Inventário aponta caminhos para o turismo em Japeri

0

JAPERI

A Câmara Municipal de Vereadores foi o cenário para a apresentação do   Inventário da Oferta Turística de Japeri pelo Observatório de Turismo da Baixada Verde – UFRRJ. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 29, e encerrou a programação do último dia da Semana de Valorização dos Pontos Turísticos da Cidade.

A semana teve a proposta de reunir parcerias em busca da valorização dos roteiros históricos, culturais e rurais da cidade. Usar o turismo como impulsor da economia local foi um dos temas abordados no evento.

Inspirado na Lei.1458, de autoria do vereador, professor Josimar Mota e sancionada pela prefeita Fernanda Ontiveros, o encontro promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer entrou definitivamente para o calendário da cidade.

O secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Marcelo Capoeira, cita a importância de promover eventos como este na cidade. “Japeri tem lugares lindos para passeios que todos precisam conhecer. É possível transformar nossa cidade em referência turística da Baixada”, contou.

O evento contou com a participação da professora doutora Isabela Fogaça, que elaborou o Inventário junto com os alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, dentro do Observatório de Turismo e Lazer da Baixada Verde.

Na ocasião, a professora deu um depoimento emocionante sobre a importância do Turismo estar no Plano Plurianual (PPA) do Município. “O Turismo não é o fim, mas sim o meio para melhorar a educação e as questões ambientais. O meio para gerar emprego e renda, diminuir a desigualdade social, diminuir a poluição das águas. O assunto precisa ser tratado como prioridade também, assim como a educação e a saúde”.

Isabela trouxe, ainda, propostas de solução para os desafios que o município enfrenta para consolidar o turismo na cidade e orientou, não só a comunidade presente, mas também às autoridades sobre os próximos passos para a consolidação do turismo em Japeri.

Também participaram da solenidade o secretário, as Secretária de Orçamento e Gestão, Andreia Guimarães; o Meio Ambiente, Meire Lucy; a representante da economia solidária, Gilza Rosa; o vereador e autor da Lei.1458, professor Josimar Mota e o Procurador Geral Willians Cardoso.

Inventário:

O inventário de Oferta Turística (IOT) é um levantamento e descrição de dados turísticos do município. Consiste em uma lista detalhada de todas as estruturas, serviços, equipamentos e atrativos relacionados a Japeri.

O IOT de 2020 foi produzido pelo Programa de Pós-graduação da UFRRJ, Observatório de Turismo e Lazer da Baixada Verde – Observatur Baixada Verde, em parceria com a Secretaria de Esporte Turismo e Lazer.