Mais de 20 mil alunos retornam às aulas presenciais em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Aconteceu hoje, 13, o primeiro dia do sistema híbrido – presencial e online, da rede pública de Volta Redonda. Mais de 20 mil estudantes voltaram às salas de aula em 104 unidades da rede, incluindo creches. Segundo a secretária de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, o primeiro dia aconteceu dentro do previsto, com o cumprimento de todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. “Da Educação Infantil até o Ensino para Jovens e Adultos (EJA) percebíamos a alegria no retorno dos alunos às salas de aula. Todos os profissionais foram capacitados para as atividades presenciais e estão de parabéns pela conduta”, disse.

Os professores e demais profissionais já foram vacinados com as duas doses da vacona e também receberam capacitação para trabalharem durante a pandemia. Coube aos pais escolherem se voltariam para o sistema presencial ou se ficariam apenas no online. Neste momento, está sendo respeitado o limite de até 50% de alunos em sala de aula, previsto em protocolos sanitários. Além do quantitativo, está sendo levado em conta o tamanho de cada sala. Se o número de estudantes for maior que os 50%, a turma terá um rodízio: um grupo por semana. Quem não estiver na sala de aula, pode acompanhar pela plataforma online.

Carga horária na volta às aulas

Educação Infantil – As turmas terão carga presencial diária de duas horas e espera-se que em outubro, ela seja ampliada para três horas. O restante da carga horária será computada no ensino remoto, com atividades pela plataforma, e com uma aula semanal ao vivo.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental – As turmas terão carga presencial diária de duas horas e trinta minutos, e espera-se que em outubro, essa carga seja ampliada para três horas. Não haverá intervalo. O restante da carga horária será computada no ensino remoto e nas atividades pela plataforma.

Anos Finais do Ensino Fundamental – As turmas terão aulas de 50 minutos; os alunos permanecerão na escola por três horas diárias; entre as aulas não haverá intervalo. Terão 10 minutos na entrada e 5 minutos entre uma aula e outra para os protocolos de higienização. O restante da carga horária será cumprido por meio das atividades remotas ou impressas oferecidas diariamente aos alunos.

Ensino Médio – Turmas do noturno terão todas as aulas presenciais; turmas do diurno terão de quatro a cinco aulas presenciais diárias, com intervalo após a segunda aula.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Nos anos iniciais, as turmas terão aulas presenciais diariamente das 18 às 20 horas, e o restante da carga horária será computada no ensino remoto e nas atividades pela plataforma. Nos anos finais, as turmas terão aulas presenciais diariamente das 18h20min às 20h20min, e o restante da carga horária será calculada no ensino remoto e nas atividades pela plataforma.

 

Deixe um Comentário