Licitação para o transporte público em Resende acontecerá em julho

0

RESENDE

A concorrência pública para definir a outorga da concessão para operação do serviço público de transporte coletivo de passageiros do município acontece no próximo dia 1º de julho. O secretário de Governo, Élio Rodrigues da Silva Júnior, divulgou nesta terça-feira, dia 12, que o edital já foi publicado e será disponibilizado no portal de transparência do site oficial da prefeitura.

A prefeitura já havia realizado uma audiência pública no dia 12 de fevereiro, no Espaço Z, no Centro da cidade, para  informar a população sobre a meta de fazer a licitação.

Segundo o secretário de Governo, Élio Rodrigues da Silva Júnior, o processo até chegar à licitação, no entanto, começou bem antes. “Buscamos a normatização dos serviços de transporte coletivo com a aprovação da Lei Municipal de nº 3.458 de 01 de março de 2019, que trata das diretrizes para prestação de serviço público de transporte coletivo de passageiros no município de Resende. O Poder Público vem seguindo todas as exigências necessárias para oferecer melhor infraestrutura neste quesito, com a implantação de ações imediatas, envolvendo melhorias físicas, operacionais e de gestão dos serviços, bem como regras mais criteriosas de fiscalização”, afirmou Élio.

Na audiência, uma empresa de Planejamento e Consultoria de Trânsito, que está há mais de 20 anos no mercado, apresentou planilhas que apontaram que Resende, com aproximadamente 132 mil habitantes em junho do ano passado, teve uma evolução da frota de veículos, entre 2001 e 2019, subindo de 21.103 para 73.361. Outro dado indicado pelo estudo foi a utilização das linhas urbanas entre janeiro e outubro do ano passado, que chegou a 7.467.453; enquanto isso, o número nas linhas rurais foi de 551.120 passagens contabilizadas. “O encontro teve ainda espaço para participação popular e a prefeitura ainda abriu canais para receber sugestões e críticas ao projeto. Com isso, o edital foi fechado e apresentado agora, para que a licitação seja feita em julho”, informou o secretário.

Deixe um Comentário