Manobra Escolar da Aman acontece em Resende, Quatis e Barra Mansa

0

RESENDE

Até o próximo dia 11, viaturas de combate por terra e aeronaves militares estarão sobrevoando os céus de Resende, Quatis e Barra Mansa. A ação faz parte da Manobra Escolar 2022, um exercício militar de simulação de combate promovido pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército é a maior atividade de combate simulado da América Latina, empregando os equipamentos e armamentos mais modernos disponíveis do Exército Brasileiro, além de contemplar diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente urbano. Dois mil militares estarão participando do treinamento.

Serão mais de 450 viaturas sobre rodas e 88 viaturas blindadas, além de oito aeronaves-Divulgação Aman

O exercício “Operação Pirapitinga” visa coroar o ano de instrução da Aman. O Corpo de cadetes será empregado integrando as diversas unidades da Força Terrestre Componente (FTC), representada pela 5ª Divisão de Exército do país Azul, compondo frações de tropas mecanizadas, blindadas e aeromóveis, desdobradas ao longo das regiões de Resende, como a Capelinha, Pedra Selada e Fumaça, em Quatis, no distrito de Falcão e em Barra Mansa, no distrito de Nossa Senhora do Amparo. “Dentro de um quadro de guerra convencional, serão executadas operações básicas ofensivas e complementares, em uma situação tática complexa, que exigirá a solução de problemas militares simulados próximos da realidade contemporânea. A Manobra Escolar consolidará o ano de instrução por meio de um exercício em que os cadetes terão a possibilidade de exercitar a liderança das pequenas frações, até o nível subunidade, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do corrente ano. Ao permitir, ainda, a integração entre as armas, quadro e serviço, serão também cumpridos os objetivos da formação do Oficial”, explica a Assessoria de Comunicação da Aman.

Dentro do quadro tático do exercício, as tropas serão empregadas executando marcha para o combate, ataque em localidade, operações de abertura de brecha e aproveitamento do êxito. “Os cadetes realizarão um ataque coordenado, ataque em localidade e uma transposição de curso d’água, além da operação de junção que ocupará uma cabeça-de-ponte aeromóvel. Serão realizadas ações de reconhecimento de eixo e operação de estabilização. Outro grupo desdobrará seus meios e elementos de guerra eletrônica para apoiar as ligações entre as unidades”, informa.

A Academia conta com o apoio de 40 organizações militares para viabilizar a execução da Manobra Escolar. “Serão mais de 450 viaturas sobre rodas e 88 viaturas blindadas, além de oito aeronaves. Ao final do exercício, os cadetes realizarão tiros de combate com suas frações, incluídos os armamentos coletivos, com um consumo previsto de 120 mil tiros de munições 7,62mm e de 9mm, além de granadas de diversos tipos.

Deixe um Comentário