Municípios da região falam sobre preparação para iniciar imunização contra Covid-19 em crianças

0

SUL FLUMINENSE

Após quase dois meses da aprovação da Anvisa para o uso da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, o governo federal anunciou nesta semana a inclusão do novo grupo no Plano Nacional de Imunização. Algumas prefeituras já vêm se preparando para iniciar a imunização do novo grupo, assim que as novas doses forem entreguem. Na região, o A VOZ DA CIDADE questionou os municípios e apenas Porto Real e Quatis informaram que já estão tomando iniciativas para a vacinação dos pequenos. Já Barra Mansa, Resende, Itatiaia e Rio Claro responderam que ainda aguardam informações técnicas do PNI.

As primeiras doses de vacinas contra a doença destinadas a crianças de 5 a 11 anos deverão chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro. Está prevista uma remessa de 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer – o único aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Essas doses devem ser entregues aos municípios ainda na primeira quinzena deste mês. No primeiro trimestre de 2022, o país receberá 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças.

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou que a vacinação será feita em idade decrescente e também serão priorizadas crianças que tenham comprovação de apresentarem comorbidades, tal como os maiores de 12 anos com comorbidades que foram priorizados, sejam imunossuprimidos ou portadores de deficiência motora ou intelectual. A cidade do Aço ainda destacou que será preciso que a criança vá vacinar acompanhada dos pais/responsáveis ou leve uma autorização por escrito.

Se preparando para imunizar

Em Porto Real a prefeitura destacou que vem realizando um levantamento da população alvo e que verifica o quantitativo de crianças dentre a faixa etária que tenha alguma comorbidade.  Eles ainda ressaltaram que os pais e responsáveis serão contactados e orientados para a importância desta vacinação. Quatis informou que o levantamento do quantitativo das crianças cadastradas em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) já foi solicitada. A prefeitura disse ainda, que de acordo com a chegada das doses será realiza os drives por idade, os pais serão contatados pelos agentes de saúde e pelas redes sociais, informando local e data da realização da vacinação.

Deixe um Comentário