Notas & Notas – 12 de novembro de 2021

0

CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES

Foto: Divulgação/PMVR


O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Volta Redonda promoveu, ontem, dia 11, e nesta sexta-feira, 12, no Colégio Getúlio Vargas, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), uma capacitação com dez conselheiros tutelares, sendo cinco do Conselho I e outros cinco do Conselho II e o corpo administrativo do CMDCA. A oficina tem como objetivo, apresentar na prática o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia/CT). A presidente do CMDCA, Denise Alves de Carvalho, explicou que os dados emitidos pelo sistema permitem ao conselho deliberar políticas de atendimento, tanto quanto à criança vítima de violência quanto para a prevenção.

APRIMORAR AS FERRAMENTAS

Apesar de existir desde 1997, entre os 92 municípios do estado do Rio, a cidade de Volta Redonda, como pioneira em políticas públicas para as crianças e adolescentes, vem através da capacitação sobre o SIPIA/CT, aprimorar as ferramentas para melhoria do atendimento a este público. A capacitação é oferecida pelo comitê gestor estadual do Sipia/CT, composto por Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Associação de Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, Fundação para Infância e Adolescência; Fórum de Entidades Não Governamentais e Fórum Nacional de Conselhos Tutelares.

CAPACITAÇÃO NO FRADE

Promover políticas públicas que possibilitem a capacitação e a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Este é o objetivo do projeto Angra Capacita, que teve início na última quarta-feira, dia 10, no bairro Frade, em Angra dos Reis, com o curso de Matemática Aplicada à Construção Civil. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 10 horas ao meio-dia, no espaço recém-revitalizado pela prefeitura, que fica ao lado da quadra do Morro da Constância. O curso, com duração de dois meses, é ministrado pelo Mestre em Educação, Ciência e Matemática, Arlen Pinheiro de Lacerda, formado pela UFRRJ.

PROGRAMAS DE AÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO BÁSICA

Os distritos Ribeirão de São Joaquim e Falcão, localizados em Quatis, receberam nesta semana os programas de ação à documentação básica, promovidos pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação ofereceu serviços de programas e equipamentos como o Cras e Creas, Núcleo de Acesso à Documentação Básica e Sub Registro (NADBS), Fundação Leão XIII, Receita Federal e Detran. O objetivo da ação é garantir os serviços prestados aos munícipes que desejam ter acesso às documentações básicas, como certidões de nascimento, casamento, óbito, RG e CPF.

MOBILIDADE INTERNA DE DOCENTES

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, publicou no Boletim Oficial de terça-feira, dia 9, a Resolução nº 10, com a regulamentação do Processo de Mobilidade Interna para a inscrição de docentes interessados em atuar na Escola Municipal Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho. A nova unidade da rede pública municipal de ensino fica no bairro do Frade e atenderá os anos finais do Ensino Fundamental.

Um fato na Foto

Fiscalização no transporte coletivo de Barra Mansa

Foto: Paulo Dimas/PMBM

A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte, está intensificando as operações de fiscalização nos coletivos em circulação no município. A intenção é verificar, entre outros itens, o cumprimento dos horários e a quantidade de passageiros transportados, principalmente nos horários de pico. A intenção, segundo o secretário responsável pela Pasta, William Silva Pereira, é manter uma fiscalização sistemática e contínua. “Entendemos que o momento econômico e o mercado financeiro ainda vêm sofrendo as retrações provocadas pela pandemia da Covid-19. No entanto, precisamos trabalhar para manter e melhorar os serviços prestados aos usuários dos ônibus”, destacou o secretário. William destacou ainda que os usuários do transporte coletivo podem acompanhar em tempo real o trajeto dos ônibus, assim como seus horários de circulação. Para isto, basta acessar o site http://www.triecon.com.br. Com relação às denúncias, elas podem ser feitas diretamente na Secretaria de Ordem Pública, situada no Parque da Cidade, no Centro, ou pelo telefone: (24) 3322-7817.

Deixe um Comentário