Niterói receberá especialistas internacionais em congresso mundial sobre bioética e direito animal

0

NITERÓI

Com o tema “Curar a Terra e Libertar Todos os Seres: A Expansão da Consciência para Além do Humano”, ativistas e especialistas da Bolívia e Paraguai e de diversos estados brasileiros irão se reunir presencialmente em Niterói durante o VIII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal nos próximos dias 17 e 18, na Sala Nelson Pereira dos Santos. A iniciativa é uma realização do Instituto Abolicionista Animal (IAA) e da Prefeitura Municipal de Niterói em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

O congresso irá abordar temas de atualidade sobre o direito animal e a bioética, que gerarão discussões acadêmicas sobre as novas perspectivas das áreas. Serão realizados painéis sobre os desafios na defesa dos animais no pós-pandemia, desastres ambientais envolvendo animais, novas tecnologias, genética e o cuidado com o planeta, entre outros, além da apresentação de trabalhos e lançamento de livros animalistas.

No dia 16, as atividades do congresso serão virtuais, com a formação de grupos de trabalho nos quais serão apresentados artigos para publicação nos anais do evento ou na Revista Latino-americana de Direitos da Natureza e dos Animais para os casos dos artigos de reconhecida relevância científica e que atendam aos critérios editoriais pertinentes. Os melhores trabalhos concorrerão ao Prêmio Tobias Barreto de Direito Animal, ao Prêmio Juiz Edmundo Cruz de Bioética e ao Prêmio Alfredo Gonzalez Prada de Bioética y Derecho Animal (para artigos em espanhol).

“Niterói mais uma vez mostra que tem uma política pública de defesa animal reconhecida nacionalmente ao sediar o mais importante evento relacionado ao Direito Animal e a Bioética. Teremos na cidade mais de 30 renomados especialistas do Brasil e do exterior que apresentarão os mais recentes estudos e discussões sobre temas relevantes”, afirmou Marcelo Pereira, coordenador especial de Direitos dos Animais de Niterói.

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser realizadas acessando o link  http://www.bit.ly/mundialdireitoanimal.  A programação completa também se encontra no mesmo endereço.