Notas & Notas Políticas – 4 de novembro de 2020

0

CRESCIMENTO DO TURISMO

Para fomentar o Turismo na região de Itatiaia, cidade com grande potencial turístico, o Plano de Governo do candidato a prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PSC), contará com propostas relevantes de gestão, infraestrutura, divulgação, promoção e marketing, eventos e capacitação. “Sabemos que Itatiaia é uma cidade que apresenta um grande potencial turístico, e não vamos parar de trabalhar incansavelmente até alcançarmos nossa meta, que é resgatar a potência turística que é o nosso município. Nossa próxima gestão apresenta um olhar especial para esse setor, que gradativamente anda crescendo, e sem dúvidas irá crescer muito mais”, afirmou Dudu.

PROPOSTAS 

Entre as propostas para que o crescimento do Turismo Dudu propõe usar a gestão para fortalecer, gerenciar, elaborar e participar ativamente de diversos Conselhos Municipais de Turismo, além de Manter parceria constante com a Secretaria Estadual de Turismo e com o Ministério do Turismo na implantação de Projetos. “Na infraestrutura vamos revitalizar o Portal Turístico de Penedo, reativar o Posto de Informações Turísticas na Rodoviária, revitalizar o Posto de Informações Turísticas na Estrada do Parque Nacional, incentivando a exposição do artesanato local. Implantar um Posto de Informações Turísticas na Região de Maringá e/ou Maromba, estruturar os atrativos turísticos com infraestrutura compatível com o desenvolvimento, transformando-os em produtos turísticos implantando sinalização e segurança, e muito mais”, diz.

CANDIDATO DO PATRIOTA

Natural de Volta Redonda, aos 52 anos, Claudinei Evangelista de Assis, conhecido como Claudinei Conselheiro, casado e pai de dois filhos, depois de várias experiências, resolveu tentar buscar uma vaga na Câmara de Vereadores. Pelo Partido Patriota, Evangelista iniciou sua campanha através das redes sociais, com o apoio dos amigos e familiares.  De acordo com a trajetória de Claudinei, em novembro de 1990 após prestar concurso público, Claudinei entrou para a Guarda Municipal, onde exerceu diversas funções. Entre elas, motorista socorrista na ambulância UTI Resgate, onde pode salvar diversas pessoas vítimas de acidentes, na Patrulha escolar, onde realizou rondas preventivas e ministrou palestras em várias escolas voltadas para pais e alunos com relação à segurança escolar, bullying, perigos da internet, entre outros. Ele trabalhou também na Coordenadoria de Juventude com o  Projeto Tenda da Juventude e como motorista de ônibus  por cinco anos.

CONSELHEIRO DE SAÚDE 

E foi em 2009 que o candidato a vereador foi eleito conselheiro municipal de saúde. Claudinei é conselheiro em dependência química formado pela UFSC e também exerceu função de diretor na Casa de Recuperação as 12 tribos de Israel, em Santa Rita de Cássia.  Já no ano de 2011, Claudinei foi eleito conselheiro tutelar com 340 votos em uma eleição que não se faz obrigatoriedade do voto. Reconduzido em 2016, teve seu mandado encerrado em janeiro deste ano. Ele é também responsável pelo projeto Natal Sorriso, que há mais de 9 anos realiza distribuição de brinquedos em diversos bairros de Volta Redonda, além de colaborador do Projeto Núcleo Esportivo Conforto, que atende diversas crianças e adolescentes com a prática de futebol. Claudinei é formado em teologia e atualmente está cursando a Faculdade de Segurança Pública.

CRÍTICA CSN

Em uma roda de conversa realizada ontem, o candidato à Prefeitura de Volta Redonda, Granato, pelo Solidariedade, criticou a atual posição da CSN que mesmo tendo apresentado um lucro liquido de 1,262 bilhão entre julho e setembro de 2020, continua não investindo naquele que é o seu bem maior: o funcionário. “Hoje, infelizmente, pelas informações que nos chegam à empresa paga o pior salário do meio metalúrgico. Além disso, vários benefícios foram cortados ou mudados como o plano de saúde, a possível troca do cartão alimentação por uma cesta básica, a mudança no pagamento da hora extra. Antes caso o empregado trabalhasse até 60 minutos de hora extra recebia mais 50%; se trabalhasse duas horas recebia mais 75% e se trabalhasse 3 horas ou mais 100%. Agora é apenas o que manda a lei, ou seja, uma hora por cada hora trabalhada”, afirmou o candidato.

RECLAMAÇÕES

Granato revelou que tem recebido muitas reclamações de funcionários da empresa quanto ao novo plano de saúde cujo atendimento tem causado várias filas e demora além do descredenciamento de clinicas e hospitais. Disse ainda que a comida servida hoje no interior da CSN é, segundo as denúncias que lhe tem chegado, de qualidade muito inferior a aquela de antigamente.

Poluição 

Um dos principais temas da roda de conversa foi à questão da poluição produzida pela CSN e que afeta há vários bairros da cidade como os do Grande Retiro, Conforto e Volta Grande. Granato afirmou que assim que assumir irá manter um diálogo com a CSN, um diálogo sério em suas palavras, para que isso seja sanado no mais curto espaço de tempo.  “Até hoje tivemos duas conversas com a CSN. A primeira era de conflitos e aconteceu por 16 anos. Depois tivemos nos últimos anos uma conversa que não rendeu nada para a cidade. Muito pelo contrário. Agora, no nosso governo, vamos buscar um diálogo sério para que as duas partes saiam satisfeitas”, garantiu o candidato.

