MRS realiza campanha de conscientização sobre acidentes na linha de trem 

0

BARRA MANSA

A MRS Logística realizou nesta quinta-feira, dia 30, na Rodovia Sérgio Braga, em Barra Mansa, uma campanha de conscientização em relação aos riscos de não prestar atenção ao passar pelas passagens de nível. Só neste ano, o A VOZ DA CIDADE noticiou cinco acidentes em linhas de trem nas cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, Três Rios e Mendes. Em quatro desses casos as vítimas, três idosos e uma criança de dois anos, não resistiram aos ferimentos e morreram.

Para causar um impacto visual, um carro batido foi colocado em cima de um caminhão guincho com um banner escrito ‘Sua pressa vale esse risco? Não seja o próximo’. As pessoas que passaram pelo local se surpreenderam com a mensagem e elogiaram a iniciativa.

Nelson Sá, de 70 anos, é vendedor de picolé e há dez anos trabalha próximo a uma passagem de nível. Ele conta que além de já ter visto, chegou a impedir que um acidente acontecesse. “O acidente que presenciei, a moça estava falando no celular. Tem muita gente que passa de carro e não para quando chega próximo à linha, para conseguir ver se está passando trem. Esses dias parei um carro que estava quase atravessando quando o trem estava vindo, o motorista nem percebeu porque estava mexendo no celular. Essa iniciativa da MRS mostra para as pessoas sobre o que pode acontecer caso elas não respeitem as sinalizações e isso é muito importante, está deixando todo mundo que passa por aqui em choque”, comentou

André Renato trabalha para uma empresa terceirizada que realiza poda de árvores e outros serviços próximos as passagens de nível. “O que sempre vemos é o desrespeito da legislação, do ‘pare, olhe e escute’, essa atitude impede pelo menos 95% dos acidentes. A maioria dos veículos que passa pela passagem de nível não para para observar se está vindo trem. Uma vez parei um senhor e falei com ele ‘você não parou antes de passar com o carro’ e ele disse que passava por aquele lugar há anos e nunca aconteceu nada, mas infelizmente um dia pode acontecer”, falou.

MAIS TRENS

No início deste mês a MRS informou que devido a uma alteração temporária na operação ferroviária, alguns trens poderão circular nos dois sentidos, especialmente no trecho conhecido como ‘Linha do Centro’. A medida foi adotada por uma necessidade técnica operacional diante de uma fuga de aterro ocorrida no trecho conhecido como ‘Ferrovia do Aço’, em decorrência das fortes chuvas.

A MRS reforçou que durante este período é ainda mais importante parar, olhar para os dois lados e escutar antes de atravessar a ferrovia. A circulação de trens nos dois sentidos foi iniciada no dia 6, e como não há data prevista para a normalização da operação, a recomendação é que a atenção seja redobrada nas cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Pinheiral, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Vale lembrar que, caso seja identificada alguma situação atípica na linha férrea ou possível risco, o relato pode ser feito pelo telefone 0800 979 3636.

Deixe um Comentário