Lei prevê instalação de grades de proteção em pontes e viadutos da zona rural de Resende

0

RESENDE

Pontes e viadutos de localidades rurais deverão receber guard rails (grades de proteção). É o que prevê a Lei 3.822, de autoria do vereador Zé Antônio (Patriota). Também chamada de “Lei Sidinei Guimarães”, a nova norma tem por objetivo reduzir o número de acidentes em trechos desse tipo, de acordo com o parlamentar.

O nome da lei é uma alusão a um caso fatal ocorrido no ano passado. Sidnei Guimarães era morador de Resende e produtor rural. Acompanhou sua mulher ao Centro para o parto do segundo filho do casal, mas precisou retornar à zona rural logo após o nascimento para ficar com o filho mais velho. Por conta de um temporal que elevou o nível do rio, o carro acabou sendo arrastado para dentro d`água ao passar por uma ponte. Horas depois, um morador da localidade identificou o veículo, encontrou o corpo do produtor rural e acionou os bombeiros.

Segundo o vereador, casos como esse poderiam ser facilmente evitados com a instalação de grades de proteção. “Uma simples mureta feita de placa metálica pode impedir acidentes mais graves, como quedas e capotamentos em barrancos, córregos etc. Assim sendo, em muitos casos, a presença da grade de proteção pode salvar vidas”, aponta Zé Antônio. Em tempo, embora a lei já tenha entrado em vigor, ela concede ao Poder Executivo o prazo de dois anos para a implementação das adequações necessárias.

Deixe um Comentário