Mario Esteves afirma que Barra do Piraí está pronta para vacinação CoronaVac

0

BARRA DO PIRAÍ

Representantes da Secretaria de Saúde se reuniram nesta semana, em primeiro encontro, para planejar a vacinação contra o novo coronavírus. O encontro ocorreu com chefes e diretores da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica. A aquisição de 40 mil doses da CoronaVac, vacina comprada em parceria com a SinoVac e o Instituto Butantan, foi publicada na edição 02/2021 do Boletim Municipal.

Anunciada no final da segunda quinzena de dezembro de 2020, a vacina contra o Coronavírus, em primeiro momento, será aplicada em profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades comprovadas. De acordo com o secretário de Saúde, Wagner Pinto, a programação, sem data certa, pode começar em final de janeiro ou início de fevereiro, a depender da aprovação do Ministério da Saúde do imunizante.

“Fizemos um esboço e, provavelmente, será a CoronaVac, que tem a segunda dose estimada entre 21 a 28 dias. Contamos como se começasse em 1° de fevereiro, com três dias para cada faixa etária, e, em paralelo, com os profissionais de saúde e, depois, pessoas com comorbidades. O planejamento pode mudar, dependendo da entrega da vacina, a cargo do Ministério da Saúde”, garante Wagner.

Caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove a CoronaVac ou outra vacina para janeiro, a previsão é que o público assistido se estenda até abril deste ano. Para o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, o município está pronto para iniciar a vacinação, além de postos de Saúde, outros locais podem servir como pontos de imunização.

“Teremos, a partir da aprovação, vários locais para o início imediato de vacinação, desde postos a escolas e associações de moradores. A prioridade já foi cumprida; compramos 40 mil doses. Agora, aguardaremos a entrega e, se for a CoronaVac, já teremos esses números, podendo dobrar, dependendo daqueles que o Ministério da Saúde vai distribuir para os municípios. Estamos muito felizes com a sensibilidade da Anvisa, que recebeu, com empatia, o pedido para o uso emergencial. Agora, é aprovar”, frisou Mario.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, a população estimada de idosos acima dos 60 anos é de pouco mais de 13,5 mil pessoas. E, com comorbidades, em torno de 4 mil pessoas.

Deixe um Comentário