Notas & Notas – 13 de julho 2018

0

ESCOLAS E CASA DA CULTURA COMEMORAM 170 ANOS DE RESENDE COMO CIDADE

As comemorações dos 170 anos de elevação de Resende, da categoria de vila à condição de cidade, foram iniciadas desde quinta-feira, quando 600 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de um ato cívico na Praça do Balanço, no bairro Paraíso. A solenidade contou com a presença da secretária de Educação do Município, Rosa Frech, além de  autoridades municipais e de estudantes das escolas Maria de Assis Barboza, localizada no bairro Cabral que foi totalmente revitalizada pela Prefeitura, e da  unidade Governador Roberto Silveira, que está em reforma atualmente.

A execução dos Hinos Nacional e de Resende marcou o início do ato cívico. Logo após, alunos do quarto e do quinto anos do Ensino Fundamental farão a leitura do Decreto de Elevação e recitaram poemas de Luiz Pistarini, autor do hino da cidade. A literatura de cordel, com todas as suas peculiaridades, também será utilizada pelos estudantes para destacar a importância da data.

HISTÓRIA

A secretária de Educação, Rosa Frech disse que o objetivo do evento é o de relembrar uma das datas mais importantes da história da cidade, o dia 13 de julho de 1848, que muitas vezes fica esquecida pela grande maioria das pessoas, já que, tradicionalmente, as comemorações pelo aniversário da cidade acontecem no dia 29 de setembro. “Com a realização deste ato cívico queremos não só comemorar esta data, como também valorizá-la pela importância histórica que ela tem para o nosso município. Por isso, preparamos uma programação especial envolvendo nossos alunos, que são agentes multiplicadores de informações e conhecimento em suas comunidades”, disse a secretária.

MAIS COMEMORAÇÕES

Nesta sexta-feira, dia 13, as comemorações pela passagem dos 170 anos de elevação de Resende acontecerão na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, às 10 horas. A solenidade, que contará com a presença de autoridades municipais, de alunos e de um grupo de escoteiros que representarão a Guarda Nacional, terá início com a execução dos Hinos Nacional e de Resende. Em seguida, a professora doutora, Sônia Siqueira, fará a leitura do decreto de elevação. A cerimônia será encerrada com uma apresentação especial dos alunos do projeto A Música Venceu, idealizado pelo maestro João Carlos Martins, e desenvolvido na Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna. Os alunos se apresentarão na sacada do prédio da Fundação Casa da Cultura, no segundo andar.

ADIAMENTO DE SEMINÁRIO TEMÁTICO

A Fundação Confiar (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende) informa que, em função das diversas atividades previstas para o mês de julho, e visando facilitar o acesso das pessoas interessadas no tema, foi adiada a realização do Seminário Temático que aconteceria na quinta e sexta-feira, respectivamente. O evento é uma etapa preparatória para a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Resende (CONCRIANÇA), que acontecerá em outubro no município. Nas próximas semanas, a Fundação anunciará as novas datas e horários do seminário.

SAAE-BM FORMA PRIMEIRA TURMA NO CURSO DE LIBRAS

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) formou ontem, a primeira turma do curso de Libras que a autarquia disponibilizou aos servidores.Focado no Atendimento ao Público Especial, os alunos receberam um certificado de conclusão do treinamento numa cerimônia realizada no local do curso, ETA Nova, no Centro. O presidente da Comissão de Libras do Saae, Pasquinéo da Cunha Teodoro, destacou o legado que fica do treinamento. “Acredito que o curso deixa uma herança importante para as pessoas que participaram e para as pessoas que convivem com deficientes. Libras é a segunda língua oficial no Brasil e isso mostra o compromisso que o diretor Fanuel Fernando tem com a população de tornar o Saae uma autarquia acessível“, afirmou Pasquinéo.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO ESPECIAL

O curso foi dividido em duas turmas de aproximadamente 25 pessoas cada. Às quintas-feiras, o curso era focado no Atendimento ao Público Especial e teve duração de 20 horas. Já nas sextas-feiras, o curso de Introdução em Libras tem duração de 40 horas e é para funcionários internos, com ênfase na conversação. A previsão é que a segunda turma se forme em setembro. Funcionários que ainda não participaram poderão se inscrever ainda em 2018.

CAPSI PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) não poderia ficar de fora das festas julhinas e na tarde de quarta-feira, dia 11, realizou o seu Arraiá, em Angra dos Reis. Além da confraternização entre os atendidos e seus familiares, teve muita animação e várias guloseimas tradicionais desta época do ano. Durante o Arraiá as crianças, jovens e seus familiares puderam se divertir com pula-pula, piscina de bolinha, jogos de ping-pong, além de um espaço destinado a quem gosta de desenhar e pintar. O Superintendente de Atenção à Saúde, Felipe Borges, prestigiou a festa. O Capsi está localizado na Rua Sílvio de Castro Galindo, nº 02, Balneário.

