Médico endocrinologista destaca a importância do programa na formação interprofissional em saúde

0

VALENÇA
Com a virada do ano, muitas pessoas renovam suas intenções de cuidar da saúde e adotar hábitos mais saudáveis. Entre as recomendações, destacam-se a importância de manter uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a atenção à saúde mental.
Especialistas do projeto PRÓCuidar, mantido pelo Centro Universitário de Valença (UniFAA), ressaltam que pequenas mudanças nos hábitos diários podem ter um impacto significativo na qualidade de vida ao longo do ano.
O médico endocrinologista Fábio Furtado, preceptor no ambulatório do Hospital Escola de Valença e membro do projeto PRÓCuidar, destaca a importância do programa na formação interprofissional em saúde. “O PRÓCuidar, criado em 2019, não trata apenas de pacientes de doenças crônicas, mas promove uma abordagem integrada entre diversos profissionais da saúde. Isso não só beneficia os pacientes, mas também enriquece a formação dos futuros profissionais da saúde. “O PRÓCuidar atua em dois cenários de atenção à saúde: um ambulatório interprofissional e um laboratório de treinamento resistido e saúde. O ambulatório, localizado no Ambulatório de Especialidades Médicas (AMI) do Hospital Escola de Valença, atende pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde e Hospital Escola de Valença. Profissionais como endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, nutricionista, psicólogo e enfermeiro conseguem assistência humanizada e integral aos pacientes.
ATIVIDADES FÍSICAS E CAPACIDADE FUNCIONAL
O laboratório oferece atividades físicas e desenvolvimento de
capacidade funcional aos pacientes com indicação para realização de
exercícios. As aulas, ministradas por profissionais envolvidos, ocorrem duas vezes por semana e envolvem alunos dos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem, bem como participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-saúde).
Para a enfermeira Rosália Bibiano, responsável pela gestão do
PRÓCuidar, a iniciativa trata não apenas de um serviço de saúde, é
uma comunidade que busca transformar vidas. “Estamos comprometidos em enfrentar os desafios apresentados pelas doenças, oferecendo cuidado de qualidade, formação profissional e contribuindo para a conscientização sobre a prevenção.”
O acesso ao PRÓCuidar acontece por meio do encaminhamento do usuário realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS). O médico ou
enfermeiro realiza a avaliação do paciente e identifica a necessidade
de encaminhamento baseando-se nos critérios estabelecidos no procedimento operacional padrão (POP).

 

 

Deixe um Comentário