INB avança para ampliação da Usina de Enriquecimento de Urânio

0

RIO DE JANEIRO

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) assinou nesta sexta-feira, dia 22, o contrato com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) para elaboração do detalhamento do projeto básico para ampliação da Usina de Enriquecimento de Urânio localizada na Fábrica de Combustível Nuclear da INB em Resende.

A implantação dessa segunda fase contemplará três etapas. Esse contrato abrange a Etapa 1 que consiste na instalação de 12 cascatas de ultracentrífugas. Quando estiver concluída essa etapa, a INB alcançará uma capacidade de enriquecimento de urânio que atenderá plenamente as necessidades de combustível nuclear das usinas de Angra I e Angra II.

Os representantes da INB, Amazul e Marinha do Brasil

Outro marco importante para o setor acontecerá na sexta-feira, dia 29, com a realização do evento de inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, com a presença de representantes do Governo Federal, da Marinha do Brasil e do setor nuclear, na INB Resende.

Com a entrada em operação de mais uma cascata, a empresa aumentará em 20% a produção de urânio enriquecido no país, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a Usina Nuclear de Angra 1. A 8ª cascata faz parte da 1ª fase de implantação da Usina de Enriquecimento de Urânio, prevista para ser concluída em 2021 com a instalação da 9ª e 10ª cascatas.

 

Deixe um Comentário