Mais de 500 doações de sangue foram realizadas no Hemonúcleo de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Doar sangue é um ato de generosidade que pode salvar a vida de muitas pessoas que estão precisando, como vítimas de acidentes, pacientes de cirurgias, portadores de câncer e hemofílicos. No município, as doações são captadas pelo Hemonúcleo, que funciona no Centro e recebe os voluntários de segunda a sexta-feira, entre 7 e 11 horas.

Atualmente, o estoque da unidade se encontra regularizado, com nível normal. O Hemonúcleo destaca que o tipo sanguíneo O+ é o que mais recebe doações e o tipo O- é o mais procurado, já que é doador universal.

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, a triagem é um momento de conversa com os doadores para analisar a possibilidade da doação. Além disso, o material coletado passa por testes clínicos e sorológicos. “É essencial a colaboração dos munícipes para abastecer nossos centros de coleta. Vale ressaltar que uma doação pode salvar até quatro vidas, e a coleta não dura mais que 15 minutos”, comentou Thaís

A coordenadora ainda destacou que o sangue colhido dura aproximadamente 42 dias, sendo que a média de idade de quem mais doa está entre 18 e 30 anos. No mês de agosto, 504 doações foram registradas no Hemonúcleo de Barra Mansa. Já durante os primeiros sete meses deste ano, foram aproximadamente 3.170 doações.

Doações são captadas pelo Hemonúcleo de Barra Mansa, de segunda a sexta-feira, entre 7 e 11 horas-Felipe Vieira/PMBM

COMO DOAR

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Em caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. O doador pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro. Para outras informações, o telefone (24) 3512-0788 está disponível.

Deixe um Comentário