Moradores da Vila dos Remédios se queixam de abandono

0

BARRA MANSA

Moradores da Vila dos Remédios, localidade do distrito de Floriano, estão se queixando da situação de abandono. Disseram que entre os problemas enfrentados por eles estão as ruas esburacadas, mato alto e iluminação pública deficiente. Além disso, a população da metade final do bairro não é atendida pelo transporte público.

Um dos moradores, Ivan Pereira Gonçalves, que é membro do Grupo de Amigos e Moradores do distrito de Floriano, informou que, além de todas as questões já mencionadas, a comunidade sofre também com a falta de sistema de drenagem de água fluvial em várias ruas, como na Rua Barros Viana.  Isso, segundo ele, contribuiu para o desmoronamento do entorno de uma ponte de concreto que já estava condenada por falta de manutenção. “Pagamos nossos impostos e taxas, mas os serviços públicos são morosos e ineficientes. Nossa qualidade de vida é muito prejudicada por isso”, declarou Ivan.

Para os moradores, enquanto aguardam melhorias, todos sofrem com a situação. Outro morador que preferiu não se identificar, lembrou que a falta de sistema de drenagem de água fluvial que ajudou a derrubar ponte condenada ainda está ajudando a desmoronar a contenção de acesso provisório construído recentemente pela prefeitura. “Sem a construção do sistema pedido, o dinheiro público vai continuar sendo jogado fora e a população é quem sofre as consequências”, disse.

ESTRUTURA PROVISÓRIA FEITA PELA PREFEITURA

Em relação à ponte, a prefeitura, através da Secretaria de Manutenção Urbana (SMMU) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), construiu uma provisória. A principal estrutura de acesso havia sido parcialmente interditada após ser danificada pelas chuvas no dia 17 de dezembro. As equipes iniciaram os trabalhos e concluíram o acesso provisório em apenas 49 dias. No dia 4 de fevereiro, veículos pesados conseguiram acessar a Vila dos Remédios.  O secretário da SMMU, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, destacou que a estrutura provisória garante a passagem desses veículos. “Caminhões e ônibus já podem acessar a Vila dos Remédios, graças a este trabalho realizado através de um decreto emergencial, assinado pelo prefeito Rodrigo Drable. Foram instaladas duas galerias no local para dar estrutura para a passagem provisória, até que o projeto de reconstrução seja concluído pelo Governo do Estado”, explicou Leiteiro.

CONSTRUÍDA HÁ 40 ANOS

A ponte antiga havia sido construída há cerca de 40 anos e não suportou a tromba d’água que atingiu o distrito Floriano na ocasião. Horas depois da ponte ter um de seus pilares danificados pelas chuvas, o governo municipal providenciou a interdição parcial da estrutura. Apenas veículos leves, ciclistas e pedestres podiam utilizar a passagem.

O prefeito Rodrigo Drable recebeu os secretários estaduais Uruan Cintra (Cidades) e Rodrigo Bacellar (Governo) para avaliarem a situação e firmarem parceria para a reconstrução de uma nova ponte no local, além da provisória concluída na última semana. “Estou muito feliz por anunciar que entregamos esta nova passagem em tempo recorde. Quero deixar meu muito obrigado às nossas equipes, ao DER, aos secretários estaduais, ao governador Cláudio Castro, ao deputado Marcelo Cabeleireiro e a todos que se envolveram, pois essa obra é a demonstração de que com união as coisas dão certo”, declarou o prefeito, lembrando que a  próxima etapa é aguardar a conclusão das fases de projetos e licitação para que os Governos Municipal e Estadual reconstruam a ponte permanente.

A respeito das outras reclamações não houve resposta da assessoria de imprensa.

 

 

Deixe um Comentário