Neto se reúne com secretário de Estado da PM para apresentar projeto ‘VR Mais Segura’

0

VOLTA REDONDA

O projeto ‘VR Mais Segura’ foi apresentado nesta quinta-feira, 24,  pelo prefeito Antonio Francisco Neto (DEM) ao secretário estadual da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda. O encontro aconteceu na prefeitura e contou ainda com a presença da comandante do 28º BPM, tenente-coronel Andréia Campos e outras forças de segurança. O projeto prevê a aquisição e instalação de 581 novas câmeras com recursos próprios e a reativação das cabines da PM na cidade, em parceria com a corporação. A previsão orçamentária para implantação é de R$ 4 milhões.

O secretário estadual da PM elogiou o projeto da cidade e destacou que a participação do Poder Público Municipal na área de segurança pública é primordial para se colher bons frutos. Agora levará a proposta ao governador Cláudio Castro. “Vamos fazer um convênio integrando a nossa secretaria com a Prefeitura de Volta Redonda. Em todos os locais que a Polícia Militar tem feito parcerias, a redução é significativa em todos os indicadores criminais. E não será diferente em Volta Redonda, principalmente pelo investimento que está sendo proposto. Vamos fazer uma ampliação do policiamento ostensivo e integrado com a tecnologia fará toda a diferença. Esperamos iniciar este trabalho com a prefeitura para poder reduzir ainda mais os números de crimes em Volta Redonda”, afirmou.

Com essas 581 novas câmeras, a cidade terá um total de 681 (100 já existem). Ao todo, serão 400 câmeras fixas, 140 com movimento de rotação e outras 41 de reconhecimento de placa veicular (não sendo responsável por infrações de trânsito). Significará que Volta Redonda terá monitoramento 24 horas por dia, atendendo mais de 180 mil pessoas, em cerca de 60 bairros. A ideia é que todas essas imagens possam ser monitoradas a partir das cabines da Polícia Militar que serão reativadas. A implantação do sistema, que já ocorre no município, através do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), será feita, a princípio, em cinco das nove cabines da PM em Volta Redonda (Santa Cruz, Vila Rica/Tiradentes, Retiro, Ponte Alta e Santo Agostinho).

Além das câmeras, a Prefeitura de Volta Redonda quer ainda realizar o rastreamento via em tempo real nas viaturas da PM e Guarda Municipal.

Neto lembrou que quando criou o Ciosp, foi pioneiro na parceria com os órgãos de segurança e quer retomar a união que deu certo. “Há 15 anos fomos pioneiros na parceria com os órgãos de segurança e queremos retomar. Tornar Volta Redonda referência na Segurança Pública novamente. Serão 581 novas câmeras, além de recuperarmos as que temos. Poucos municípios vão ter isso no Brasil”, afirmou, elogiando o trabalho dos agentes de segurança que atuam em Volta Redonda.

A comandante do 28º BPM, tenente-coronel Andréia Campos, destacou que a união de esforços servirá para aumentar a segurança na cidade. “Esta parceria trará um aumento no número de câmeras de monitoramento e também um reforço no número de policiais militares e viaturas empregadas no policiamento ostensivo. Em breve, a população de Volta Redonda poderá colher os frutos desta parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Secretaria de Estado da Polícia Militar”, considerou.

Deixe um Comentário