Morador de Volta Redonda publica livro sobre povos indígenas

0

VOLTA REDONDA

O livro  “Vozes Silenciadas – Os Povos Indígenas no Rio de Janeiro”, do autor que é morador de Volta Redonda, Sergio Vieira, aborda o processo de escravização e de extinção dos povos indígenas que habitaram o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região Sul Fluminense, a partir do século XVIII.

Puri, Coropó, Arari e Coroado são algumas das etnias indígenas que habitavam a nossa região há muitos e muitos anos atrás, ou seja, são os antepassados mais próximos dos habitantes atuais de cidades como: Volta Redonda, Valença, Resende e Barra Mansa, entre outras.

O livro trata-se de um documento importante para que se possa conhecer mais sobre a nossa ancestralidade, além de um material de pesquisa para os professores e estudantes se atualizarem sobre esse tema.

Com a obra os leitores poderão conhecer também: vocabulário da etnia Puri (o maior grupo que habitava a região Sul Fluminense), ilustrações e perspectivas para o futuro de alguns poucos representantes desses povos que ainda se encontram entre nós. Os leitores também poderão saber detalhes sobre as estratégias utilizadas pelos colonizadores para enganar, escravizar e varrer os indígenas do estado do Rio de Janeiro.

Feito com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o livro  já está à disposição dos interessados para pesquisas na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, ou através da aquisição diretamente na Editora Estação das Artes em Volta Redonda.

SOBRE O AUTOR

Sergio Vieira, que além de escritor, é compositor e pesquisador da cultura indígena no Brasil, viveu cinco anos na Amazônia pesquisando a cultura dos povos indígenas, em especial, da etnia Parakanã (Tupi).

Sergio já ministrou palestras nas principais universidades do Rio de Janeiro, entre elas: UFRRJ, CEDERJ (UNIRIO, UERJ, UFRJ, UFRRJ e UENF), além das universidades locais, como: UBM, UGB e UNIFOA.

LANÇAMENTO

O lançamento, será realizado no dia 03 de abril, às 19 horas no Centro Universitário Geraldo Di Biase, em Volta Redonda, através do curso de História. O público poderá ter um contato mais direto com o autor, que estará disponível para interagir com os interessados a respeito do tema.

Deixe um Comentário