Lançado neste sábado o terceiro Núcleo do Pré-Vestibular do MEP em Volta Redonda

0

Teve início neste sábado, 8, o 3º Núcleo do Pré Vestibular Cidadão do Movimento Pela Ética na Política (MEP). O evento aconteceu no pátio da Paróquia Santo Agostinho, com uma dinâmica de integração entre estudantes- professores e apoios. O padre Matias Ramos, pároco da Paróquia Santo Agostinho, na aula inaugural, ressaltou a importância do trabalho junto aos jovens em especial, diante do protagonismo que carregam.

Declarou o religioso que a realidade dos bairros da cidade é desafiadora e diante disto a iniciativa do Pré Vestibular Cidadão no local quer ir ao encontro deles e oferecer uma boa preparação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), combinada com formação cidadã e humanitária. O pároco falou também do papel dos professores e apoios, agradecendo-os e cumprimentando os 30 alunos matriculados.

IMPORTÂNCIA DO FOCO À EDUCAÇÃO

Na sequência, o professor Bruno Alencar, da equipe pedagógica do Núcleo, durante sua fala pontuou a grande importância do foco à educação para que o conhecimento transforme em ciência humanizada. “O desafio é organizar aquilo que está desorganizado e transformar o conhecimento para que sirva para os outros na linha humanizante, a da graça”, declarou o pedagogo Bruno Alencar.

O professor e conselheiro do MEP, Erique Barcelos, também fez uso da palavra. Destacou que é a gradecido a todos e cumprimentou a paróquia pela parceria. Falou ainda sobre o processo filosófico-pedagógico do Pré, na linha de Paulo Freire.

EXPECTATIVA

A aluna Larissa Rocha, bastante animada falou da expectativa, embora preocupada com as incertezas do Enem. “Confesso que ando meio preocupada com o Enem, contudo a minha expectativa é que curso nos ajude bastante. E se Deus quiser estarei em 2019, cursando pedagogia”, destacou Larissa.

Depois das apresentações, os alunos foram recepcionados com um café da manhã e na sequência tiveram aulas de matemática e português. Na parte da tarde retornaram para as aulas de redação. Vale lembrar que as aulas serão realizadas todos os sábados, o dia todo, no Salão Social da Paróquia Santo Agostinho. Vale lembrar que o segundo núcleo funciona no bairro Retiro desde abril e o primeiro, em Niterói, há 20 anos.