Moradores reclamam de descaso com ruas e praças do bairro Colônia Santo Antônio

0

BARRA MANSA

Os moradores do Loteamento Morada da Colônia entraram em contato com o A VOZ DA CIDADE para falar sobre os problemas com a falta de manutenção e limpeza de praças e ruas do bairro Colônia Santo Antônio. A situação tem afetado não só aqueles que moram no local, mas também quem passa pelo bairro.

Jéssyca Moreira, de 36 anos, conta que os próprios moradores estão se juntando para conseguir arrecadar dinheiro e pagar alguém para capinar o mato alto da ‘Praça de Esportes Morada da Colônia’. “A nossa briga não é só porque o mato está alto é o que isso gera de risco, porque quando não consigo ocupar o lugar com uma população saudável, deixo livre para que outros modelos de população ocupe, como vândalos e usuários de droga. Estamos completamente abandonados”, contou.

Foto:Gabriel Borges

Jessyca relatou ainda que para não deixar o lugar abandonado, os próprios moradores estão realizando os serviços de manutenção urbana. “Limpo a rua todinha, pego o barro e as folhas que sobraram, faço uma massa e vou tampando os buracos no asfalto. Para se ter uma noção o que tem de iluminação pública na minha rua fui eu quem coloquei. Instalei dois refletores nos postes para conseguir iluminar o caminho. É um absurdo termos que fazer isso. A palavra que resume essa situação é ‘descaso’. O descaso público ele fere nossa dignidade, afinal, não somos dignos de ter um ambiente limpo e organizado?”, questionou.

Além desses problemas, a moradora Flávia Rezende explica que no final da Rua das Acásias, onde passa o Rio Bananal, uma parte do asfalto está cedendo. “Antes conseguíamos usar essa passagem para poder ir para o bairro São Lucas, agora precisamos fazer um caminho mais demorado. A preocupação maior é que próximo a esse local que cedeu ficam pelo menos 15 casas, que correm o risco de desabar já que a rua está cedendo”, falou, acrescentando que há mais de um ano a Defesa Civil esteve no local, realizou uma avaliação e indicou que uma obra fosse realizada, mas até agora nada foi feito.

Foto: Gabriel Borges

Outro local onde o asfalto cedeu, mas nesse caso foi realizado um pequeno muro de contenção, é na Estrada Governador Chagas Freitas, próximo ao Village do Sol. “Quando uma parte da rua cedeu pela primeira vez, a prefeitura colocou alguns cones para sinalizar e depois fez um cercadinho de asfalto, isso ficou assim quase um ano. Até que aconteceu um acidente grave no ano passado, em que dois carros bateram de frente e duas pessoas morreram. Agora eles fizeram um pequeno muro de contenção, mas os motoristas e os pedestres ainda precisam desviar quando passam pelo local e por ser uma via de mão dupla, ao fazer essa manobra o risco de acidentes aumenta”, falou.

Foto: Gabriel Borges

O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Prefeitura de Barra Mansa. Em resposta, a Secretaria de Manutenção Urbana informou que devido as fortes chuvas que a cidade está registrando as equipes estão designadas para as ações emergenciais, mas que já está na programação para nesta quarta-feira estar no bairro para iniciar os serviços necessários com relação as demandas de asfaltamento e o muro de contenção. O Saae, informou que já colocou o bairro também na programação para limpeza e capina.
A Defesa Civil citou que fez a vistoria no local e repassou para ação da Secretaria de Manutenção Urbana. O órgão informou que segue vistoriando a Rua das Acácias e não houve evolução no quadro.

Deixe um Comentário