Lei Municipal incentiva o Futebol de Botão em Resende

0

RESENDE

O programa Câmara Cultural, mantido pela Câmara de Vereadores, realizou no sábado, dia 12, um torneio demonstrativo de Futebol de Botão. A competição aconteceu no Agulhas Negras Center, localizado no bairro Campos Elíseos e reuniu atletas do futebol de mesa. O evento, em comemoração ao Dia Municipal do Futebol de Botão, atende à lei nº 3.705/2021, de autoria do vereador Tiago Forastieri (PP), que institui a data no município e propõe à prefeitura a promoção de seminários, palestras e eventos em geral sobre o tema.

Vereador Tiago Forastieri destaca que Lei Municipal visa incentivar o Futebol de Mesa em CMR

De acordo com o vereador Tiago, a Lei Municipal tem por objetivo incentivar e divulgar o Futebol de Botão em Resende. “O Dia Municipal do Futebol de Botão passou a integrar o Calendário Oficial de Resende desde novembro do ano passado. A proposta é de incentivar e promover o Futebol de Botão”, explica o parlamentar, acrescentando que a proposta é de propagar o esporte para novas gerações. “Em uma época em que não existia videogame, computador e internet, as crianças se divertiam criando jogos com os materiais que tinham a mão. Seguindo este princípio de sustentabilidade, houve um jogo, muito popular na década de 80, que uniu matéria-prima barata com a paixão nacional, o Futebol de Botão. Em 1988, o jogo foi oficialmente reconhecido como esporte pelo antigo Conselho Nacional de Desportos. Como muitas pessoas consideravam o jogo mera diversão, o nome foi trocado para Futebol de Mesa”, explicou o vereador. Ele ainda informou que no Brasil existem três modalidades oficiais: baiana (ou disco um toque), carioca (ou bola três toques) e paulista (ou bola doze toques). “O esporte hoje conta com diversas federações espalhadas mundo afora, campeonatos estaduais e nacionais (oficialmente regularizados) e um campeonato mundial. Em tempos cibernéticos, em que o computador é a forma de diversão mais popular, o futebol de botão ainda resiste, carregando saudosismo e criatividade”, completa.

VALORIZAÇÃO

O presidente do Resende Futebol de Mesa Associados, Marcos Alves de Mattos disse que a Lei Municipal do Futebol de Botão vem resgatar o esporte. “O Futmesa é praticado por muitos no passado e em virtude da tecnologia foi um pouco esquecido. Ele é uma modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual inclui xadrez, por exemplo. Com a evolução do esporte, hoje, temos até a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa regula e orienta a prática desse esporte no país. Os grandes clubes de futebol também têm equipes participando, como o Flamengo, Botafogo, Vasco, entre outros, tem suas equipes que competem”, destacou Marcos salientando a importância da valorização do esporte no município.  “Vale lembrar que no passado o Futebol de Mesa teve mais atletas federados do que o Judô e quase ninguém comenta isso. Essa Lei Municipal vem incentivar a reativar o esporte em Resende, onde temos uma equipe que já jogou federada e cerca de 50 praticantes na cidade. A gente espera que no futuro consiga uma parceria com a prefeitura para resgatar o esporte nas escolas de forma que possa fazer que outras pratiquem este esporte de estratégia e inteligência”, salientou.

Deixe um Comentário