Lançada Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual com pretensão de debater sobre o interior  

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Foi lançada nesta segunda-feira, 19, a Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Estado do Rio, criada na Alerj e presidida pelo deputado Munir Neto (PSD). A proposta é a interiorização do mercado audiovisual. A sessão solene de instalação ocorreu no Dia Nacional do Cinema Brasileiro. A frente tem cinco deputados, além de Munir: Luiz Paulo (PSD), Dani Balbi (PC do B), Martha Rocha (PDT), Dani Monteiro (PSOL) e Celia Jordão (PL)

O deputado Munir não pode estar presente no evento idealizado por ele, mas seu discurso foi lido pela deputada Dani Balbi. Ele lembrou que o mercado de audiovisual foi um dos que mais cresceu nos últimos quatro anos e deve crescer mais de 5% até 2025. “Mas esse desenvolvimento não chega ao nosso estado. Fica concentrado em São Paulo. O interior do Rio fica totalmente à margem, mesmo tendo talentos, logística e paisagens cinematográficas. Então a Frente vai atuar para fomentar, democratizar e interiorizar o audiovisual”, afirmou Munir.

A atriz Zezé Motta, os produtores Luz Carlos Barreto e Lucy Barreto, e o distribuidor Bruno Weiner, foram homenageados no evento pela histórica e relevante contribuição ao desenvolvimento do audiovisual no estado. Zezé Motta recebeu o Prêmio Dandara, concedido a pessoas pretas que reconhecidamente contribuíram para a valorização da mulher negra afrodescendente, latino-americana e caribenha no estado.

PROJETOS DE LEI

Dois projetos de lei de autoria de Munir Neto foram anunciados no evento. Um deles cria a Cota de Tela Fluminense, determinando o número máximo de salas num multiplex que podem exibir simultaneamente o mesmo filme internacional. Com isso, um filme estrangeiro não poderá mais retirar das salas de cinema um filme brasileiro que vem tendo ótimo desempenho na bilheteria. Outro projeto cria o Programa de Apoio ao Cinema Fluminense em Mostras, Festivais e Premiações. Qualquer longa-metragem independente majoritariamente produzido por produtora estabelecida no estado e que for selecionado para exibição nos mais importantes festivais de cinema do Brasil e do mundo, receberá apoio para aquisição de passagens aéreas e hospedagens para sua equipe representar o estado.

“Esses dois projetos vão se somar a outros e a várias ações que a Frente está programando. Vamos promover encontros regionais entre potenciais investidores e entidades do mercado cinematográfico para mostrar os benefícios de se investir em produções locais. Também vamos levar orientações aos secretários municipais de todo o estado de como fomentar o audiovisual em suas cidades”, adiantou Munir.

Deixe um Comentário