Jaguar Land Rover e Firjan desenvolvem Centro de Inovação em parceria

0

ITATIAIA/RIO

Com o objetivo de pesquisar e desenvolver projetos de inovação, já está em pleno funcionamento o Centro de Inovação da Jaguar Land Rover (JLR) e da Firjan. O espaço colaborativo com o Instituto Senai de Tecnologia (IST) tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento em projetos de inovação. No local, os especialistas atuarão na busca de ideias e soluções nas áreas de Materiais, Meio Ambiente e Tecnologias Digitais, entre outros desafios para a empresa automotiva.

Nesta semana, uma comitiva da montadora, que tem fábrica sediada em Itatiaia, no Sul Fluminense, visitou a estrutura dos laboratórios. De acordo com o diretor de Novos Serviços, Software e Inovação Aberta da JLR, Igor Murakami, a iniciativa remete o Brasil para o mundo. “Conto muito com a ação que faremos com a Firjan para mostrar ao mundo que temos inovação, desenvolvimento e solução de problemas que serão realizados no Brasil e levados para o mundo. Estou muito impressionado com o que vi e com o que discutimos. Queremos focar mais em inovação aberta para acelerar o desenvolvimento e trazer as startups para dentro da empresa”, afirma.

O grupo visitou os laboratórios de Automação, Produto e Realidade Aumentada do IST Automação Industrial, onde estão sendo desenvolvidos os primeiros projetos dessa parceria, que foi firmada em março. A partir de problemas apresentados pela JLR, as equipes das duas empresas já desenvolveram soluções, ainda em forma de protótipo. No Lab de Automação foi criado um software para seleção, identificação e contagem de parafusos. E no Lab de Realidade Aumentada, foi possível experimentar um simulador, com óculos de realidade virtual, para ser usado na hora da escolha e compra de um veículo.

Diretor executivo da Firjan Senai Sesi, Alexandre dos Reis destacou que a parceria com a Jaguar Land Rover é estratégica. “Primeiro porque é uma grande empresa e é a primeira vez que eles fazem um acordo de inovação aberta fora da Inglaterra. Segundo que essa fábrica, ficando cada vez mais atuante e moderna, é melhor para os negócios no estado do Rio. E outra questão é a internacionalização dos nossos Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento”, destaca.

O diretor ainda destaca que os institutos são certificados pelo Fraunhofer, o maior certificador alemão, e seus doutores e mestres têm artigos e papers publicados em revistas técnicas internacionais. “Além desse novo ambiente com a JLR, temos outros clientes globais como a Ternium, a Engie e a Petrobras. Efetivamente desenvolvemos o ecossistema da inovação aberta e trazemos startups para os nossos institutos”.

Para Carla Giordano, gerente de Pesquisa e Serviços de Tecnologia da Firjan, essa parceria é inovadora. “Nos últimos anos, temos investido de forma permanente em capacidade tecnológica para inovar. Os Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação da Firjan são ativos da indústria e têm contribuído com seu desenvolvimento tecnológico. Acreditamos que a parceria com a Jaguar Land Rover é inovadora porque inaugura um formato novo para o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. Um ambiente baseado no conceito da combustão criativa, ou seja, com convívio intenso entre os técnicos das duas empresas para a execução das soluções”, ressaltou.

Além da Firjan, a JLR também firmou parceria com o Cubo Itaú, que vai ajudar a garantir o acesso da empresa ao ecossistema de startups da América Latina.

 

 

Deixe um Comentário