Itatiaia registra 27 casos de Covid-19 em apenas nove dias

0

ITATIAIA

A coordenadora do Setor de Imunização da prefeitura, a enfermeira Andrea Millen, ressaltou nesta quinta-feira, dia 17, a importância da população completar o esquema vacinal contra a Covid-19 para impedir o avanço da doença. O aparecimento de novas subvariantes do Coronavírus, a Ômicron BQ1 e BA.5.3.1 e o aumento dos casos da doença vem acendendo um alerta nas autoridades sanitárias de todo o país. No município, nenhum caso relacionado ao genoma foi detectado. No entanto, o número de casos de contaminação pela Covid-19 passou de zero para 27 casos, entre os dias 9 e 17, conforme notificação no Boletim Epidemiológico.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação e os cuidados de higiene, como a lavagem das mãos, o uso de álcool em gel e de máscaras de proteção em locais fechados continuam sendo medidas importantes e eficazes para reduzir o avanço do coronavírus.

Andrea Millen, coordenadora do Setor de Imunização ressalta a importância da população completar o esquema vacinal para impedir o avanço da doença. “A vacinação contra a Covid-19 segue no município e é muito importante que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal procurem a Policlínica Municipal, no Centro da cidade, para poderem tomar a vacina. É fundamental que a população tome todas as doses da vacina recomendadas para sua idade”, recomenda a coodenadora.

O último balanço de cobertura vacinal, realizado em outubro, pelo setor de imunização, apontou uma baixa adesão das doses de reforço contra Covid-19. Entre a população de 18 a 80 anos, o público-alvo é 23.053, porém entre as 22.402 pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina apenas 43,65%, ou seja, 6.846 completaram o esquema vacinal.

Já entre a população de 12 a 17 anos, cujo público-alvo é 3.009 jovens, a adesão é ainda menor, somente 34,66%, ou seja, 1.043 dos 2.918 que tomaram 1ª dose voltaram a unidade de saúde para tomar a dose de reforço.

A procura pela primeira e segunda dose junto ao público de 5 a 11 anos atingiu 71,24% e 71,42% respectivamente, porém o Setor de Imunização espera atingir a meta máxima. O público-alvo da faixa etária no município é de 3.227 pessoas.

Vacinação é realizada se segunda a sexta-feira na Policlínica Municipal no Centro da cidade-Divulgação AECOM PMI

NOVAS DOSES DA VACINA 

A Secretaria de Saúde recebeu nesta quinta-feira, dia 17, novas doses da vacina. Os imunizantes recebidos pelo município foram a Pfizer Pediátrica, para a vacinação de crianças de cinco a 12 anos e a Pfizer adulta, para imunização de maiores de 12 anos.

Como vem acontecendo com outras cidades do país, as doses da vacina Coronavac, indicadas para serem aplicadas em crianças de três e quatro anos, não foram disponibilizadas. Itatiaia também não recebeu doses da vacina Pfizer Baby, indicada para crianças de seis meses a dois anos.

As pessoas que ainda não foram vacinadas ou não tomaram as doses de reforço devem procurar a Policlínica Municipal, no Centro da cidade. A Unidade de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 11h30min e das 13 horas às 15h30min, sendo que às quartas-feiras o funcionamento segue até às 19 horas. É preciso apresentar RG, cartão SUS e Cartão de vacinação.

Deixe um Comentário