Itatiaia promove Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos na próxima segunda-feira

0

ITATIAIA

Terá início na próxima segunda-feira, dia 13, a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos no município. A imunização é coordenada pela Vigilância Ambiental em Saúde e obedece um cronograma, que contemplará diversos bairros da cidade, com a vacinação em postos fixos e volantes. A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Ao ser agredido por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

A primeira etapa da campanha acontecerá durante todo este mês e será realizada de forma volante (de casa em casa) em diversos bairros. Na segunda-feira, dia 13, a vacinação acontece nos bairros jararaca e Vila Niterói. Já na terça-feira, dia 14, na Vila Martins. Nos dias 15 e 16 no Centro da Cidade. Enquanto que nos dias 17 e 20, na Vila Esperança. No dia 21, na Barreira Fiscal. Já no dia 22, no Country Club. No dia 24, no Jardim Lugano. A vacinação acontece no dia 27, no Benfica; dia 28 no Nova Conquista. Dia 29 no Marechal Jardim e no dia 30, no Jardim Manchete. Nos postos fixos no próximo dia 25 nos bairros Vila Odete, Vila Maia, Vila Magnólia, Vila Paraíso e Jardins Paineiras, no período de 9 às 16 horas. “Pedimos que os tutores nos recebam, em casa de máscara e quando forem aos postos fixos, também estejam de máscara. Os animais devem ser transportados com guias e coleiras adequadas e o tutor, que deve ser maior de idade, deve segurar durante a aplicação da vacina. Gatos precisam estar em caixas de transporte e é importante destacar que nós não liberamos vacina para o tutor aplicar em casa”, explica Priscila veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde.

Deverão ser vacinados contra a raiva todos os animais a partir de quatro meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores. Para receber a dose da vacina o animal não pode estar doente e nem as fêmeas no período de gestação. Também não podem ser vacinados animais em tratamento com antibióticos.

Nas demais etapas outros bairros também receberão a equipe de vacinação. A meta é vacinar sete mil cães e gatos em todo o município até o término da campanha, que está previsto para dezembro.

Deixe um Comentário