Moradores de Pinheiral enfrentam problemas com qualidade da água fornecida pela Rio+Saneamento

0

PINHEIRAL

Moradores de Pinheiral estão reclamando sobre a qualidade da água fornecida na cidade pela empresa Rio+Saneamento. Em imagens divulgadas, eles mostram o líquido barrento chegando nas residências. Em nota, a  prefeitura informou que aconteceu hoje uma fiscalização que apontou um defeito da válvula do decantador.  Na cidade, a empresa Rio+Saneamento que é responsável pelo fornecimento de água. A assessoria de imprensa da concessionária destacou que uma manutenção emergencial estaria acontecendo hoje e que a previsão é da normalização na manhã desta quinta-feira, 7.

A Prefeitura de Pinheiral informou que a fiscalização ocorreu a pedido do prefeito Ednardo Barbosa para que a equipe da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), estivesse no município para fiscalizar a interrupção do abastecimento e as condições da qualidade da água  na cidade. A ação foi acompanhada pelo secretário do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira e o Gerente de operações, Gustavo Dias. “Os agentes da Agenersa compareceram até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde foi constatado que o motivo para a interrupção e coloração escura da água que chegou aos lares, foi devido a um erro operacional, desencadeado pelo defeito da válvula do decantador, equipamento que é projetado para diminuir a turbidez da água presente na forma de sólidos em suspensão”, diz a nota enviada pela prefeitura.

Foi informado ainda que a equipe informou que o problema foi observado na noite de terça-feira, por volta de meia-noite e, o abastecimento de água foi imediatamente interrompido. “O grupo mapeou a localidade atendida pela rede e já contratou uma empresa que será a responsável pela limpeza das caixas d ‘água, além de visitarem as residências afetadas. Os moradores terão descontos nas cobranças do mês de abril e não serão lesados”, informa na nota, completando que será montado e encaminhado um relatório para a Câmara de Saneamento da Agenersa que logo após, seguirá para a presidência da instituição, onde normalmente será instaurado um processo.

A Rio+Saneamento informou também que até a regularização do serviço, a concessionária disponibilizará caminhões-pipa, priorizando escolas e hospitais.

Deixe um Comentário