Planos

Entre os temas que serão abordados com a CSN, está a questão da reabertura do Recreio do Trabalhador, da Floresta da Cicuta, a ocupação de terras, o uso sustentável do Escritório Central, um melhor uso educacional para a Escola Técnica Pandiá Calógeras antes uma escola formadora de grandes técnicos e hoje relegada a ser apenas mais uma escola, e a posição do Plano Diretor da cidade, que foi retirada da pauta da Câmara Municipal por pressão da empresa junto ao atual prefeito.

PRIORIDADE A PRIMEIRA INFÂNCIA

O candidato a prefeito de Resende Cristiano Gonçalves (Republicanos) assinou um pacto pela proteção da criança e do adolescente. O ato ocorreu nesta terça-feira, 03, no escritório de campanha da Coligação Resende Acima de Tudo, situado no Acesso Oeste. De acordo com Valdete Asevedo, coordenadora do Núcleo Aliança pela Infância Resende, é muito importante que os candidatos a prefeito sejam participantes de um compromisso para proteção à criança e adolescente. “Para que a gestão tenha um impacto social profundo, sugerimos que a criança seja o tema central da agenda pública, com garantia de implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância.

PERSONALIDADES 

Ela detalha que a primeira infância, período de até seis anos de idade, as crianças adquirem as bases de afeto, sociais e cognitivas que definem personalidades e caráter. Para Cristiano Gonçalves, esta aliança é determinante de uma forma de governar para o futuro. “Assinei um compromisso embasado no Marco Legal da Primeira Infância e tenho plena convicção de que em nosso governo, que coloca Resende acima de tudo, acima de interesses pessoais, faremos uma cidade melhor, que cuida da criança e do adolescente com todo afeto e responsabilidade, de olho no futuro”, disse o candidato.

MOBILIDADE URBANA

Em mais um ato de campanha nesta terça- feira, dia 3, o candidato a reeleição, Samuca Silva (PSC), e a candidata a vice-prefeita, Fátima Martins, realizaram uma caminhada pelo bairro Vila Americana, em Volta Redonda. O ato aconteceu entre meio-dia e 14 horas, em horário de almoço de Samuca para não interferir no expediente atual. Durante a caminhada, em conversas com os moradores do bairro, Samuca Silva falou sobre mobilidade urbana. Além das conquistas durante os últimos anos, o candidato destacou novos projetos. A Rodovia do Contorno foi uma conquista mencionada por ele.

NOVA ESTRADA

Samuca ressaltou o projeto para a criação de uma nova estrada ligando o Roma a Getulândia. “A estrada atual não aguenta mais, quem passa por lá sabe. E por isso vamos fazer uma nova ligação para garantir um acesso melhor, mais rápido e seguro”, destacou. Além disso, Samuca lembrou do Tarifa Comercial Zero, que hoje conta com três ônibus elétricos, levando 30 mil pessoas mensalmente aos centros comerciais da cidade. Projeto que será ampliado para os bairros 207 e Santo Agostinho nos próximos anos. Ele citou ainda sobre a luta para realizar a licitação do transporte público.

CRIAÇÃO DE COMITÊ EM VR

O candidato a prefeito de Volta Redonda pelo PSD, Paulo Baltazar, defendeu a criação de um comitê intersetorial, composto por pais, professores, representantes de escolas particulares, profissionais de apoio e membros da Secretaria de Saúde, para debater a volta às aulas com segurança e protocolos de prevenção à Covid-19 em todo o sistema escolar do município. Para o candidato, o comitê seria a forma mais eficaz de ouvir todos os envolvidos no dia a dia do processo educacional e, a partir de um consenso, determinar as medidas a serem tomadas para garantir total segurança para receber os alunos.

ONLINE

Outro fator que, segundo o candidato, justifica a volta às atividades presenciais, é a ferramenta online que a prefeitura disponibilizou para às aulas. Alvo de fortes críticas por parte de professores, famílias e alunos, o programa, que custou R$ 1,7 milhão à prefeitura em um contrato de seis meses, acarretou em diversos prejuízos de aprendizagem para os estudantes durante a paralisação das aulas por conta da pandemia. “A ferramenta não atende do jeito que deveria e não justifica o que foi investido nela. Caso eu seja eleito e a questão da volta às aulas não tiver sido resolvida, farei uma revisão a respeito do uso dessa ferramenta”, ressaltou Baltazar.

LIVE E CAMINHADA

A semana começou movimentada para os candidatos Ailton Marques (PDT) e Bianca Sampaio (PTB) que concorrem à Prefeitura de Porto Real, como prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Domingo, 1°, aconteceu  mais uma etapa da caminhada no bairro Freitas Soares. Na terça, 3, às 18 horas aconteceu a live na página de Ailton Marques no Facebook, logo em seguida, às 19h30min, foi a vez da dupla caminhar com os apoiadores e candidatos a vereador no Condomínio Shalom, localizado próximo à Secretaria de Saúde.

CAMPANHA NO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA

Depois de uma pausa na campanha no Dia de Finados – 2 de novembro, o prefeito e candidato à reeleição, Fernando Jordão, esteve na manhã de ontem, no Morro da Caixa D’Água, em Angra dos Reis. Acompanhado de candidatos a vereador, Fernando Jordão e seu candidato a vice,  Christiano Alvernaz, visitaram famílias, conversaram com comerciantes e reencontraram muitos amigos.

Deixe um Comentário