Médico afirma que uso do ar-condicionado durante pandemia pode aumentar risco de contágio

0

SUL FLUMINENSE

Com a pandemia do novo coronavírus e a vinda do verão as pessoas estão receosas em relação à utilização do ar-condicionado em meio a uma pandemia. Segundo o médico pneumologista, Francis Bullos, o ar-condicionado em si não é o problema, mas sim o confinamento coletivo e sem ventilação. Francis afirma ainda que o melhor é não utilizar o aparelho.

Com a circulação do coronavírus, deixar portas e janelas fechadas enquanto o ar está ligado não é aconselhável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão por aerossóis de curto alcance, não pode ser descartada, principalmente em certos espaços fechados, como aqueles cheios e mal ventilados por um longo período de tempo, que podem ter a  presença de pessoas infectadas.

Francis afirma que em um ambiente de trabalho, onde você não tem controle, se as pessoas estão seguindo a risca as medidas de precaução, o uso do aparelho oferece risco de contaminação. “Em ambientes de trabalho o ar-condicionado apresenta sim risco de contaminação. Devendo ser utilizado com ventilação, portas e janelas abertas.”, comentou o médico, alertando ainda que em caso de utilização do ar é totalmente necessário seguir a risca as medidas de prevenção.

“Independente do tamanho do ambiente, de quantos aparelhos são utilizados em um espaço, o indicado é não ligar o ar-condicionado, mas se for de extrema necessidade, o ideal é deixar o local com ventilação externa, utilizar máscara e manter o distanciamento, seguindo à risca as medidas de prevenção contra a Covid-19”, relatou.

AR-CONDICIONADO EM VEÍCULOS

De acordo com o engenheiro mecânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Erick Campos, um dos responsáveis pelo relatório sobre os impactos da pandemia nos sistemas de ar-condicionado, a importância da ventilação vale também para carros e ônibus.

De acordo com ele, a importância da ventilação vale também para carros e ônibus, mesmo que alguns veículos tenham no seu sistema de climatização a opção de renovação do ar, com troca entre o interno e externo, pois os filtros convencionais, que normalmente retêm contaminantes nos aparelhos, existem evidências que indicam que para o coronavírus, eles não são tão eficazes, pois o causador da doença é leve o bastante para ser aspirado pelo ar-condicionado e ao mesmo tempo pequeno para atravessar os filtros.

O engenheiro afirma que é arriscado usar o ar-condicionado sem sistema de ventilação. Pois os aerossóis aumentem sua concentração naquele ambiente, e uma pessoa que aspire estas partículas pode ser contaminada.

Deixe um Comentário