Lideranças de movimento de Volta Redonda comentam os dez anos da morte de Dom Waldyr Calheiros

0

VOLTA REDONDA
Nesta quinta-feira, 30, memória de dez anos de falecimento do bispo Dom Waldyr Calheiros de Novaes, também ano do centenário de nascimento do religioso, membros do Movimento Pela Ética na Política (MEP) comentaram o significado da memória histórica. O Movimento, em dezembro de 2017, nomeou o espaço de aulas do Movimento como sendo ‘Sala Dom Waldyr Calheiros’, que se soma a mais de dez outras iniciativas na região, seja do Poder Público ou grupos sociais.
Conselheiros do Movimento em referência aos dez anos de falecimento do bispo comentam a importância do reconhecimento de quem ocupa, na história de Volta Redonda e região, lugar muito especial na vida de milhares de pessoas. “A data em primeiro lugar nos projeta à memória de tudo que ele fez, todo trabalho e a sua luta pelos pobres. Tudo isso representa muito para nós. Em segundo lugar, precisamos lembrar Dom Waldyr como ente de aprendizado e nada mais justo que ter uma sala de aula com o seu nome no Movimento”, declarou o advogado e coordenador socioambiental do MEP, Luiz Gustavo Cavalcanti, ressaltando que Dom Waldyr está além de tudo ensinado e tudo feito. “Ele fez um bom combate. A memória e a lembrança nos ajudam a dar foco a quem precisa de nós, das suas lutas que devem ser feitas. Essa memória não pode ser pedida. Dom Waldyr foi um grande professor”, completou o advogado.
EDUCAÇÃO MEMORIAL
Para a pesquisadora e conselheira do Movimento, Irinéia Pereira, a nomeação dada à sala tem ajudado na educação memorial. “O nome da sala tem ajudado a fazer memória, assim os estudantes sabem quem foi Dom Waldyr. Acredito que podemos colocar na sala um pequeno resumo de quem foi a pessoa do bispo para dar mais compreensão à titulação da sala”, lembrou Irineia. Já o sociólogo e professor Raphael Lima, ressaltou que, de tudo que estudou sobre Dom Waldyr Calheiros na sua trajetória do bem que fez à Volta Redonda, fazer memória e celebrar faz aguçar a saudade também. “Tive a honra de conhecê-lo, em uma entrevista de mestrado. Dom Waldyr deixou uma marca no coração civil de Volta Redonda, nada mais justo ter o seu nome para diversos marcos da cidade, ainda mais no MEP, por onde passam pessoas para formação cidadã”, pontuou Raphael. “Dom Waldyr Calheiros, mesmo após uma década de sua partida, ilumina Volta Redonda com sua inspiração atemporal. Seu legado resplandece na juventude, pois foi um arauto incansável da educação e dos direitos humanos”, lembrou o acadêmico e ex-presidente do Centro de Acadêmico Dom Waldyr Calheiros (CADOM-UFF), Pedro Paulo Vidal.
ESPAÇOS E INICIATIVAS COM O NOME DE DOM WALDYR
Em Volta Redonda, o Centro acadêmico Dom Waldyr Calheiros, Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros, Estátua Dom Waldyr Calheiros, Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros, Ocupação Dom Waldyr Calheiros, Ponte Dom Waldyr Calheiros, Sala Dom Waldyr Calheiros (MEP). Em Barra Mansa tem a Comunidade Eclesial Dom Waldyr Calheiros e Creche Municipal Dom Waldyr Calheiros. Na cidade de Barra do Piraí tem a Rua Dom Waldyr Calheiros. Em Arrozal, distrito de Piraí, tem o Loteamento Dom Waldyr Calheiros e a Vila Dom Waldyr Calheiros, na Cacaria.

 

Deixe um Comentário