres que passaram por este processo tão doloroso. A ideia partiu da minha amiga Nilda Lima, que lembrou sobre a iniciativa solidária norte-americana”, explicou. Todas as quartas-feiras, das 14 às 17 horas, as voluntárias se reúnem no espaço cedido pela Igreja Metodista, na Avenida Perimetral Norte, no bairro Cidade Alegria.

ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

Termina nesta quinta-feira a “Troca de Experiências para os Orientadores Pedagógicos e Educacionais (SOPE)”, promovido pela secretaria de Educação de Itatiaia. O encontro, cuja abertura foi realizada na quarta-feira,  acontece das 8 às 17 horas, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no Campo Alegre e terá início com a recepção dos profissionais, seguido de um pronunciamento das autoridades. A programação conta com 32 apresentações realizadas pelas 19 Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. No decorrer do encontro cada grupo de orientadores estará apresentando um tema ou atividade, o qual foi trabalhado durante o ano dentro da escola.

AVALIANDO PLANO DE EDUCAÇÃO

Criado em 2015, o Plano Municipal de Educação (PME) tem validade de dez anos, mas deve ser monitorado continuadamente, com avaliações periódicas de, no mínimo, a cada dois anos. Para garantir esse monitoramento, são realizadas Conferências Municipais de Educação em Angra dos Reis. Este ano, o evento que já tem data marcada, 8 e 9 de novembro, na Igreja São José Operário, em  Jacuecanga.

UM FATO NA FOTO

Na volta para casa, haja paciência

Após as 17 horas, quem tem que seguir para Volta Redonda, precisa ter muita paciência. É que todos os dias, devido ao grande número de veículos seguindo no mesmo sentido, é inevitável o congestionamento já no início Via Sérgio Braga, na altura da Saint Gobain, no bairro Barbará, em Barra Mansa. No entanto, há sempre aquele ‘motoqueiro’, que se acha mais esperto do que todos os que querem chegar o quanto antes ao seu destino. O flagra foi da repórter do A VOZ DA CIDADE, Mônica Vieira. Ele estava ‘cortando’ caminho pela calçada, infração que segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pode ser punida com o pagamento de no mínimo de R$ 880,41 e a perda de sete pontos na carteira.

Deixe um Comentário