MPE solicita inquérito da Polícia Federal para investigar ilícitos eleitorais em Itatiaia

0

ITATIAIA

A eleição suplementar em Itatiaia aconteceu no último dia 13 e a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro, órgão do Ministério Público Eleitoral, solicitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar eventual prática de ilícitos eleitorais. A responsabilidade do inquérito será da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade da Delegacia de Defesa Institucional, que apurará se houve compra de votos e outros crimes no pleito.

A procuradora regional eleitoral, Neide Cardoso de Oliveira, foi quem requisitou a abertura do inquérito a partir de informações e possíveis provas colhidas por equipes do Ministério Público do Rio de Janeiro (Grupo de Apoio à Promotoria, GAP-VR) e da Corregedoria da Polícia Militar (PMERJ).
O Ministério Público Eleitoral afirma que no dia da eleição em Itatiaia, agentes da Justiça Eleitoral em fiscalização apreenderam dentro do carro do prefeito de Seropédica, Lucas Dutra Dos Santos, conhecido como Professor Lucas, mais de R$ 15 mil e cadernos com nomes de supostos servidores de Seropédica. O prefeito estava com o carro estacionado na frente de uma pousada em Itatiaia. “A PRE/RJ pediu que a PF apure condutas do prefeito de Seropédica e de outros envolvidos em possível prática de compra de votos e intimidação de eleitores nas eleições suplementares no Município de Itatiaia”, diz o MPE.

Além desse caso, foram inúmeros registros de boca de urna, material de candidatos dentro de carro.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Seropédica foi procurada para que o prefeito Professor Lucas pudesse se pronunciar, mas até a publicação dessa matéria não tinha se pronunciado.

Na última semana outra notícia envolvendo o prefeito de Seropédica. Ele foi flagrado e m reunião com milicianos do bando de Tandera, em um vídeo divulgado no RJTV, da Rede Globo. As pessoas são investigadas por ligação com o crime organizado. Ele aparece nas imagens sentado à mesa com cinco homens, rodeados por seguranças armados com fuzis e de roupas pretas. Esse grupo de milicianos controla quase todo o território do município de Seropédica.

CANDIDATOS

Cinco candidatos concorreram ao cargo de prefeito de Itatiaia: Irineu Nogueira, Bruno Diniz, Vaninho, Fabíola Soares e Bisol. O eleito foi Irineu Nogueira com 47,95% dos votos. A posse acontece até o dia 4 de abril e ele conduzirá a cidade até dezembro de 2024.

Os munícipes ficaram mais de um ano sem um prefeito eleito. Em 2020 quando a eleição aconteceu Eduardo Guedes foi eleito, mas a Justiça Eleitoral entendeu que ele tomaria posse em seu terceiro mandato consecutivo, o que é inconstitucional. Determinou a posse do presidente da câmara de forma interina. Imberê Alves assumiu e foi afastado seis meses depois pela Justiça por suspeita de corrupção. Em seu lugar, outro presidente da câmara, Vaninho, que concorreu no pleito suplementar. Ele deixou a prefeitura quando houve nova eleição da Mesa Diretora em dezembro do ano passado, quando Thiago Rodrigues Moreira foi eleito e conduzido a cadeira do Executivo.

 

Deixe um Comentário