Itatiaia vai receber projeto Cílios do Paraíba que prevê construção de Praça Sustentável no Benfica

0

ITATIAIA
O município, entre 18 cidades do Médio Paraíba, foi contemplado para receber o projeto Cílios do Paraíba. O projeto “Cílios do Paraíba”, prevê a construção de uma Praça sustentável e interativa, nas proximidades do Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), no bairro Benfica, numa área aproximada de 650 metros quadrados, com objetivo de trazer lazer, qualidade de vida aos frequentadores e preservação do meio ambiente. A área será feita com materiais sustentáveis e contará com energia solar.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e Exército, se reuniram no último dia 22 para alinharem ações sobre a implantação do projeto Cílios do Paraíba, de iniciativa e financiamento do Comitê de Bacia do Médio Paraíba do Sul e executado pela AGEVAP, com cessão do espaço por meio do Exército.
De acordo com o projeto, a praça ambiental terá trilha de caminhada com pavimento feito por pneus; lixeiras destinadas ao recolhimento seletivo de lixo e para o lixo úmido; bancos e postes; painel eletrônico com informações sobre o Rio Paraíba do Sul e a divulgação das condições do tempo, entre outros equipamentos, todos confeccionados com materiais recicláveis. Já os postes de iluminação usarão energia solar e as placas de divulgação vão ser instaladas visando atender também os cidadãos com deficiência visual.

O projeto é financiado pelo Comitê de Bacias do Paraíba, executado pela AGEVAP, e fiscalizado pela prefeitura-Divulgação PMI

O secretário de Meio Ambiente do município, Vladir Fernandes explica que o projeto será uma oportunidade de desenvolver a temática de Educação Ambiental voltado para a tratativa de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. “A iniciativa de pleitear o projeto iniciou em 2019, e, em virtude da pandemia da Covid-19, paralisou durante um período e retornou em 2021. Mas com esse projeto é a chance de debatermos e disseminarmos a importância de preservarmos os nossos recursos hídricos e meio ambiente. A prefeitura vai preparar o solo com terraplanagem enquanto ocorre o processo de licitação pela AGEVAP”, pontua Vladir.
O projeto é financiado pelo Comitê de Bacias do Paraíba, executado pela AGEVAP, e fiscalizado pela prefeitura. “A cessão do espaço foi uma articulação da prefeitura com o Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI). No momento, está na fase de licitação para início das obras, que precisou ser parada por conta da pandemia instaurada pelo novo coronavírus”, declara o representante do Comitê e da AGEVAP, Leonardo Guedes.
Para a primeira etapa do projeto, o local, onde será implantado, cumpre com os requisitos básicos para execução, como acesso à internet, energia elétrica e rede pluvial, além de infraestrutura necessária como segurança e acessibilidade.

error: Conteúdo protegido !