Mulher de 60 anos supera idade e conclui curso de direito na UFF em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA/PINHEIRAL
Quando a vontade de vencer não tem limites, qualquer pessoa consegue realizar um sonho. A ex-conselheira tutelar,
Maria Aparecida dos Santos, a Cida Santos, de 60 anos, é um exemplo disso. Mãe de três filhos e avó, Maria Aparecida fez questão de mostrar sua alegria pela aprovação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Volta Redonda.
Cida contou que não foi fácil. “Nossa! Estou emocionada. Foi muito difícil. Passei por vários momentos no meio do caminho do curso. O pior deles foi o falecimento da minha mãe. Tive dificuldades com algumas matérias, tive depressão e ainda descobri que tinha Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”, contou Cida.
A ex-conselheira tutelar lembrou ainda que, teve também muita ajuda da UFF na área de psicologia. Disse que é muito grata também aos colegas, aos professores, aos amigos e ao Movimento Pela Ética na Política (MEP) de Volta Redonda, já que, embora não tenha estudado lá, sempre teve o movimento como uma referência. “Minha filha estudou no Pré Vestibular Cidadão, porém acabou não seguindo, embora seja muito grata pelo que aprendeu no movimento”, declarou a futura advogada, ao informar que já está se preparando para fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
TCC’s COM FOCO EM TEMAS SOCIAIS
A futura advogada revelou também que desde a juventude sempre esteve muito ligada aos movimentos populares e teve muita participação na Igreja Católica na ocasião em que o falecido Dom Waldyr Calheiros atuava nas causas socais na região. “Apresentei o meu TCC do direito com o título “Lawfare e ativismo judicial: Perspectivas e riscos no sistema processual brasileiro”. Os professores consideram que a minha vitória foi o conjunto da obra da minha caminhada. Chorei muito ao ouvir isto”, contou Cida Santos.
De acordo com Cida, a Igreja Católica a influenciou muito, desde a juventude. “Antes de iniciar minha graduação em direito na UFF, em 2010 iniciei o curso de graduação em Educação do Campo pela UFRRJ. Por isso, meu TCC foi sobre Dom Waldyr. “Referência da Teologia da Libertação e as ocupações de terras em Pinheiral, uma referência à Teologia da Libertação e a Dom Waldyr. Na UFF, iniciei o curso de direito no dia 15 de dezembro de 2016.

 

Deixe um Comentário