MEP e UGB definem parceria socioambiental

0

VOLTA REDONDA

“Reconhecer o rio Paraíba do Sul a partir de oferta conhecimentos, história e novos olhares, certamente aguçará a construção de uma ‘arquitetura’ de pertencimento e cuidado para todos.”

 

O UGB/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, por meio da Professora Renata Fortini (apoio à coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo), em recente encontro com a Equipe Socioambiental do MEP-VR e professores do Pré Vestibular Cidadão, estabeleceram novamente uma parceria para o Projeto de extensão à comunidade (PEC).

 

O coletivo do MEP, após singular debate, entendeu a relevância do projeto PEC, e firmaram a 2ª parceria com o UGB, que possui uma linha de criar uma aproximação da comunidade acadêmica com a comunidade externa. A primeira colaboração do Movimento com a UGB aconteceu em 2019 quando do Projeto Pedreira da Voldac.

 

A proposta da nova parceria foi realizada em um encontro virtual no dia 15 de março de 2022, e o objetivo foi dialogar com a instituição acadêmica a fim de desenvolvimento de projetos que se vinculem aos preceitos de sustentabilidade econômica, social e ambiental na cidade de Volta Redonda, tendo no ano de 2022 o tema ligado à imagem do rio Paraíba do Sul em Volta Redonda e as possíveis ferramentas de educação ambiental urbana que possam vir a mitigar a relação desgastada da urbanização junto aos seus recursos naturais, históricos e culturais”, destaca o relatório do encontro.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NA UGB E NO MEP

 

No encontro foram estabelecidas as etapas para o início do Projeto:

1 – Sensibilização dos estudantes do MEP através de um ‘olhar para o rio Paraíba do Sul’ em Volta Redonda, com a explanação da profa. Renata Fortini. Dia 4/04, às 18:30h (articulador Prof. Saulo Karol);

2 – Participação da Equipe do MEP da mesa redonda com os acadêmicos do 9º período de arquitetura e urbanismo – Criar aproximação e provocações para melhor compreensão e envolvimento das realidades socioambientais ligadas ao rio). Dia 6/04, 19h (articulador Equipe Ambiental do MEP);

3 – Visita de prospecção para reconhecimento físico do local e suas demandas através de caminhada na Beira-Rio para observação e anotações – Região Niterói até Barreira Cravo. Dia 30/04, 9h;

4 – Apresentação de diagnósticos preliminares após outros trabalhos de campos nas comunidades e futuros diálogos a serem desenvolvidos pelos alunos;

5 – Realização de um seminário na semana do Meio Ambiente para a apresentação da proposta desenvolvida para a comunidade externa. Apresentação no UGB- aterrado, para acadêmicos e estudantes do MEP, e aberta ao público externo. Data 8 junho de 2022, às 19h. “Cf. Relatório do encontro.

 

Participação:

Renata Fortini (Apoio à Coordenação UGB- Arquitetura e Urbanismo); Luiz Gustavo Cavalcanti (Conselheiro MEP); Michel Bastos (Diretor socioambiental-MEP); José Maria da Silva (Coordenador Geral-MEP); Saulo Karol (Núcleo de Pesquisa -MEP); Irinéia da Glória P. Brígida (Equipe Socioambiental-MEP) e Silvia Real (Equipe Socioambiental).

 

Justificaram as ausências: Davi Souza (Diretor de Ensino -MEP), Nirlene Pirassol (Coordenadora de Ensino -MEP).

Deixe um Comentário