Jari Oliveira é eleito presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj

0

BARRA MANSA

A presidência da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ficou com o deputado Jari Oliveira (PSB). Quando era vereador de Volta Redonda, o tema já era tratado por Jari. Agora, destacou que ampliará suas ações pautando e trabalhando por melhor saneamento básico, qualidade da água, tratamento do esgoto e pela preservação de mares, lagos e rios.

Segundo Jari, a presidência dessa comissão é mais um desafio para seu mandato. “Mas estou preparado para trabalhar com dedicação pela causa, fundamental para qualidade de vida das pessoas. O acesso de toda a população à água potável e ao saneamento básico é um direito fundamental. Também vamos avançar em questões ambientais, como a recuperação dos nossos rios, o combate à poluição e a prevenção de riscos ambientais”, falou Jari.

O agora deputado lembrou que em 2020, na Comissão Ambiental da Câmara de Volta Redonda denunciou ao Ministério Público o pátio de escória da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), administrado pela empresa Harsco, que opera o beneficiamento do resíduo. O local fica às margens do Rio Paraíba do Sul e ao lado da BR 393 e de bairros de Volta Redonda. Houve um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que determinou que a montanha de escória fosse diminuído, mas segundo ele nada ainda mudou.

Jari contou que também se posicionou contra o soterramento da lagoa na entrada do bairro Jardim Belvedere, em Volta Redonda. Em junho de 2019, ainda como vereador, acompanhou a visita dos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ao local que, na época, embargou parcialmente a obra.

Como deputado estadual, Jari esteve na Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) para falar do serviço prestado no Sul Fluminense. No encontro, o parlamentar levou, principalmente, as reclamações dos moradores de Pinheiral sobre a empresa Rio+Saneamento, que substituiu a Cedae no município.

“À frente da Comissão de Saneamento da Alerj, vou seguir acompanhando esses problemas pontuais e ampliar as ações para uma atuação macro que beneficie o Estado como um todo”, falou Jari, que ainda foi eleito como membro da Comissão de Educação da Alerj e tem a suplência da Comissão Tributação.

 

Deixe um Comentário