Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti acontece na região das Barras neste final de semana

0

RESENDE

Um novo mutirão de combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado e domingo, dias 9 e 10, em sete bairros da região das Barras, dentre eles, Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra II e III, Maria Candida, Morada da Barra, Campo Belo e Parque Embaixador.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Resende, por meio do Centro de Controle de zoonoses (CCZ), visa realizar visitas domiciliares das equipes com orientações aos moradores e vistorias em resíduos que possam acumular água. Durante a ação também será feito o recolhimento de entulhos (inservíveis).

O mutirão de combate à dengue conta com apoio de profissionais de diversos setores além do CCZ, como Cruz Vermelha, Serviços Públicos, Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, entre outras.

Equipes estarão realizando visitas domiciliares para orientar moradores e vistorias em resíduos que possam acumular água – Raimundo Brasil/PMR

O secretário de Saúde no município, Jayme Neto, disse que a administração municipal segue no combate ao mosquito Aedes aegypti realizando diversas mobilizações como visitas domiciliares e ações de bloqueio químico em diferentes bairros. “Resende, assim como todo o estado do Rio de Janeiro e também quase todo o país, vem sofrendo com o aumento do número de casos de dengue. A participação da população é fundamental nesse processo, por isso é importante que deixem os agentes entrarem em suas residências para realizarem as vistorias em materiais que possam acumular água parada. Os profissionais são devidamente uniformizados e usam crachá de identificação em nome da prefeitura”, disse Jayme.

AÇÕES

De acordo com a Secretaria de Saúde, diversas ações de combate ao Aedes aegypti são realizadas em Resende. Dentre elas, visitas domiciliares, mutirões de retirada de entulhos, serviços de capina e roçada. Além da circulação do carro Fumacê UBV pelos bairros.

A população também deve contribuir na luta contra a dengue. Durante as visitas, os profissionais orientam os moradores sobre a importância de realizar vistorias de apenas 10 minutos por semana em sua residência e quintal, retirando entulhos, pneus, vasos de plantas e caixas d’água, que podem conter água parada e se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

CENTRO DE HIDRATAÇÃO

Resende conta com dois Centros de Hidratação, um no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco. O horário de funcionamento é das 7h30min às 22 horas. O outro Centro de Hidratação funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro Cidade Alegria, que funciona em tempo integral. O espaço conta com área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico para pacientes que apresentam sintomas de dengue.

Deixe um Comentário