Notas & Notas – 10 de agosto de 2023

0

ENCONTRO BRASILEIRO CIDADES CRIATIVAS UNESCO DA GASTRONOMIA

Foto: Divulgação


Entre os dias 2 e 5 de agosto, Florianópolis, Capital de Santa Catarina, realizou o primeiro Encontro Cidades Gastronomia. O evento reuniu representantes das cidades de Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA), bem como a participação mais que especial de Mérida / México e representantes de demais cidades da região. Estiveram presentes ainda Embratur, MinC – através de sua Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Prefeitura de Florianópolis e a FloripAmanhã, organização não governamental responsável pela gestão do título na cidade de Florianópolis.

REPRESENTANDO PARATY

O chef Dave França, coordenador do programa CriAtividades, da Cltura Paraty no evento, apresentou um pouco da cozinha caiçara e fez muito sucesso entre os presentes com os pratos de robalo, paçoca de banana e palmito pupunha, acompanhado das renomadas cachaças de Paraty e do famoso manuê da bacia. Durante o coquetel de abertura, fez parceria com Teresa Corção, chef referência do Rio de Janeiro, apresentando uma sequência de sabores paratienses espetaculares para cerca de 300 convidados.

OPORTUNIDADE ÚNICA

Segundo Dave, foi uma oportunidade única de apresentar os ingredientes, técnicas e histórias locais a um público amplo, fazendo um paralelo especialmente dada à similaridade entre a cozinha caiçara e manezinha. “Incrível como ingredientes tão similares podem ser trabalhados de maneiras distintas”, destacou o chef, dando ênfase a riqueza dos pescados da ilha.

EVENTO EM SETEMBRO

A representação de Paraty também teve como missão convidar os representantes UCCN para a realização do VI Encontro da E-Criativa, a Rede Brasileira de Cidades Criativas Unesco, que será realizado em outubro em nossa cidade, atual coordenadora do grupo. O Encontro acontecerá junto ao Festival Gastronômico de Paraty, na primeira semana de outubro de 2023. A programação deste evento ainda está em construção. Para mais informações os interessados podem acompanhar através dos perfis @paratycidadecriativa e @festivalgastronomicoparaty no Instagram.

REFORMA DO TEATRO DA FEVRE

Foto: Divulgação/PMVR


A reforma do Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., localizado no Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, em Volta Redonda, avançou com a conclusão de alguns serviços. A Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que administra o teatro, está promovendo uma grande revitalização no espaço para que possa receber grandes espetáculos e fomente a cultura.

“São várias ações, como reforço da estrutura do telhado e correção de algumas infiltrações. Essa obra também vai melhorar a acústica, o conforto e muitas outras características do teatro que vai estar apto a receber grandes peças do circuito nacional, além de ajudar no desenvolvimento da cultura em nossa cidade e região”, afirmou o presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira.

Espaço conta com 766 lugares e palco de 260 m²

O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr. tem duas entradas – uma por dentro do Colégio Getúlio Vargas e outra pela Rua 154, no Laranjal – favorecendo tanto ao público escolar como a comunidade fora da escola, tendo ainda acessibilidade total para as pessoas com deficiência (PCD).

O espaço tem 1,7 mil m2 de área construída, em três pavimentos – subsolo e térreo com mezanino, além de uma recepção com espaço suficiente para uma galeria de artes – mais um espaço público para os artistas da cidade.

Na parte interna contempla a sala multiuso, que pode abrigar cursos, ensaios, palestras, seminários ou ainda projeções para filmes ou documentários. O mezanino na parte superior do auditório tem capacidade de 166 lugares com visão privilegiada para o palco de 260 m2. O teatro conta ainda com dois camarins – feminino e masculino.

PARTICIPANTES DOS GRUPOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VOLTA REDONDA RETORNAM DE CAXAMBU

Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR


Muita alegria e diversão marcaram a primeira viagem dos Grupos de Convivência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda. O grupo saiu do bairro Aterrado na manhã de segunda-feira, dia 7, com destino à cidade mineira de Caxambu. Eles retornaram a Volta Redonda no final da tarde de terça-feira, dia 8.

Programa ‘Viva a Melhor Idade’

O passeio faz parte do programa “Viva a Melhor Idade”, da prefeitura, por meio das secretarias de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer (Smel). Durante o passeio os viajantes se hospedaram no Hotel Glória, onde desfrutaram no primeiro dia de almoço com comidas típicas de Minas Gerais, passeio pela cidade, além de visita ao Parque das Águas e ao comércio local. Quem preferiu ficar no hotel pôde aproveitar a sala de jogos, piscina, sauna e karaokê.

Novo grupo embarcou nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 9, os integrantes dos grupos Ser Feliz, Sonho Realizado, Aconchego e Informática, do bairro São Cristóvão; Saber Viver, do bairro Água Limpa; Nova Aliança, do bairro Jardim Belmonte; Ginástica, do Coqueiros; Força Total, do Nova Primavera; e Luz do Sol, do bairro Jardim Ponte Alta, embarcaram para a cidade mineira.

PROGRAMA CURUMIM NO BAIRRO VOLTA GRANDE

Foto: Divulgação


A Unimed Volta Redonda realizou, com participação das crianças assistidas pelo programa Curumim da Casa da Criança e do Adolescente, o plantio de hortaliças na unidade do projeto no bairro Volta Grande. A iniciativa da Cooperativa é resultado da semana do meio ambiente, realizada com os colaboradores e médicos cooperados, que incentivou a coleta seletiva e a reciclagem. Por meio de uma gincana, mais de 278 kg de materiais recicláveis foram arrecadados e revertidos em recursos para a ação social em parceria com o programa.

Deixe um Comentário