ATENDIMENTO

O Capsi atende a crianças e adolescentes até 18 anos, com autismo e transtornos mentais graves e persistentes, incluindo usuários de drogas e álcool e pacientes com psicose ou que tenham tentado suicídio.No Capsi uma equipe multidisciplinar promove oficinas de cantiga de roda; expressão musical; expressão plástica; expressão corporal e extra-muro. Em média são realizados mais de 900 atendimentos com os usuários e/ou seus familiares por mês. Desde 2008, quando foi criado, já passaram por lá 1160 pessoas. Atualmente estão sendo atendidos 102 pacientes com espectro do autismo; 45 por uso abusivo de drogas; 8 por tentativa de suicídio e 42 por transtornos diversos, como esquizofrenia.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Durante a última semana foi realizada uma palestra com a doutora  Herica Gomes para os monitores, professores de AEE, Pedagogos e professores representantes das escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro. A Equipe da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Núcleo de  Educação Especial, acredita que a formação continuada é o caminho para a verdadeira Inclusão e vem promovendo um ciclo de palestras, oficinas   e capacitações, todas com o objetivo de dar suporte para os profissionais que atuam na área.

REFLEXÃO

Numa manhã de muita reflexão, troca de experiências e estudo, a professora doutora Herica Gomes conduziu o grupo em torno da valorização da educação matemática. “Portanto, a educação matemática deve ser contemplada nos cursos de formação de professores para evitar o despreparo docente de âmbito da maturação e desenvolvimento dos alunos nessa fase, inclusive dos alunos em processo de inclusão”, disse Herica. Nesse dia também houve o lançamento do livro de autoria da palestrante “Neurociência + Música + Matemática = Mix Potencial 1 Fundamentação Teórica”.

CAIS DOS PESCADORES DE PARATY É REVITALIZADO

Quando esteve à frente da Fundação do Instituto de  Pesca do Estado do Rio de Janeiro, (Fiperj), período de 2015, Essiomar Gomes conseguiu, segundo ele,  numa ação em conjunto com a prefeitura, o Inea e o Ibama, a tão sonhada licença para a obra de dragagem do Cais de Pescadores de Paraty. Na última terça-feira, 10, Essiomar esteve com o Secretário de Ação Social, Valdecir Ramiro, para acompanhar de perto o andamento das obras que estão sendo realizadas pela prefeitura. O Cais de Pescadores de Paraty passa por obras de dragagem, ampliação e revitalização, além da construção do Mercado do Peixe. “Está obra vai melhorar em muito a vida dos pescadores. Depois de várias reuniões é que conseguimos desembargar a obra, e também levantar recursos para realização dos trabalhos”, acrescentou o político.

SMAC PROMOVE CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

A Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) realizou na manhã de ontem uma capacitação para os funcionários da secretaria, na Universidade Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado, em Volta Redonda. A atividade compõe o I Ciclo de Capacitação e Educação Permanente para os funcionários do Sistema Único de Assistência Social. O secretário municipal de Ação Comunitária, afirmou que a palestra é feita a todos os funcionários com a finalidade de atender melhor a população. Mais de 70 pessoas entre psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos, coordenadores dos serviços, assessores da secretaria participaram do encontro, que abordou os direitos socioassistenciais das pessoas em situação de rua.

DEMANDA DIFERENTE

De acordo com a diretora do Departamento Proteção Especial (DPES), Larissa Fagundes Costa, as pessoas em situação de rua têm uma demanda diferente. “É de suma importância debater o tema, na finalidade que todos entendam que as pessoas em situação de rua, não são uma demanda somente para os serviços do abrigo e centro pop, mas de todas as políticas públicas. Volta Redonda está no caminho certo, pois estamos em um processo de diálogo com o Comitê Intersetorial de políticas para pessoas em situação de rua, e há pouco tempo o prefeito instituiu o GT que visa à construção de um Plano Municipal de Políticas para pessoas de situação de rua”, disse.

ACADEMIA BARRA-MANSENSE DE HISTÓRIA

A Academia Barra mansense de História  recebeu a visita da vice-prefeita de Barra Mansa,  professora Fátima Lima, na quarta-feira. Na ocasião, ela conheceu as instalações da ABH,  que está sediada no Palácio Barão de Guapy. A presidente da Academia,  Dulce Rodrigues Silva, junto com os acadêmicos,  Ana, Aida, Maria Tereza , Nely e Rozan, mostraram a importância da instituição na Cultura de Barra Mansa.

UM FATO NA FOTO

Olha a selfie!

Para entender um pouco sobre o funcionamento da Prefeitura de Pinheiral e o dia a dia da administração municipal, alunos do 3º ano da Escola Municipal Três Poços, visitaram a prefeitura ontem pela manhã . O grupo de 14 alunos, acompanhado da diretora da unidade, Rosani Cândido, da professora Camila Carvalho Magalhães Faria, e da inspetora da escola, Tânia Márcia, foi recebido pelo prefeito Ednardo Barbosa e pela vice-prefeita e Secretária de Educação, Sediene Maia. No encontro, os alunos puderam aprender um pouco sobre a formação da cidade e ainda posaram para a selfie feita pelo prefeito!

 

Deixe um Comentário