Literatura LGBT será abordada na programação da Feira do Livro de Resende neste sábado

0

RESENDE

A Feira do Livro de Resende (FLIR) segue com programação até domingo, entre 9h e 21h, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina. O evento, que tem entrada franca tem atrações para o publico de todas as idades, com entrada franca. Organizada pela Look Mídia com o apoio do governo municipal, a FLIR aborda diversos temas literários e neste sábado, dia 9, um dos assuntos na feira será a literatura LGBT, sigla que significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros.

Segundo a programação da FLIR, a última atração deste sábado no Auditório Literário, será a palestra “O Avesso do Armário”, às 19 horas, com as palestrantes Karina Dias e Paula Curi. O objetivo é dialogar a respeito da Literatura LGBT que é pouco conhecida e ainda vive a margem da sociedade. A FLIR pretende desconstruir o pré-conceito que existe em relação à literatura LGBT e as pessoas que a escrevem, nesse caso escritores LGBTs. Um dos objetivos da FLIR é cada vez mais abranger a diversidade e a representatividade na literatura, a palestra tem o propósito de cumprir esse objetivo e abrir espaço para o conhecimento, trocas e debates.

A palestra acontecerá através da Editora Palavras Expressões e Letras (PEL), que acredita ser a escrita o meio mais eficaz de mostrar que o mundo em que vivemos é plural. Uma das palestrantes é a escritora Karina Dias, natural do Rio de Janeiro e residente em São Paulo. Autora de obras como “Aquele dia junto ao mar”, vencedor, por votação popular, do Prêmio PapoMix 2014, na categoria Literatura LGBT, e “Diário de uma garota atrevida”. Atualmente, Karina Dias é a escritora mais conhecida dentro da literatura lésbica.

A segunda palestrante é a Paula Curi, editora responsável pela editora PEL. A paulistana já participou da Feira do Livro de Caruaru 2016, Feira Cultural da Parada LGBT de 2017 e bienal do livro de Pernambuco 2017.  Segundo Paula, a palestra “O Avesso do Armário”, visa mostrar a pluralidade da sociedade. “Quando falarmos da literatura LGBT iremos também abranger o seu surgimento e as primeiras escritoras que ousaram irem contra os padrões estabelecidos pela sociedade. De um modo geral vamos levar o avesso do armário a todos, mostrar que somos iguais e plurais”, informa.

Luciana Savaget é a convidada especial da FLIR neste sábado, em Resende

ENCONTRO ESPECIAL

Diariamente a FLIR apresenta um convidado especial. A atração deste sábado será a jornalista carioca Luciana Savaget, no encontro às 15 horas, no Palco Cultural. Ela tem 32 livros publicados, muitos deles traduzidos para o espanhol, alemão e árabe. Recebeu em vários livros o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2009 e 2010, recebeu os prêmios Adolfo Aizen e Viriato Correia, da União Brasileira dos Escritores (UBE), pelos livros “Operação Resgate na Jordânia” e “Aranha Daili”.

LUIZ PISTARINI

A Feira do Livro de Resende segue até domingo no Parque de Exposições, com muitas atrações para todas as idades como palestras, contação de histórias, apresentações artísticas, encontro com escritores, oficinas, sessões de autógrafos, além de uma programação especial da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Ainda neste sábado, 9, às 15 horas, o historiador Claudionor Rosa participa, junto com membros da Academia Resendense de História, de um bate papo com o público sobre o centenário do poeta Luiz Pistarini, autor do Hino de Resende. Já no domingo, 10, o destaque é a apresentação dos professores e alunos da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Sena, marcada para às 12h. Um pouco mais tarde, às 16h, será realizado um sarau poético e musical, em parceria com o Grêmio Literário de Resende, e uma apresentação do historiador Claudionor Rosa, tendo como pano de fundo o Hino de Resende.

error: Conteúdo protegido !